Bolsa de estudos traz alunos de todos os cantos do país

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

15/05/2019 às 19:53 – Atualizado em: 16/05/2019 às 11:10 
Beatriz Monteiro, Helen Gallis e Isabela Souza

Montagem

Sandra, Adriano e Beatriz estão no último ano de Jornalismo e vieram de longe

Para muitos universitários, o Prouni facilitou o ingresso no ensino superior. Principalmente para aqueles que saíram de casa para estudarem em Presidente Prudente e tiveram que se sustentar sozinhos.

É o caso de Adriano Batista. Ele morava em Riacho de Santana, no sudoeste do estado da Bahia. No primeiro momento, a vontade de Adriano era morar próximo aos parentes na cidade de São Paulo para não ter custos de alimentação e moradia. Mas após colocar Presidente Prudente como opção para a bolsa do Prouni e conseguir a vaga, ele resolveu vir para a Unoeste com a cara e coragem.

“Pela minha realidade que eu tinha lá na Bahia, não seria possível pagar uma mensalidade de uma faculdade. Hoje aqui em Prudente, penso da mesma forma, até porque meu trabalho não é o suficiente para bancar um curso de ensino superior. Sem a bolsa do Prouni, fatalmente eu estaria condicionado a não estudar.”

Outro exemplo da importância do Prouni é Sandra Prata, que antes morava em Oriente (SP). Para ela, a bolsa é a porta de entrada para a realização do maior sonho: cursar jornalismo. Apesar do cenário político atual, Sandra deseja que outras pessoas tenham o privilégio de se graduarem.

“Espero que mais pessoas, como eu, possam ter a chance de cursar faculdade pelo ProUni. Porque a graduação muda vidas, não apenas social, mas intelectualmente, amplia a visão do mundo e ensina muito sobre convívio coletivo. E acho que esses são princípios essenciais para se viver em uma sociedade democrática como a nossa”, ressalta a universitária.

Beatriz Duarte, também estudante de Jornalismo, conta que foi por causa da bolsa que ela teve a possibilidade de se mudar para Prudente para estudar. Ela diz que não teria condições de pagar uma faculdade e outros custos se não tivesse conseguido vaga pelo Prouni. “O Prouni muitas vezes é a única porta de entrada e a única chance de muitas pessoas que não têm condições de terem um curso superior.”
 

Renovação da Bolsa

Esta semana, os estudantes devem realizar a renovação do usufruto da bolsa ProUni referente ao 1º semestre deste ano. Para os alunos do Campus I, o período vai de 20 a 24 de maio, no Setor de Atendimento ao Aluno, das 8h às 20h.

Já para os que estudam no Campus II, o período de renovação vai até o dia 17 de maio, na sala 116, Bloco B III, piso 1 (ao lado da secretaria), das 17h às 20h.

Fique atento! A não assinatura do termo de renovação resultará no cancelamento do benefício concedido.

Sobre o Prouni

Criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Universidade para Todos (Prouni) tem a finalidade de conceder bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de curso de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

Duas vezes ao ano, são abertas as inscrições para o Prouni. Os interessados usam a nota obtida no Enem para tentar uma vaga na universidade de forma gratuita. As bolsas de estudo na Unoeste são de 100% para todos os cursos, segundo o site da universidade.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.