Colóquio Facopp debate projetos acadêmicos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

30/08/2018 às 16:46 – Atualizado em: 30/08/2018 às 16:47 
Larissa Biassoti

Agência Facopp

Estudantes de Comunicação Social possuem algumas características em comum e interação com o grupo costuma ser uma delas. Por isso, para quem gosta de estar em contato com colegas, alunos e professores, compartilhar ideias e discutir diversos assuntos sobre a área de atuação profissional, participe da 5ª edição do Colóquio Facopp!

O encontro tem como objetivo reunir toda a comunidade acadêmica, discentes em formação, egressos e docentes para promoção de debates de experiências teóricas e práticas sobre o Jornalismo, a Publicidade e Propaganda, bem como a Fotografia. O melhor de tudo é que as inscrições já estão abertas e são gratuitas.

Segundo a organizadora do evento, Fabiana Alves, o Colóquio que antes ocorria anualmente, agora vai ser semestral, para que seja incentivada a prática de pesquisa na Facopp. “Nós queremos que esses projetos se tornem um hábito, algo que faça parte da cultura dos participantes e que com eles nós possamos nos consolidar como pesquisadores da Cmunicação Social não só para a universidade, mas para toda a cidade e região”, destaca.

Por meio da comunicação oral, os participantes vão poder apresentar trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, de modo que é aceito projetos que ainda estejam em processo de produção.

Há também a possibilidade de participar como ouvinte, entretanto, as horas complementares oferecidas possuem valores diferentes. Aqueles que fizerem a apresentação recebem 30 horas e para quem acompanhou o evento como ouvinte são 10 horas.

Além da apresentação, os interessados devem produzir um resumo expandido para cada projeto apresentado. O documento foi pensado para gerar aos participantes a publicação de anais, de forma a contribuir também para o currículo acadêmico.

O diferencial desse ano é a maneira em que vai ser enviado o resumo expandido. “Ao invés dos alunos anexarem o resumo expandido num documento como o Word, no momento de fazer a submissão no site vão ter itens para serem preenchidos diretamente no sistema, por exemplo, título, participantes, introdução, metodologia, como o próprio projeto que foi escrito”. De acordo com Fabiana, essa decisão foi tomada para que haja uma padronização no envio dos projetos, já que é feito dessa forma em eventos institucionais, como o Enepe.

As divisões temáticas permanecem no Colóquio, em que cada espaço vai ter apresentações do curso de Publicidade e Progapanda, Jornalismo e Fotografia, de modo a aproveitar em profundidade os conteúdos de cada área, em que se permite dar mais direcionamento nas discussões.


DE OLHO NO COLÓQUIO 

Juliane Rígolo marcou presença na edição anterior do Colóquio, está no 6º termo de Jornalismo e pretende participar mais uma vez com mais dois trabalhos. “Serviu para limpar as engrenagens, pois estava bem enferrujada para fazer esse tipo de apresentação. O bacana é que nós temos a possibilidade de nos soltarmos, de criarmos autoconfiança, o que nos prepara para outros projetos como a defesa de um TCC, uma pós ou até mesmo um mestrado”, afirma.

Além de melhorar o desenvolvimento em público, Juliane fala que esses eventos agregam em determinadas situações profissionais, por exemplo, na seleção de uma vaga de emprego, pois ter essa experiência coloca o escolhido a um degrau a mais do concorrente e faz toda a diferença, sem contar que há maior domínio do conteúdo estudado.

“No colóquio, várias ideias são lançadas, os professores nos ajudam a encaminhá-las por meio do conhecimento deles, então essa troca de informação é uma das melhores coisas que o evento nos proporciona”, conta Marcus Vinicius Dourado, que está no 2º termo de Publicidade e tem essa visão sobre o debate.

O estudante vai participar do encontro pela primeira vez e segundo ele a oportunidade é maravilhosa, já que vai poder apresentar uma Startup que foi montada junto ao seu grupo de sala para terem experiência e estarem preparados em eventos maiores futuros, como o Enepe.

As inscrições são feitas no site do Colóquio e vão até 9 de setembro para os apresentadores, já para os ouvintes o prazo se estende até no dia das apresentações, que ocorreram no dia 8 de outubro nos auditórios e salas da Facopp.     

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.