A Escola de Comunicação

Fundada em 1995, a até então Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” de Presidente Prudente já formou quase 2.000 profissionais de Jornalismo, Publicidade e Fotografia. No ano de 2021, a Facopp passou a ter o nome de Escola de Comunicação e Estratégias Estágios internos possibilitam ao graduando conhecer a realidade do mercado, em laboratórios com supervisão direta de professores orientadores.

 Além disso, a Escola conta com veículos de comunicação na internet, que permitem divulgar os trabalhos realizados nos cursos e dar início ao 

portfólio dos alunos. O Lab TV, a Rádio Lab, o Portal Escola, o Lab Agência, Extensão Lab, pesquisa Lab, Eventos Lab e o Empreendedorismo Lab.

A matriz curricular é baseada em unidades de aprendizagem por termos. Cada um com uma temática específica assim as disciplinas que estão dentro de cada unidade corresponde a formação do estudante para aquele tema. Todo o conteúdo que o estudante recebe é constantemente atualizado, unificando assim os conceitos clássicos da comunicação com as diferentes Estratégias e ferramentas da área.
Tudo isso acontece por meio de Metodologias Híbridas e Ativas, com muitos projetos práticos e inovadores que acontecem desde o primeiro termo.

Jornalismo

Formar um profissional que prime pela informação de qualidade, esse é um dos princípios do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação. Ao optar pelo curso, o aluno trabalha com disciplinas práticas, que ensinam sobre a produção de conteúdo em todas as mídias. Nos dias atuais, não é possível ter destaque no jornalismo sem estar integrado às novas tecnologias da comunicação e às possibilidades de multimidialidade. Desta forma, a Escola visa formar um profissional completo, que atenda a todas as necessidades do mercado de trabalho. Durante o curso são desenvolvidas várias atividades práticas, dentro e fora do horário de aula. Isso é importante para que o estudante entenda que o jornalista é jornalista em tempo integral. Os alunos formados pela Escola chegam ao mercado de trabalho com a consciência de que o jornalismo é uma ciência e deve ser desenvolvida por profissionais preparados com toda a técnica necessária e também eticamente.

Publicidade

A capacidade de reflexão e desenvolvimento de qualidades estratégicas é o que o curso de Publicidade e Propaganda preza na formação de seu aluno. Ao olhar para o mercado em seus macro e micro ambientes e em suas demais variáveis, o aluno desenvolve a capacidade analítica para poder encontrar soluções seja de marketing ou de comunicação. A Escola de Comunicação procura inserir o aluno na realidade do mercado publicitário através das práticas em sala de aula e principalmente por meio dos trabalhos interdisciplinares. A teoria é desenvolvida com bastante seriedade e atualização. Os alunos egressos de Publicidade e Propaganda da Escola, encontram-se preparados para o mercado de trabalho tanto regional como nos grandes centros, em agências e também nos departamentos de comunicação do próprio cliente. Pode-se afirmar que os profissionais possuem qualidades e conhecimentos próximos aos gestores da comunicação.

Fotografia

Em um mundo voltado a comunicação visual, o curso superior de Tecnologia em Fotografia pretende, ao longo de seus quatro semestres, formar um profissional com habilidades para atuar em todas as áreas da fotografia. Com um matriz curricular voltada para a prática, a cada semestre os alunos desenvolvem projetos em diferentes setores, como: fotojornalismo, fotografia de casamento, retrato, moda, arquitetura, paisagem e natureza, documental, institucional, produto, entre outras. É o momento de aprender e desenvolver seu portfólio. O embasamento teórico permite que este profissional saia da faculdade preparado para pensar a fotografia e não apenas conhecer o equipamento, o que garante o aprofundamento necessário em relação aos cursos técnicos da área.  Além disso, o curso prepara o profissional para produzir contratos e precificar seu trabalho para estar pronto para atuar como autônomo.

Marketing

O curso superior de tecnologia em Marketing da Escola de Comunicação tem por objetivo formar profissionais para atuação como gestores de marketing. Defina estratégias para atrair e reter consumidores, estude mercado e ambiente socioeconômico para aproveitar oportunidades, antecipe tendências e análise de riscos.
Além disso, a graduação em Marketing tornará o Aluno apto para realizar posicionamento e segmentação e definir persona. O curso de Marketing também ensinará a traçar estratégias de precificação, distribuição, de trade e inbound marketing. Tenha uma formação mais rápida em uma área promissora com o dinamismo esperado pelo mercado de trabalho.
O curso superior de tecnologia ou curso tecnólogo é uma modalidade do ensino superior com alta taxa de empregabilidade. Esta graduação é para você que quer se profissionalizar em uma duração mais curta, com mais disciplinas técnicas e práticas.
Além de todo o conhecimento de sala de aula, conte com a estrutura que a Escola de Comunicação possui: O Aprender é um espaço dinâmico em que você terá contato direto e acompanhamento de seus professores sempre que precisar.

Marketing Digital

O curso de Marketing Digital forma novos profissionais de comunicação e qualifica profissionais que já atuam no mercado de trabalho. Você irá compreender os fundamentos do marketing digital e suas aplicações para valorizar seus produtos e projetos.

No curso de Marketing Digital, você irá explorar a criatividade com o uso de ferramentas tecnológicas. Bem como demonstrar aplicações das mídias sociais nas empresas e apresentar as principais ferramentas de interesse nas redes sociais. Tudo isso com uma enorme infraestrutura à sua disposição na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste.

Além disso, a graduação em Marketing Digital tornará você apto para realizar posicionamento e segmentação e definir persona. Tenha uma formação mais rápida em uma área promissora, com o dinamismo esperado pelo mercado de trabalho.

Além de todo o conhecimento de sala de aula, conte com as Bibliotecas e com o Ambiente Virtual de Aprendizagem. O Aprender é um espaço dinâmico em que você terá contato direto e acompanhamento de seus professores sempre que precisar.

Produção Audiovisual

A Tecnologia em Produção Multimídia forma profissionais aptos a projetar, elaborar, implantar e avaliar conteúdos multimídias em todas as plataformas. A matriz curricular do curso de Produção Multimídia desenvolverá competências como a produção e gerenciamento dos recursos de texto. O aluno utilizará imagem e som para criar relações interativas, além de supervisionar essas interações, analisando dados quantitativos e qualitativos. Tudo isso com uma enorme infraestrutura à sua disposição na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste.
O curso superior de tecnologia ou curso tecnólogo é uma modalidade do ensino superior com alta taxa de empregabilidade. Esta graduação é para todos os que querem se profissionalizar em uma duração mais curta, com mais disciplinas técnicas e práticas.
Além de todo o conhecimento de sala de aula, conte com as Bibliotecas e com o Ambiente Virtual de Aprendizagem. O Aprender é um espaço dinâmico em que você terá contato direto e acompanhamento de seus professores sempre que precisar.

Larissa Crepaldi Trindade
E-mail: larissa@unoeste.br

Coordenadora do Curso de Publicidade e da Agência Facopp. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre em Educação/ Comunicação na Unoeste. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Tem experiência na área de Comunicação e Educomunicação.

Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​