Craques de várias áreas realizam palestras e oficinas para 10ª Jornada de Comunicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Vinícius Antunes
09/11/2022 às 17h

O coordenador da Escola de Comunicação Tchiago Inague abre o primeiro evento presencial depois da pandemia (Foto: Lab Foto)

Craque que é craque, joga em qualquer lugar, inclusive no campo da comunicação. Nos dias 07 e 08 de novembro, a Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste recebeu vários jogadores de peso em seus laboratórios e auditórios para a 10ª Jornada de Comunicação.

Os dias que marcaram o retorno presencial de eventos após a pandemia de Covid-19 renderam bons lances, marcações e jogadas dos profissionais convidados. Foram dez especialistas em diferentes áreas da comunicação, com palestras, oficinas e boas conversas com os estudantes.

A professora Giselle Tomé, coordenadora de eventos da Escola, conta que se sentiu realizada e feliz com o resultado do evento, por conta do envolvimentos dos alunos e do aprendizado que cada um adquiriu durante o processo. Reencontrar antigos alunos, agora na posição de palestrantes, é gratificante para ela. “Eu acho um máximo ver os ex-alunos no mercado de trabalho e agora retornando em uma posição bem privilegiada”.

Início da partida

O primeiro dia rendeu um bom papo com os quatro palestrantes convidados da noite. O bate-bola inspirou os alunos e mostrou diferentes áreas que os futuros comunicadores podem seguir.

A aluna do 6º termo de Publicidade Maria Fernanda Tenório, além de participar como ouvinte, ficou responsável pela divulgação do evento em conjunto com sua turma, sendo esse o Projeto Integrador da sala. Ela conta que foi um desafio, pois precisou colocar em prática o que aprendeu nas aulas em um evento real, uma grande responsabilidade. Mafer explica que apesar das dificuldades, a organização de cada detalhe contribuiu para o resultado positivo. “No final tudo foi realizado como planejado e, receber elogios e devolutiva boas, fez todo o processo e as dores de cabeça valerem a pena”, avalia.

A primeira palestrante a entrar em campo na noite foi Ana Germano. A publicitária é Head de Mídia Digital na Agência Audi e mostrou a importância dos dados na internet. Ela conta que ficou nervosa com o convite, pois há oito anos era ela que estava na plateia como ouvinte. Para ela, os dados são o futuro da profissão e a comunicação deve cumprir seu papel de construção da sociedade. “A comunicação precisa ser cada vez mais democrática”, afirma.

Passando a bola para a segunda convidada, Carolina Mussolini contou a história de como um vídeo no TikTok mudou completamente sua carreira. A jornalista e especialista em Marketing e Cooperativismo postou um vídeo sobre sua área de atuação sem pretensões na rede social, o que não imaginava é que isso a proporcionaria ser palestrante em um evento internacional. Para ela, a comunicação é 360º, o profissional deve observar tudo o que ocorre ao seu redor e ter um objetivo, mas sem se limitar a nada. “O poder da comunicação pode nos levar onde quisermos”.

Com um lance perfeito, Leandro Nigre recebe o desafio de explicar o poder da redação. Especialista em Mídias Digitais e Impressa, ele afirmou que o jornalismo não se faz somente em uma redação, mas sim, na rua, em contato com as pessoas. “Ouvindo histórias, olhando no olho das pessoas e conhecendo a realidade que nós conseguimos fazer a transformação”. Relata que ficou feliz em ter conversado com os estudantes e que essa troca com os alunos é muito enriquecedora, pois sempre há conhecimento a ser compartilhado em ambos os lados.

Por fim, matando no peito, João Corazza, responsável por trazer 10 Leões para o Brasil no Festival de Cannes, contou que não imaginava chegar tão longe. Para ele, o ideal é nunca chegar em um local confortável, pois dessa forma o profissional sente-se acomodado e para de inspirar outras pessoas. “É só uma colheita do meu trabalho que estou plantando”, destaca. No fim, ele espera que essa conversa com os estudantes tenha inspirado e gerado novas sementes na comunicação.

Ana Germano
Carolina Mussolini
Leandro Nigre
João Corazza

Apito final

O segundo dia contou com a presença de seis craques da comunicação, com oficinas dos mais variados temas ocorrendo simultaneamente. Os estudantes tiveram a oportunidade de conversar cara a cara com profissionais especialistas em suas áreas, além de ter um contato mais próximo com figuras já conhecidas por seu trabalho. Os jogos da noite foram:

  • Bárbara Benites X Gerenciamento de Crise;
  • Bruno Salgueiro X Defesa Criativa;
  • Carla Moreno X Apresentação em TV;
  • Giovana Cabral X Redação Criativa;
  • Leonardo Lepre X Futurologia e Coolhunting;
  • Rodrigo Castelhano X Food Stylling.
Rodrigo Castelhano
Bárbara Benites
Bruno Salgueiro
Giovana Cabral
Carla Moreno
Leonardo Lepre

Rodrigo Castelhano, fotógrafo especializado em gastronomia, mostrou as técnicas de fotografia gastronômica, um mercado que, segundo ele, vem crescendo a cada dia. Para Castelhano, fotos de alimentos são o futuro na área, pois todos os negócios precisam de boas imagens feitas por profissionais e, no meio alimentício, as possibilidades são grandes. “A parte visual é muito importante para qualquer negócio”, afirma.

Já a jornalista e apresentadora da TV Fronteira, Carla Moreno, mostrou técnicas e experiências que adquiriu ao longo dos anos, tanto à frente das câmeras, quanto nos bastidores como editora-chefe do jornal. Ela acredita que com o aumento do uso da internet e a migração de emissoras para o meio, o telespectador recebe notícias com maior checagem, apuração e com linguagem adequada a cada meio. “Quem recebe a informação só tem a se beneficiar”, finaliza.

Toda a divulgação dos dois dias da 10ª Jornada de Comunicação foi realizada pelos alunos do 6º termo de Publicidade e Propaganda, como Projeto Integrador das disciplinas estudadas. Esses alunos arrasam, não é mesmo?

Outros conteúdos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​