Colóquio de Jornalismo apresenta trabalhos voltados para a prática da profissão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

09/10/2018 às 00:00 – Atualizado em: 16/10/2018 às 16:38 
Larissa Biassoti e Luana Souza

Pedro Rotta

Alunos do 4º termo de Jornalismo falam sobre as ruas no Jornal Laboratório Ligação

Coberturas de eventos, programas de rádio, elaboração de jornal impresso, de revista, de série de reportagens e programa de entrevista em profundidade. Esses foram os sete temas apresentados no 5º Colóquio Facopp pelos alunos de Jornalismo no Auditório Carvalho nesta segunda-feira (08/10).

“Os trabalhos apresentaram um viés muito mais prático do que teórico, isso mostra a preocupação que os alunos têm em realmente operar nesse sentido e não ficar só discutindo teorias, propostas e partir para um teste.” O professor Roberto Mancuzo comenta ainda que todo Colóquio tem uma pegada diferente e que sempre tem uma evolução por parte dos discentes. Ele acrescenta que é bacana ver o interesse dos alunos que já participaram e estiveram mais uma vez nos debates, pois mostra a preocupação deles com o futuro na profissão. 

André Silva é estudante do 6º termo e apresentou, junto às colegas de sala Janaína Maria Tavares da Costa e Luana Carla Severo Mariano, o trabalho Programa de reportagem: a prática do jornalismo em profundidade no rádio com utilização de diferentes técnicas de apuração, que retrata parte da trajetória de vida do missionário Astromar Braga.

“O Resultado foi muito satisfatório e, desde quando começamos a fazê-lo, nós tínhamos em mente que apresentaríamos no Colóquio. Nós queríamos dar a oportunidade para alunos de outros termos conhecerem também um pouco do Radiojornalismo, e já que vão ter essa disciplina depois, é bom que vejam as técnicas que usamos”, fala André.   

Apesar do nervosismo, o estudante procurou ser claro e objetivo.  “Eu fui falho por não ter apresentado nenhum tipo de trabalho como esse até o momento, porque é muito bom para o currículo, não só as horas e sim ter seu nome registrado e expor o que você desenvolveu.”   

Os estudantes, Ana Carolina Deak dos Santos, Camila Maria Perez de Araujo, Izabelly Cristina Fernandes de Oliveira, Jennifer Carolina Figueiredo Morales e João Victor Pereira Coutinho do 4º termo apresentaram o desenvolvimento do Jornal Laboratório Ligação: os diversos contextos das ruas.

Todos evidenciaram a importância de tratar sobre um assunto aparentemente delicado, entretanto comum: a realidade das vias. Os alunos trataram sobre diversos temas como voluntariado, esporte, acessibilidade, gastronomia, cultura e estrutura. João Victor Coutinho falou sobre a necessidade de se ter equilíbrio para executar as produções, de modo que não trabalharam com questões políticas e mantiveram a imparcialidade jornalística.

Já para quem presenciou as apresentações na plateia, como foi o caso de Matheus Rodrigues, que está no 2º termo de Jornalismo, o Colóquio trouxe bagagem principalmente sobre a forma de apresentar trabalhos acadêmicos. “São muitos temas, outras visões que nos geram pensamentos sobre projetos que podemos fazer no futuro”. Ele ainda comenta que vai continuar participando, já que conhecimento nunca ocupa espaço, mas que o próximo passo é estar à frente da sala.    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.