Comunicadores falam sobre rotina profissional no Sesc Thermas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

07/05/2020 às 09:30
Giovanna Guessada e Izabelly Fernandes

Thiago, Bárbara, Maty e Lirian no Sesc Thermas do Rock em 2019 (Foto: Cedida/ Sesc Thermas)

Se você gosta de teatro, workshops, atividades físicas e shows, certamente já frequentou uma das 580 unidades do Sesc. A entidade tem como objetivo promover a cultura, por meio de programações mensais, com segmentos variados. Porém, para que tudo isso chegue ao público, é necessário o trabalho e dedicação de uma equipe interna de comunicação. No Sesc Thermas de Presidente Prudente, ela é composta por cinco integrantes, que juntos, cuidam da identidade visual, divulgação de eventos, assessoria de imprensa, entre outros serviços.

Formada em Jornalismo com especialização em Designer Gráfico, Lirian dos Santos, é a responsável pela parte visual da entidade de Presidente Prudente. Os característicos cadernos de programação, banners, folders e outdoors que circulam a cidade inteira, nascem na tela do computador dela. Lirian faz parte do grupo há quase seis anos e conta que, por mais desafiador que seja levar mensagens para o público com clareza, sente-se agradecida pelo resultado de seu esforço. “Gosto de pensar que por meio do meu trabalho as pessoas vão ficar sabendo e serem atraídas a participarem das atividades do Sesc, que na maioria das vezes são gratuitas e promovem a cultura, bem estar e o lazer. É gratificante”, completa.

O dia a dia da designer é agitado e com muitos afazeres. Quando a equipe decide trazer alguma atração no Sesc, ela explica que primeiro os técnicos de programação fecham o contrato da atividade, depois o texto sobre o evento é revisado e disponibilizado para a divulgação. Em seguida, Lirian avalia quais peças de divulgação, como banners, folders e instalações, serão necessárias para o desempenho do trabalho visual. Quando definidas, começa o processo de criação.

“Se for um show de Hip Hop vou pesquisar referências visuais sobre esse universo para conseguir transmitir a mensagem da melhor maneira possível para o público. ”, explica. Para isso, ela lê o texto descritivo sobre o evento, busca pelas fotos disponibilizadas e pesquisa mais informações sobre a atração.

O próximo passo é quando Lirian desenvolve os layouts e os envia para a aprovação. Com as correções da sede feitas, o material é encaminhado para o fornecedor. Ela também explica que para a contratação de confecção de banners e outros materiais, é necessário passar por processos burocráticos internos. Além disso, Lirian também é responsável pelo caderno de programação mensal, que informa ao público os próximos eventos e atividades na unidade.

Como se vê, as obrigações são muitas e, por isso, a designer conta com ajuda do estagiário, estudante de Publicidade e Propaganda, Hugo Monteiro. O jovem é o mais recente ingresso na equipe de comunicação, com pouco mais de dois meses de trabalho.

Ao chegar no estágio, o jovem usa a criatividade para montar artes de divulgação, materiais impressos com avisos e percorre a unidade deixando os cadernos de programação em pontos estratégicos para que as pessoas possam consultá-los. “Não é só ali dentro da sala o negócio. No meu trabalho, às vezes, estou rodando pelo Sesc para ver se está tudo nos conformes, passando a comunicação certa para o pessoal e tudo mais”, explica. 

Com o estágio, Hugo percebeu a importância de transmitir mensagens corretas e que, no final de tudo, o designer pode ser a solução para muitos problemas. Além disso, ele ressalta que a tarefa pode não ser fácil, mas entende que pode evitar que conflitos futuros que atrapalhem a rotina do grupo. “É muito desafiador fazer algo funcional e ao mesmo tempo bonito. Acho que é o meu maior desafio. Sempre busco referências para ter um repertório maior.”

Propagação

As redes sociais e plataformas online também são ferramentas muito importantes para os comunicadores do Sesc, principalmente para Roberto Santana, mais conhecido como Maty, que atua como Editor Web. Formado em Jornalismo e com pós-graduação em Gestão Cultural, ele tem a missão de alimentar as plataformas online, organizando e criando conteúdo para a divulgação da programação mensal.

