Consumo geek aumenta em 2021 e transmídia é o formato do momento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Allana Gomes, Fernanda Claro e Jaqueline Félix, especial para Escola de Comunicação
08/04/2022 às 11h50

Estudante Ramon conta sobre o mundo geek dentro da transmídia (Foto:Allana Gomes)

É visível que o conteúdo geek está cada vez mais presente no cotidiano dos jovens. Segundo o site ”Edição do Brasil”, o consumo de mercadorias em 2021 aumentou, gastando 40% acima da média. Um dos conteúdos mais consumidos é o de transmídia, mas o que seria isso?

Transmídia consiste em uma convergência entre as mídias que indica uma nova forma de comunicação, na qual você consegue trabalhar várias histórias do mesmo universo em multiplíssimas mídias. O professor da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste Roberto Mancuzo explica que essa ideia surgiu de um pesquisador americano, chamado Henry Jenkins. No livro “Cultura da Convergência”, publicado em 2006, o autor explica sobre cultura participativa, a convergência dos meios de comunicação e a inteligência coletiva.

Professor Roberto Mancuzo explica o surgimento do conceito dea transmídia (Foto:Allana Gomes)

É possível aplicar a transmídia no mundo geek. Um exemplo é The Walking Dead. Existem várias histórias contatadas a partir de jogos, livros, séries, filmes que irão lançar e mais. O estudante do 7º termo de Jornalismo, Ramon Diniz, explica que todas as narrativas não são adaptações e sim histórias novas, originais e que fazem parte do mesmo universo.

O professor completa: “Não é necessário consumir todas as narrativas nas multiplataformas, o diferencial do transmídia é isso mesmo: ter o controle de qual história acompanhar”.

QUER MAIS?

Montamos uma lista recomendando 4 conteúdos transmídia no mundo geek para você devorar:

Star Wars

Essa é, sem dúvida, uma das franquias mais amadas e aclamadas do mundo, tendo conquistado milhares de fãs desde que o primeiro filme foi lançado em 1977. Mesmo que você não goste do gênero e não se interesse pela história, é impossível não conhecer esse fenômeno, que está se expandindo cada vez mais a cada ano, com a produção de novos filmes, como, por exemplo, a terceira trilogia cinematográfica que se iniciou com o filme “O Despertar da Força”, lançado em 2015. Também existem duas séries animadas, uma mostrando os eventos após o Episódio I, quarto filme da franquia e primeiro da linha cronológica, e a outra, retratando um grupo de rebeldes enquanto lutam contra o Império.

Há também duas séries em live action, “The Mandalorian” e “Boba Fett”, ambas contendo histórias complementares as dos filmes e que se passam entre ou durante os acontecimentos deles. Mas esse universo não se limita apenas a isso, pois também há diversos livros, alguns contendo curiosidades sobre o universo em si, outros com histórias paralelas focando em algum personagem específico da franquia.

A estudante de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação, Andressa Passos, é devota pela sua coleção de livros de Star Wars, pela qual tem grande apego. Ela teve acesso pela primeira vez a esse universo quando tinha apenas cinco anos, por meio de seu irmão, que comprou a fita VHS do “Episódio I: A Ameaça Fantasma”. Ela logo se apaixonou pela história e expandiu seu conhecimento sobre isso conforme foi crescendo. “A Ameaça Fantasma é o meu filme favorito, é muito nostálgico por ser o primeiro que eu assisti”, conta .

Estudante Andressa mostra sua coleção de livros do universo de Stars Wars (Foto: Vinícios Garcia)

Gostou? Confira o trailer de Obi-Wan Kenobi, série que será lançada dia 25 de Maio no Disney+. Todos os outros filmes, séries e desenhos da franquia também estão disponíveis na plataforma.

