Colóquio de Comunicação e Educação reúne 21 projetos com diversas parcerias e temáticas

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Abner de Souza
29/05/2023 às 9h

Arte: Abner de Souza

A Escola de Comunicação e Estratégias Digitais é casa de diversos eventos, entre eles, temos um bem conhecido entre os estudantes de Jornalismo: o Colóquio de Comunicação e Educação. Calma, calma calouros, se vocês ainda não tiveram a experiência com esse projeto, saiba que ele está na grade entre os últimos termos do curso.

Este ano, o evento acontece nos dias 29 e 30 de maio, no Auditório Carvalho, Piso 4, Bloco B3 no Campus II, a partir das 19h. 21 projetos serão apresentados, nas mais diversas áreas.

Sabemos que jornalistas são curiosos, afinal, somos “focas”, não é? Então trouxemos uns pequenos spoilers sobre o Colóquio e também sobre a disciplina de Comunicação e Educação. Entrevistamos a professora responsável pela matéria e alguns alunos do 8º termo, que estão nos preparativos finais para o evento. Vamos lá conferir!

Um rosto conhecido em uma nova disciplina 

Para começar, pensamos que seria bom conversar diretamente com a referência dentro da Escola de Comunicação quando o assunto é Comunicação e Educação, a professora Thaisa Bacco. Sim, sabemos que vocês estão acostumados a ver ela com as disciplinas de audiovisual, mas a Thaisa também é doutora em educação, motivo pelo qual ela é encarregada pela disciplina e execução do evento. 

Segundo a docente, a matéria de Comunicação e Educação foi inserida na grade do curso de Jornalismo em 2017, juntamente ao surgimento do Colóquio. O evento, desde então, tem como objetivo tornar públicos os resultados dos projetos de intervenção desenvolvidos pelos estudantes durante o semestre. Os trabalhos apresentados são embasados em duas teorias que são ensinadas durante a disciplina: a educomunicação e a mídia-educação.

Para Thaisa, a área de Comunicação tem interfaces com várias outras áreas do conhecimento científico e, no caso da Educação, as finalidades dos campos e as relações envolvendo tecnologia estão muito presentes. Ela completa pontuando que é necessário operar e ler as mídias de forma crítica para o bem social. 

Esse campo de estudo e de prática vem crescendo demais nos últimos anos e trata-se de mais uma área de atuação do jornalista, já que os meios são extensões dos próprios corpos humanos“, explica Thaisa.

Ao todo, desde 2017, foram produzidos e apresentados cerca de 180 projetos nas mais diversas áreas da comunicação e também em parceria com inúmeros entidades, que vão de igrejas a ONGs.  Entre os trabalhos, temos o projeto Até as Mãos Falam, curta metragem sobre a importância da inclusão da Língua Brasileira de Sinais no ensino infantil, Cine Elos, que realizou uma análise fílmica do documentário “Paris is Burning” como ferramenta de diálogo sobre a comunidade LGBTQIA+, entre vários outros que estão disponíveis no blog Transformar

A professora conta que temos muitos projetos inovadores este ano envolvendo parceiros diferenciados e ações extremamente relevantes para o contexto social. Thaisa conclui afirmando não ter dúvidas que a experiência dos projetos de intervenção e os consequentes resultados são frutos dessa consciência social adquirida.

Projetos saindo do forno!

Jaqueline Felix, aluna do 8° termo de Jornalismo, é uma das participantes do Colóquio deste ano. O projeto da estudante faz o uso de músicas da Era Vargas para ajudar a entender esse período histórico. Como resultado final, as canções serão colocadas em uma playlist

Ela conta que foi divertido realizar o trabalho, mesmo com algumas dificuldades devido à faixa etária do público-alvo, no caso, adolescentes do 9º ano de uma escola estadual de Regente Feijó. Jaqueline explica que inicialmente os alunos não eram muito participativos, mas, com a ajuda da professora da classe, começaram a interagir mais. 

Jaque também pontua que realizar o projeto foi uma experiência completamente nova, que ajudou ela a superar algumas dificuldades. “Quem me conhece sabe que eu não consigo falar bem em público, fazer esse projeto me ajudou com essa questão”, avalia. 

Jaqueline conta que após ensinar os alunos a usarem o serviço de streaming musical Spotify, realizou uma roda de conversa sobre uma das músicas trabalhadas. (Foto: cedida/Lucia Thieful)

Nessa nova leva de projetos, outro trabalho realizado é o de Rodrigo Gonçalves, aluno do 8º termo de Jornalismo. O jovem conta que, a princípio, pensou que a realização de um projeto de intervenção acabaria sendo dificultoso, mas com o decorrer, acabou sendo prazeroso. 

A disciplina possibilitou a Rodrigo realizar o trabalho em uma das áreas que mais tem afinidade: a música. Ele explica que está realizando a produção de uma paródia musical sobre os conceitos teóricos acerca da Comunicação e Educação. “De início, seria uma produção autoral, mas devido alguns problemas, optamos por uma paródia” explica. 

Juntamente com a paródia, o estudante conta que está produzindo um videoclipe, que será apresentado. “Todo mundo deu o melhor para que o projeto fosse realizado. Construímos e reconstruímos várias vezes. Isso fez com que trabalhássemos mais em grupo, um aprendizado que com certeza vou levar.”

Rodrigo também compartilhou uma pequena prévia do vídeo musical, que contará com as imagens de bastidores. Confira: 

Oitava edição

Este ano, o evento acontece nos dias 29 e 30 de maio, no Auditório Carvalho, Piso 4, Bloco B3 no Campus II, com horário marcado às 19h para começar! Nesta edição, teremos 21 projetos sendo apresentados, nas mais diversas áreas, esferas e mídias, que vão desde murais até músicas autorais.

Confira aqui o cronograma dos dois dias de evento: 

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Para participar:

Basta fazer sua inscrição clicando aqui. 
Fez? Ótimo! Estaremos esperando por você no 8º Colóquio de Comunicação e Educação!

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