Colóquio reúne apresentações dos três cursos da Facopp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

03/10/2019 às 09:48
Daniel Alvarez, Daniela Silva, Elisa Lucca, Jéssica Anzai, Luana Souza, Nicoli Liberansk e Ramon Diniz

Nesse semestre, o evento uniu os cursos de Fotografia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda (Foto: Isadora Crivelli)

Realizado no auditório Jacarandá, o 7º Colóquio Facopp contou com a participação de sete projetos, entre os cursos de Fotografia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Esse ano, devido ao número reduzido de trabalhos inscritos, o evento ocorreu apenas na noite desta quarta-feira (02/10).

Para dar início as apresentações, o mediador e professor, Luiz Carlos Dale Vedove, chamou a frente a coordenadora dos cursos de Fotografia e Jornalismo, Carolina Mancuzo, que introduziu o evento e cumprimentou os presentes. Após isso, a também mediadora e professora, Giselle Tomé, convidou o primeiro grupo composto pelos professores Fabiana Alves, Maria Luisa Hoffmann e Thomas Aguilera, para abrir o evento com a apresentação do trabalho: Projeto Integrador de Fotografia 4º termo.

Durante a apresentação, Fabiana explicou que com a nova matriz, as novas turmas de Fotografia sempre terão que realizar projetos em todos os termos do curso, trabalhos esses feitos com clientes reais, o que possibilita aos estudantes contato direto com o que realmente farão ao terminarem o curso.

O cliente proposto para projeto integrador do 4º termo foi o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP). Para a realização foram unidas as disciplinas de Fotografia Institucional, Fotografia de Produto, Fotografia de Arquitetura e Interiores e Projeto Integrador. Segundo Fabiana, algumas fotografias ainda estão em produção, e um dos problemas enfrentados pelos alunos foi o de reunir todos os gestores para a realização do registro institucional, o que prejudicou um pouco o prazo de entrega.

Para dar continuidade ao colóquio, outro grupo do curso de Fotografia foi chamado para apresentar o trabalho Projeto Integrador III: Catálogo de Moda. Os envolvidos na realização foram os alunos Brenda Caroline Ribeiro da Rocha, Dimitri Stocker Bungart, Felipe Soares Piquione, Matheus Rodolpho Lucas e Pablo da Costa Marta, além dos professores Fabiana Alves, Maria Luisa Hoffmann e Thomas Aguilera.

O trabalho apresentado foi feito no 1º semestre desse ano, quando os alunos ainda estavam no 3º termo, e uniu as disciplinas de Fotografia de Moda, Edição em Fotografia, Estética em Fotografia, Tratamento de Imagem e Projeto Integrador. A sala produziu um catálogo de moda com tendências dos anos 50 até os anos 2000. O grupo em questão ficou responsável pela década de 80, que segundo Matheus, integrante do grupo, foi a época em que a sociedade deixou de ser homogênea e passou a ter vários estilos.

Também parte do grupo, Felipe Piquione relata as dificuldades enfrentadas pela equipe. “No início foi conseguir referências, pesquisar sobre os anos 80, as tendências, as revistas, os fotógrafos. No final foi a parte do tratamento da imagem, que é colocar o filtro, remover o fundo, colocar outra cor de fundo, fazer ajuste na pele, separação de frequência”.

O 8º produto desenvolvido na internamente Facopp também foi apresentado no colóquio. O “Colabora!”: O cidadão como produtor de conteúdo multimídia em um aplicativo de notícias, é a nova mídia feita por Jaqueline Ornelas Piva, João Victor Martins Lima, Mariane Aparecida Pracânica, Melyssa Santos da Silva, Wellington José Camuci, alunos do 8º termo de Jornalismo, sob a orientação da professora Carolina Mancuzo.

Apesar de ainda estar em desenvolvimento, o aplicativo Colabora já está na boca de todos os facoppianos. Isso porque é a nova forma disponível de sugerir pautas para que sejam produzidas matérias para o Portal Facopp. Segundo João Martins, o produto final resultará em uma rede social de notícias. O grupo ainda mostrou um pequeno spoiler de como ficará a aparência do aplicativo quando finalizado.

Em seguida, foi a vez do projeto inscrito pelos discentes de Publicidade e Propaganda: Pets: Um estudo do mercado e do perfil do consumidor brasileiro, os responsáveis pela pesquisa foram os alunos Caio César Pereira Barros, Andreisa Lopes Mendes e Guilherme Alcântara, sob a supervisão da professora Priscila Guidini.