The Witcher

A franquia é longa! Os oito livros, intitulados “O Último Desejo”; “A Espada do Destino”; “O Sangue dos Elfos”; “Tempo do Desprezo”; “Batismo de Fogo”; “A Torre da Andorinha”; “A Senhora do Lago” e “Tempo de Tempestade”, são o começo de tudo, onde o personagem Geralt de Rívia é apresentado pela primeira vez. Após o lançamento dos livros, surgiu uma série, uma adaptação dos livros para as telas, porém ela não fez o sucesso esperado e foi cancelada. Até que em 2007 surgiu o primeiro jogo da saga, que hoje já conta com mais dois games para expandir o universo além do que foi retratado nos livros. Em 2019, foi lançada a segunda série pela Netflix, que fez um sucesso estrondoso, fazendo com que a história alcançasse um público que antes não era atingido. O sucesso da série foi tão grande que o streaming lançou um spin-off em formato de animação, chamado “Lenda do Lobo”, em agosto de 2021, contando a história de um personagem ainda não apresentado, expandindo ainda mais esse universo imenso.

Andressa também recomenda “The Witcher”, pois os efeitos, a maquiagem, é tudo muito real. “Os efeitos especiais me encantaram”, destaca. 

Ainda não conhece? Confira o trailer da primeira temporada da série The Witcher, estrelada por Henry Carvill, disponível na Netflix.

Universo da Marvel

Outra franquia mundialmente aclamada é o UCM, sigla para “Universo Cinematográfico Marvel”. Esse universo é um dos mais vastos, composto por 23 filmes até agora, alguns deles sobre os heróis clássicos, como o “Homem de Ferro” e o “Capitão América”. Outros também são originados das histórias em quadrinhos do Stan Lee, porém que o grande público só conheceu após o lançamento de seus filmes. Há ainda: quatro séries em live action, focando cada uma em personagens específicos, como “Wanda Vision” e “Falcão e o Soldado Invernal”, e uma série animada, chamada “What If”, na qual é apresentado um multiverso com inúmeras histórias paralelas dos heróis já antes apresentados. Vale ressaltar que isso é só dentro da história principal, ainda tem outras séries, curtas, desenhos que também estão interligadas ao centro. É importante destacar que, antes do lançamento do primeiro filme, os quadrinhos já eram um sucesso e uma grande influência para o meio geek, tanto é que eles são muito reverenciados até hoje, não só os desse universo, mas toda a obra de Stan Lee.

Resumindo, é uma rede complexa de linhas que se entrelaçam para formar um único universo e é isso que torna essa franquia tão envolvente.

Ficou curioso? Confira o trailer de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, filme estrelado por Benedict Cumberbatch, que será lançado dia 5 de maio aqui no Brasil.

Harry Potter

Uma lista de conteúdo geek transmídia não está completa sem Harry Potter. A obra é marco de uma geração inteira que é um grande sucesso desde o lançamento do primeiro livro, “A Pedra Filosofal”, em 1997. Atualmente ele conta com oito filmes da franquia original, que foi ampliada para uma trilogia originada com “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, spin off que conta a história de Newt Scamander, um bruxo que futuramente mudaria a forma de pensar de toda uma sociedade. Além dos filmes e livros, tem também um jogo interativo, onde você se torna um personagem ativo e participa da história com personagens não apresentados anteriormente, se passando antes dos acontecimentos da história original.

A estudante Cláudia Ramos fala que a saga é muito importante para ela, suas lembranças são de assistir ao lado das amigas e isso sempre a deixa feliz. Ela conheceu a franquia quando estava em uma fase muito difícil, Harry Potter foi seu consolo, estava lá quando ela precisou.

Não contente com tudo isso, a autora J.K. Rowling também lançou diversos contos e fanfics sobre o universo, como: “Os Contos de Beedle, o Bardo”, “Quadribol Através dos Séculos” e “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, que juntos formam a coleção “Biblioteca de Hogwarts”. Há também uma peça de teatro intitulada “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, que conta a história do filho do meio de Harry e Gina, Alvo Severo Potter. Tudo isso contribui para um universo que está crescendo cada vez mais e alcançando mais pessoas a cada dia. Todos os filmes da franquia, incluindo o especial em comemoração aos 20 anos de Harry Potter, estão disponíveis no HBO Max.

Quer conhecer? Confira o trailer do terceiro filme de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, que estreia no dia 14/04 no Brasil.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​