Comunicação e religião se reúnem em TCC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

12/12/2019 às 17:13
Daniel Alvarez, Junior Lessa e Nicoli Liberansk

Peça prática do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolveu a produção de conteúdo para o site da Diocese de Presidente Prudente (Foto: Karoline Domingos)

Na manhã desta quarta-feira (11/12), os alunos do 8º termo de Jornalismo Evandro Brandi Marques, Luana Carla Severo e Rodrigo de Moraes Silva apresentaram para a banca formada pelas professoras Fabiana Alves e Giselle Tomé seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Site da Diocese – Planejamento e produção de conteúdo jornalístico organizacional para o site da Diocese de Presidente Prudente”, orientado pelos professores Roberto Mancuzo e Thaisa Bacco.

A decisão de unir religião e comunicação no TCC veio da afinidade religiosa tanto dos alunos quanto dos orientadores, que já conheciam os déficits do site da Diocese, que estava confuso e desatualizado. Os graduandos perceberam o potencial que a plataforma tinha para ser melhor, visto que envolve 77 padres, 55 paróquias, 37 pastorais e milhares de fiéis do Oeste Paulista buscando informações que até então não estavam devidamente disponibilizadas.

Baseados nisso, os formandos começaram sua pesquisa em uma análise de mais de 90 sites de paróquias em todo o país para criar parâmetros para o trabalho que começariam a desempenhar. Assim, eles definiram que gostariam de produzir conteúdos para o site tanto estáticos quanto dinâmicos, que fossem de interesse dos fiéis católicos. Além disso, estudaram alguns documentos antigos da igreja que norteiam a produção jornalística, afim de elaborar suas matérias a partir das diretrizes da evangelização na área da comunicação religiosa.

Os alunos inauguraram oficialmente o site da Diocese de Presidente Prudente na tarde do dia 31 de agosto, em evento realizado no Auditório da Catedral São Sebastião, e posteriormente durante a missa na própria igreja. Contudo, desde antes disso eles têm realizado matérias a respeito de diversos temas e eventos de interesse da comunidade católica de forma colaborativa, ou seja, contando com a ajuda das paróquias e paroquianos de partes da região que eles não podem acessar pessoalmente.

Assim, o site tornou-se um canal de utilidade pública para os fiéis, onde podem conferir a agenda do bispo, as diversas notícias, acessar as edições do Jornal Anúncio, ouvir a Rádio Onda Viva FM e até mesmo sugerir pautas ou correções.

De acordo com a orientadora Thaisa Bacco, essa ideia de feedback e colaboração superou as expectativas gerando números impressionantes. “Esse TCC é uma prova viva de que essa colaboração se faz necessária e como ela tem que se dar. Não é mais aquela ideia de manda e publica, são relações que refletem numa finalidade comum a todos”, afirma.

Devido à tamanha repercussão do site no meio católico, a banca focou suas perguntas em entender como os alunos propuseram essa relação entre o jornalismo e a evangelização e de que maneira isso de fato ocorreu. Respondendo a isso, os alunos explicaram que se organizaram para delimitar a relevância das notícias a serem produzidas, bem como definir uma persona que os ajudasse a fazer isso.

“Nós entrevistamos seis pessoas, cada uma com uma personalidade diferente. Diante dessa grande diversidade de respostas e opiniões de pessoas que entrevistamos, conseguimos reunir algumas características e montar o nosso público-alvo para, a partir disso, montar as matérias”, explica Evandro Marques.

Com o projeto de TCC finalizado, site em pleno funcionamento com diversos acessos e números impressionantes, o sentimento que fica para os alunos, orientadores e pais é o orgulho. “Muito esforço, luta e cansaço envolvidos nesse projeto lindo que eles fizeram. É muito maravilhoso, não sei nem como explicar o orgulho do meu menino de ouro”, expressa carinhosamente Maria Brandi Marques, mãe de Evandro.

Para fechar o que as integrantes da banca definiram como uma manhã extremamente feliz, os alunos foram aprovados. O resultado do trabalho desenvolvido nesse TCC você pode conferir acessando ao site da Diocese de Presidente Prudente.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.