Antes de produzir a peça publicitária, faça o briefing

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04/04/2019 às 10:54 
Camila Araujo e Pedro Silva

Camila Araujo

Aluna de Publicidade produzindo briefing manuscrito

 A graduação em Publicidade e Propaganda, assim como outros cursos, possui teorias e ferramentas. Uma técnica muito utilizada é o briefing, que é uma técnica na comunicação, que analisa todo o perfil da empresa ou cliente antes de criar uma peça.
 
Segundo Alexandre Bavaresco Macedo, professor de atendimento na Facopp, o briefing colhe um breve relato da empresa/cliente sobre o que a auxilia na força de venda, quais são os principais produtos ou serviços, quais são os concorrentes diretos e o público-alvo.
 
“A gente tem no briefing a checagem de quatro pontos importantes para qualquer tipo de negócio, que é a análise SWOT, no português chamado de FOFA, onde avaliamos as forças, as ameaças, as fraquezas e as oportunidades”, completa. Essa técnica é importante por ser um detalhamento sobre todos os pontos da empresa, dos fornecedores ao público final.
 
De acordo com Vitor Burani, aluno do 4° de Publicidade e estagiário da agência Facopp, essas informações são muito semelhantes ao que é a pauta para o Jornalismo. “É através do briefing que você terá o pontapé inicial para a produção.”
 
Ele é indispensável e obrigatório. Pode ser efetuado por áudio gravado ou escrito, seguindo roteiros de plataformas. “Quando chega dentro da agência, o briefing norteia os departamentos, ele diz qual é o esforço de comunicação que empresa precisa, principalmente no quesito mídia, para que a gente saiba qual é a praça, qual é o público e qual é a mensagem que devemos trabalhar. Dependendo do cliente, é possível determinar o meio e o veículo que será utilizado”, explica Alexandre.
 
Para uma boa campanha é necessário um bom relatório sobre todos os fatores que estão ligados à empresa. É um levantamento que passa por várias áreas da Publicidade, começa com o planejamento e o marketing, que definem quais são as melhores ações para alcançarem os objetivos de comunicação, chegando também na pesquisa de mercado que irá trabalhar com os públicos internos e externos.
 
Tem algum termo da Comunicação que você não conhece o significado? Manda pra gente que te dizemos o que é!

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