Cirilo Dias apresenta a produção de conteúdo digital na comunicação

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12/05/2017 às 21:45 – Atualizado em: 12/05/2017 às 22:27 
Anne Abe e Paulo Ribeiro

Guilherme Suzuqui

Imagem Notícia
Dias reforça a importância de produzir conteúdo específico para cada plataforma

O último dia da 22ª Semana de Comunicação da Facopp contou com a palestra ministrada pelo jornalista de formação, mas atuante como social media, Cirilo Dias. O profissional trouxe um pouco da experiência que adquiriu na carreira jornalística e dos trabalhos em agências de publicidade. Além disso, apresentou como é a produção de conteúdo digital para uma marca.   
 
Na abertura da palestra, Cirilo apresentou o conceito de branded content, acompanhado de alguns projetos e casesque produziu na Agência Leo Burnett Tailor Madeonde trabalha atualmente, e a ligação dessa área com o ramo do social media“Não tem tanta diferença, social media é um canal de distribuição, então o Facebook, o Twitter, tudo é um canal de mídia. E o branded content é quando você faz um conteúdo e precisa veicular ele em algum lugar. Então, não tem como separá-los”, explica.
 
Segundo o palestrante, os conteúdos digitais devem ser diferenciados conforme a plataforma para a qual são destinados e ainda explica que para se produzir esse material, é necessário conhecer a marca e o público que busca atingir. “O branded content é o conteúdo feito pela marca com o objetivo de gerar entretenimento, é um conteúdo diferente, não é uma propaganda, é para gerar valor de marca”.
 
Cirilo também abordou a criação do site Urbanaque, criado a partir de uma parceria com seu irmão, quando ainda estavam na faculdade, em que começaram produzindo um programa de música para a Red Bull Brasil. “O Urbanaquefoi minha primeira experiência com o branded content sem estar em uma grande agência”, lembra.
 
Com toda a palestra, Dias conta que busca abrir a visão dos alunos para outros campos do mercado de trabalho em que podem atuar independente da habilitação que escolheram na faculdade. “Espero que as pessoas saiam daqui sabendo que o jornalista ou o publicitário pode fazer o branded content, pode pensar em plataforma de conteúdo. É sair sabendo que você, sendo um comunicador social, que é como saímos formados, você pode trabalhar em diversos lugares”, finaliza.
 
Mercado em expansão
 
Quem acompanhou a apresentação de Cirilo, adquiriu a percepção de um mercado, que apesar de real, ainda tem muito para ser explorado. Allison Fernandes, do 6º termo de Publicidade e Propaganda, destaca a importância de ficar atualizado sobre o que acontece no mercado. “Ficamos sabendo sobre a maneira das agências trabalharem e o que elas esperam dos profissionais. Esse contato próximo com quem já está trabalhando é muito bacana”.
 
A possibilidade de relacionar o aprendizado em sala de aula com a prática também foi lembrada pelo aluno do 6º termo de Jornalismo, Abraão Wyllams. “Ouvimos sobre o branded content nas aulas do professor Roberto Mancuzo. Eu também já conversava sobre essa área com um amigo de Publicidade. Com o Cirilo, consegui entender melhor tudo isso”.
 
Para o futuro jornalista, o acesso a esse conhecimento abre possibilidades diferentes de colocações na área. “Como futuros jornalistas, estamos aprendendo e sabemos como produzir esse conteúdo para as marcas. Com certeza, abre a minha visão e auxilia na minha formação”.
 
Toda a experiência compartilhada por Cirilo ocorreu em um ambiente que ele já conhecia, pois é egresso da Facopp, mas teve um algo a mais: a presença dos pais. Foi a primeira vez que os dois acompanhavam o filho em uma apresentação. Conceição Dias, mãe, lembrou a dedicação dele e do irmão, Bruno Dias, que inclusive palestrou na 6ª Jornada de Comunicação, em 2015. “Ele fazia Ciências da Comunicação e foi influenciado por amigos que faziam Jornalismo. Ver ele aqui hoje me deixa muito orgulhosa”.
 
A professora e uma das organizadoras do evento, Lorena Galdino, acredita que a palestra contribuiu para a formação dos estudantes, por trazer informação direta do mercado de trabalho e do dia a dia de uma agência. Ela ainda acrescenta que para as próximas edições do evento, buscarão trazer mais palestrantes que relacionem o conteúdo didático e a prática das profissões. ”Achei a participação dos alunos muito boa e fundamental para extrair informações que engrandecem o conteúdo”, conclui.

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