Clicio Barroso encerra 23ª Semana de Comunicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

11/05/2018 às 22:19 
Daniel Alvarez, Maria Eduarda Kato e Tainá Firmo

Beatriz Moura

Clicio fala que para atingir objetivos dentro da profissão metas devem ser estabelecidas

Cada vez mais é necessário que o fotógrafo saiba muito além do que fotografar. A concorrência no mercado de trabalho tem aumentado, principalmente, por conta da indústria que facilita a utilização dos equipamentos. Para ajudar nesse desafio, Clicio Barroso encerrou a 23ª Semana de Comunicação, nesta sexta-feira (11/05), com a palestra “Profissionalização e marketing para fotógrafos”.

“O mercado está inundado, principalmente por profissionais despreparados, sem o conhecimento necessário, fazendo com que os fotógrafos novos e preparados baixem seus preços”, explica o fotógrafo e designer.

Clicio conduziu a noite com dicas para os futuros fotógrafos e os já formados, como professores e egressos. O palestrante mostrou como se tornar aquilo que o cenário atual exige: um fotógrafo empreendedor.

Para isso, é preciso aprender a lidar com muitos outros lados, como a parte burocrática, os planos de negócio, a escolha da área de especialização e a apresentação para o mercado de trabalho por meio do marketing pessoal.

A especialização, como escolher a área que o fotógrafo vai seguir, foi o tema de uma das perguntas do público. Sobre isso, o palestrante indicou que os estudantes pratiquem ao máximo em todas as áreas que puderem para descobrir qual é o seu forte. Isso já ajuda irá o ajudar a montar o seu portfólio com foco na sua especialidade.

Mesmo com todas essas dicas, Clicio afirma que nada adianta a teoria se o fotógrafo não tiver comprometimento com a sua profissão. “Ele deve querer trabalhar da melhor forma possível, com dedicação, foco e determinação total ao seu trabalho”. Muitas pessoas acreditam que dá para se tornar profissional apenas fazendo “bico de fim de semana”, mas, na verdade, fotógrafo é um emprego como qualquer outro que acontece em tempo integral.


FEEDBACK

O professor de fotografia, Thomas Aguilera, conta que a palestra agregou muito ao explicar o passo a passo do marketing. “Esse assunto é uma das principais dificuldade de muitos fotógrafos recém-formados. Ter essa visão do mercado pelos olhos de um profissional já experiente traz muito conhecimento”.

Além dos futuros fotógrafos, alunos de outros cursos também estavam presentes. Marcos Paulo Almeida, estudante de Publicidade, comenta que “a palestra não só abrangeu o lado da fotografia, o marketing e o jornalismo, mas também foi uma aula de empreendedorismo, de como montar um negócio”.
 

COMEMORAÇÃO

Antes do início da palestra, a equipe da TV Facopp foi a frente para exibir um vídeo em homenagem aos 10 anos no ar. Os estagiários gravaram em um material audiovisual a trajetória do laboratório, desde o projeto de TCC que iniciou a ideia até a atual equipe.  

Para celebrar o aniversário da TV, o Portal Facopp produziu uma série de matérias em comemoração a história do laboratório. Os assuntos variaram entre a evolução dos equipamentos, as equipes, a nova identidade visual e a renovação de conteúdo ao longos dos 10 anos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​