Bate-papo sobre liberdade de expressão e cancelamento agita a Escola de Comunicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Discussão abordou o episódio em que Monark defende a criação de um partido nazista (Marlene Reverte/Escola de Comunicação)

Ana Flávia Martin, Caio Gervazoni, Fernando Santos e Leonardo Bosisio, da Assessoria da Escola de Comunicação
10/03/2022 às15h38

Ocorreu na noite desta quarta-feira (9/03), no auditório Buriti, um bate-papo entre professores e alunos da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste sobre liberdade de expressão e cancelamento. Os responsáveis pela discussão foram os professores Roberto Mancuzo, Priscila Guidini e Gisele Tomé.

O tema central, e muito debatido por professores e alunos, foi o caso do Youtuber Bruno Aiub, mais conhecido como Monark, do Flow Podcast, que há pouco mais de um mês defendeu a criação de um partido nazista no Brasil. A fala, realizada durante um episódio com os deputados federais Kim Kataguiri e Tábata Amaral, repercutiu de forma extremamente negativa nas redes sociais e nos veículos de imprensa. Acarretando ainda em uma debandada de patrocinadores do podcast.

Alguns tópicos levantados durante o bate-papo foram sobre a responsabilidade do comunicador com aquilo que ele expressa, a diferença entre cancelamento e linchamento e também sobre a atuação das marcas patrocinadoras em momentos de crise de imagem como esse.

As participações dos alunos começaram de forma tímida, mas no decorrer da discussão os discentes foram se posicionando sobre as situações apresentadas. Para a estudante do 2° termo de Publicidade e Propaganda, Pietra Chaddad Monteiro, a escolha do tema foi acertada pela Escola de Comunicação, pois é possível debater sobre um tema atual e de grande relevância social. Ela avalia que o bate-papo com os professores foi positivo e superou suas expectativas.

Já o aluno Rodrigo Araújo de Lima, do 3° termo de Publicidade, ressalta o quão importante este tipo de discussão é importante para a vida profissional. “Acredito que vai agregar muito na nossa profissão. Nós como comunicadores temos que ter essa consciência de que as coisas têm que ser levadas com responsabilidade.”, afirma Rodrigo.

Os professores responsáveis pela discussão também avaliaram de forma positiva o evento. Para a professora Gisele Tomé, o bate-papo foi relevante pois mostra como a informação é importante e como fazer conteúdo requer compromisso.

A professora Priscila Guidini ressalta a importância que as marcas devem ter com quem está sendo o porta-voz da empresa e o quanto o público está exigindo o posicionamento das marcas diante de situações polêmicas envolvendo seus patrocinados.

Por fim, Roberto Mancuzo avalia como a dinâmica desse tipo de atividade proporciona um espaço maior de participação e desenvolvimento reflexivo dos alunos. “No fundo eu acho que isso acaba sendo uma sala de aula também. Com uma metodologia mais ativa em que os alunos podem se sentir mais à vontade para perguntar, participar e desenvolver suas reflexões.”, finaliza Mancuzo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​