A rotina dele consiste em elaborar postagens que possam atingir o público diverso do Sesc. Com o material produzido por Lirian, Maty realiza o processo de adaptação da identidade para as redes sociais. Com as publicações, possui o papel de fortalecer os valores da empresa. Ele responde os comentários do público, esclarece dúvidas e promove a interação entre a empresa e os frequentadores do espaço.

As tarefas diárias exigem atenção, porém o aprendizado com o cargo de editor web é constante. “[O cargo] possibilita transitar e aprender diferentes linguagens e técnicas, do texto ao vídeo, com a interação direta com o público, a produção de conteúdo, matérias e o universo da comunicação digital orgânica”, conta Maty.

Planejamento e supervisão

O Sesc é tão plural quanto o público que comporta, composto por idosos, adultos, crianças e jovens. Estima-se que cerca de 10 mil pessoas passem pelo Sesc de Prudente semanalmente, o que chama a atenção para uma supervisão detalhada, com o objetivo de informar não apenas pela linguagem, mas sim o meio de propagação. Pensar nisso tudo requer planejamento e compreensão de pontos de vista diferentes.

Por isso, por trás de uma equipe que trabalha bem, sempre existe uma supervisão. Essa é a função de Thiago Ferri, que também atua como assessor de imprensa do Sesc. É ele quem lida com a imprensa e a comunicação interna, criando planejamentos e resolvendo questões burocráticas. “A equipe é pequena para a quantidade de tarefas exigidas, mas trabalhamos e aprendemos muito entre si.”

As tarefas cotidianas de Thiago variam muito de acordo com o dia e atividade programada. Ao chegar no Sesc, ele confere os pontos de comunicação de materiais gráficos, participa de reuniões para definir as ações que serão executadas, e encaminha e revisa releases.

Além disso, ele explica que também precisa estar atento a contratação de mídia para o evento e de toda a documentação que a tarefa necessita. Em resumo, Thiago declara que acaba fazendo parte da maioria dos setores do Sesc, desde a assessoria de imprensa até a parte gráfica da unidade, acompanhando o desenvolvimento de peças de divulgação, e durante as atividades realizadas no local, produzindo materiais para as redes sociais.

Profissional multimídia

Quem trabalha na entidade se torna um profissional multimidiático e adaptável a multiplataformas, pois acaba aprendendo a fazer de tudo um pouco. Isso ajuda também na promoção da empatia entre os funcionários, que passam a entender os desafios e responsabilidades de cada função.

A estudante de Jornalismo, Bárbara Munhoz, é estagiária de assessoria de imprensa. Criar releases e enviá-los para os veículos de comunicação e sugerir pautas são apenas algumas das obrigações diárias da jovem. Ela diz que se reinventar é algo constante, pois produzir releases de formas diferentes exige pesquisas, buscas de dados e muita leitura. No entanto, conta que tudo isso é compensado pela liberdade de produção. “Inúmeras possibilidades de contar uma mesma coisa e como isso é visto pela equipe é o que me motiva”.

Além disso, ela explica que ao chegar no estágio, checa a agenda para ver as urgências e então parte para a produção. A jovem também ajuda a produzir avisos internos, separa os cadernos de programação para enviar às cidades da região, atende ligações e faz contato com imprensa e artistas.

No final das contas, as diferenças entre os profissionais da área de comunicação da empresa é apenas um detalhe, pois todos têm o mesmo objetivo de promover a entidade e beneficiar a sociedade por meio da cultura, esporte e lazer. “O sucesso da atividade não é o sucesso do Sesc. Significa que o público foi para lá e aprendeu alguma coisa”, explica Ferri.  Ele diz isso, pois conta que o trabalho diário da equipe busca auxiliar no processo de educação não-formal, na qual o indivíduo se educa consumindo conteúdo para evolução própria, e isso é resultado das experiências promovidas pelo Sesc.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​