Para a pesquisa, os discentes reuniram dados de nível mundial, nacional e depois regional. Como resultado, Andreisa aponta os principais mercados do ramo no Brasil, que seguem a seguinte ordem: alimentos, banho e tosa, produtos e acessórios e remédios. Outro fato constatado pelo grupo foi a falta de petshops direcionados para animais exóticos, já que é um mercado em crescimento.

Sobre a ideia de fazer o projeto, Guilherme explica que surgiu em uma disciplina ministrada por Matheus Monteiro. “O tema surgiu por meio de um trabalho da matéria de Comportamento do Consumidor II. O professor havia listado em uma aula alguns assuntos para discorrermos e optamos por fazer sobre o mercado pet”.

Na sequência, o trabalho de conclusão de curso (TCC), Um prédio e muitas histórias: 90 anos do matadouro municipal, que está sendo desenvolvido pelos estudantes Alessandro Gomes Quintana Dias, Daniela Barbosa de Oliveira, Guilherme José dos Santos Miranda, supervisionado pela professora Giselle Tomé, foi apresentado.

Segundo os graduandos, o objetivo principal do trabalho será mostrar de uma forma jornalística, por meio de um jornal impresso de 12 páginas, a história do prédio, que já passou por muitas mudanças e atualmente é sede do Museu e Arquivo Histórico de Presidente Prudente. Quando questionado sobre a distribuição do jornal, Alessandro explicou que pretende disponibilizar no museu e em escolas de diversas faixas etárias.

Também parte de um TCC, o Projeto editorial do livro-reportagem “Veias que Pulsam”, está sendo realizado pelas estudantes Janaína Mariana Tavares da Costa, Sandra Cristina Leite Prata, Bianca Pereira dos Santos, Caroline Moura da Silva Luz, sob a orientação da professora Fabiana Alves. O produto final do trabalho contará a história do médico Gabriel Costa Neto, uma importante figura da região.

Durante a apresentação, Janaína revelou que para a realização do trabalho o grupo entrevistou 22 fontes, além de acessarem mais de 500 documentos, como jornais, fotografias, entre outros. Sobre a estruturação do livro, as discentes explicaram que seguiram uma linha cronológica da vida de Gabriel, buscaram também mostrar os fatos importantes da vida do médico.

Sobre a produção de um livro-reportagem, a discente Caroline Luz conta ser um novo aprendizado. “Uma das maiores experiências durante a construção do TCC foi fazer algo que você não aprendeu durante os seus quatro anos de faculdade”.

Para encerrar o colóquio, os alunos do 6º termo Bruna Bonfim, Camila Maria Perez, Gabriel Keiji Takada, Helen Gallis de Oliveira, Isabela Souza Silva e Jennifer Carolina Figueiredo Morales, apresentaram o trabalho Telejovem: 10 anos de experiência.

As edições 53 e 54 do telejornal, produzidas pelos integrantes do grupo no 5º termo, comemoraram seus 10 anos. Os estudantes viram nisso uma oportunidade de fazer um trabalho para contar suas experiências durante a produção. Além de contar todo o processo desde a divisão de funções, até o processo de edição final, os graduandos deram de forma humorada conselhos aos alunos que ainda passarão por essa etapa do curso de Jornalismo.

FEEDBACK POSITIVO

Já em sua 7ª edição, o Colóquio Facopp continua trazendo aos participantes discussões pertinentes e bem argumentadas. Apesar de ter sido reduzido esse semestre, a coordenadora do evento, Fabiana Alves, explica que há um lado bom nisso. “Os alunos puderam ver o que os outros cursos estão fazendo, quais são os projetos de Fotografia, Jornalismo e Publicidade”.

Para o professor Luiz Dale, a participação como mediador proporcionou para ele muito aprendizado também, já que pôde acompanhar de perto os projetos apresentados durante a noite. Na visão do docente, o evento serve como incentivo para que os estudantes desenvolvam pesquisas e projetos no ambiente acadêmico.

Bianca Mora, estudante do 6º termo de jornalismo, conta ter visto a junção dos cursos como algo positivo. “Achei a união dos três cursos em um colóquio interessante, porque a gente não tem contato com outros cursos, e eu particularmente gostei bastante de ver os projetos de fotografia e o dos pets também, foi muito divertido”.

Já para Guilherme Withana, do 2º termo de Publicidade e Propaganda, o evento proporciona uma visão futura da graduação, já que possibilita a troca de ideias com estudantes que estão em etapas mais avançadas do curso.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​