Apresentações de Publicidade se encerram trazendo reflexões sobre a área

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

02/05/2019 às 15:00 – Atualizado em: 02/05/2019 às 23:10 
João Martins e Larissa Oliveira

Marlene Reverte

A aluna Laura da Silva do 7º termo apresentou o projeto Publicidade como ferramenta social

6º Colóquio Facopp se encerrou nesta terça-feira (30/04), com três apresentações de trabalhos de alunos e uma de um docente do curso de Publicidade e Propaganda no auditório Jacarandá.
 
Todos os trabalhos da sessão tiveram como foco as reflexões sobre a práxis publicitária, sendo eles: Manipulação e persuasão da mídia televisiva, Publicidade como ferramenta social, Projeto de conscientização e arrecadação de uma economia verde a partir da coleta de materiais recicláveis e O olhar do docente na prática de metodologias ativas pelos educandos do curso técnico em marketing de uma Etec de Presidente Prudente.
 
A professora Priscila Guidini conta que os trabalhos apresentados tiveram grande importância, pois dão uma visão para o aluno de que ele pode fazer uma publicação em um evento de iniciação científica a partir de trabalhos realizados em sala de aula, o que acaba também expandindo o currículo.
 
“Eu sou uma incentivadora de pesquisa e do Colóquio e acho que todo trabalho apresentado mostra para os alunos o que é uma pesquisa científica e como é desenvolvê-la, que normalmente os alunos acham que é um bicho de sete cabeças e não precisa ser. Isso sempre representa uma profundidade de pesquisa da nossa área, então o evento contribui muito com informação, com atualização e com profundidade da teoria”, destaca.
 
O estudante Marcos Paulo de Andrade do 3º termo, apresentou o trabalho Manipulação e persuasão da mídia televisiva, orientado pela professora Priscila Guidini. Ele conta que iniciou o trabalho a partir da disciplina de Introdução à Pesquisa Científica no segundo termo do curso, realizado em grupo. Em seguida, o estudo teve uma ramificação e foi finalizado individualmente.

“A proposta do trabalho foi identificar como é que funcionaria a questão da manipulação e persuasão  por parte da mídia televisiva, não tão voltado na estrutura televisiva, mas eu tive que falar um pouco dela também. E compreender como que isso funcionaria numa campanha, para de certa forma chegar ao seu público-alvo e, com isso, a professora Priscila me auxiliou a apresentar o trabalho de uma forma mais ampla”, conta Marcos.
 
Em relação à relevância do trabalho, o discente ressalta que o conhecimento é fundamental para fazer essa análise.
 
Em seguida, foi a vez da aluna Laura da Silva do 7º termo, apresentar o projeto Publicidade como ferramenta social,que tem como proposta abordar uma discussão sobre o papel do publicitário em seu meio e na sociedade como um todo, como agente transformador de hábitos e costumes, além de analisar a influência da publicidade no decorrer da história e investigar peças publicitárias com grande poder persuasivo.
 
A discente ressalta que começou a desenvolver o trabalho através de muita leitura, sugerida pela professora Mariangela Fazano. “Fui pegando artigos que me interessavam para poder criar uma linha de pensamento, isso durou praticamente um ano, até eu começar a escrever”, diz.
 
Sobre a apresentação, a aluna ainda comenta que resolveu participar depois que seus professores recomendaram o trabalho, além de ter um grande potencial para ser apresentado no ENEPE.
 
“Já que é um artigo científico, o professor Alexandre Bavaresco comentou que era um trabalho bom e que era muito importante apresentá-lo no Colóquio, para assim apresentar em outro evento”, conclui Laura.  
 
Outro trabalho apresentado foi desenvolvido pelos alunos Fabiana Coutinho e Gabriel Fernandes do 7º termo com a orientação do professor Dhiego Silva, o Projeto de Conscientização e arrecadação de uma economia verde a partir da coleta de materiais recicláveis, cujo objetivo é fazer com que os moradores de um residencial entendam a importância da reciclagem e resolver os problemas de coleta de lixo.
 
“Para desenvolver esse trabalho, foi necessário fazer uma imersão no residencial para sabermos se já havia uma proposta, mas vimos que não acontecia. A partir disso, com base em metodologia, conseguimos desenvolver as mais adequadas estratégias para solucionar os problemas”, conta Fabiana.
 
O último trabalho da noite foi apresentado pelo professor Dhiego Silva, intitulado O olhar do docente na prática de metodologias ativas pelos educandos do curso técnico em marketing de uma Etec de Presidente Prudente, que trata sobre os desafios do docente na utilização de duas metodologias ativas: a aprendizagem baseada em projetos e a sala de aula invertida. “É um projeto interdisciplinar que teve bastante sucesso, pois o meu olhar era para ver a dificuldade tanto do docente de aplicar a metodologia como do discente de recebê-la.”
 
ADQUIRA CONHECIMENTO 
 
Além dos apresentadores, há também alunos que marcaram presença como ouvintes e que puderam conhecer mais sobre os trabalhos, como o caso da aluna Genaina Cruz, do 6º termo. Ela comenta que assistiu as apresentações e que muitas chamaram sua atenção.
 
“Eu achei os trabalhos muito interessantes, até porque como eu estou no sexto termo, e tiveram várias apresentações baseadas no Vira-Galo, já deu para ter uma base do que eu preciso fazer para o próximo termo”, comenta.
 
E você aluno facoppiano, não perca a oportunidade de fazer a diferença no mercado de trabalho. Produza e apresente trabalhos na área de Ensino, Pesquisa e Extensão e participe da próxima edição do Colóquio.       

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​