Vinícius Antunes
09/11/2022 às 17h
Craque que é craque, joga em qualquer lugar, inclusive no campo da comunicação. Nos dias 07 e 08 de novembro, a Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste recebeu vários jogadores de peso em seus laboratórios e auditórios para a 10ª Jornada de Comunicação.
Os dias que marcaram o retorno presencial de eventos após a pandemia de Covid-19 renderam bons lances, marcações e jogadas dos profissionais convidados. Foram dez especialistas em diferentes áreas da comunicação, com palestras, oficinas e boas conversas com os estudantes.
A professora Giselle Tomé, coordenadora de eventos da Escola, conta que se sentiu realizada e feliz com o resultado do evento, por conta do envolvimentos dos alunos e do aprendizado que cada um adquiriu durante o processo. Reencontrar antigos alunos, agora na posição de palestrantes, é gratificante para ela. “Eu acho um máximo ver os ex-alunos no mercado de trabalho e agora retornando em uma posição bem privilegiada”.
Início da partida
O primeiro dia rendeu um bom papo com os quatro palestrantes convidados da noite. O bate-bola inspirou os alunos e mostrou diferentes áreas que os futuros comunicadores podem seguir.
A aluna do 6º termo de Publicidade Maria Fernanda Tenório, além de participar como ouvinte, ficou responsável pela divulgação do evento em conjunto com sua turma, sendo esse o Projeto Integrador da sala. Ela conta que foi um desafio, pois precisou colocar em prática o que aprendeu nas aulas em um evento real, uma grande responsabilidade. Mafer explica que apesar das dificuldades, a organização de cada detalhe contribuiu para o resultado positivo. “No final tudo foi realizado como planejado e, receber elogios e devolutiva boas, fez todo o processo e as dores de cabeça valerem a pena”, avalia.
A primeira palestrante a entrar em campo na noite foi Ana Germano. A publicitária é Head de Mídia Digital na Agência Audi e mostrou a importância dos dados na internet. Ela conta que ficou nervosa com o convite, pois há oito anos era ela que estava na plateia como ouvinte. Para ela, os dados são o futuro da profissão e a comunicação deve cumprir seu papel de construção da sociedade. “A comunicação precisa ser cada vez mais democrática”, afirma.
Passando a bola para a segunda convidada, Carolina Mussolini contou a história de como um vídeo no TikTok mudou completamente sua carreira. A jornalista e especialista em Marketing e Cooperativismo postou um vídeo sobre sua área de atuação sem pretensões na rede social, o que não imaginava é que isso a proporcionaria ser palestrante em um evento internacional. Para ela, a comunicação é 360º, o profissional deve observar tudo o que ocorre ao seu redor e ter um objetivo, mas sem se limitar a nada. “O poder da comunicação pode nos levar onde quisermos”.
Com um lance perfeito, Leandro Nigre recebe o desafio de explicar o poder da redação. Especialista em Mídias Digitais e Impressa, ele afirmou que o jornalismo não se faz somente em uma redação, mas sim, na rua, em contato com as pessoas. “Ouvindo histórias, olhando no olho das pessoas e conhecendo a realidade que nós conseguimos fazer a transformação”. Relata que ficou feliz em ter conversado com os estudantes e que essa troca com os alunos é muito enriquecedora, pois sempre há conhecimento a ser compartilhado em ambos os lados.
Por fim, matando no peito, João Corazza, responsável por trazer 10 Leões para o Brasil no Festival de Cannes, contou que não imaginava chegar tão longe. Para ele, o ideal é nunca chegar em um local confortável, pois dessa forma o profissional sente-se acomodado e para de inspirar outras pessoas. “É só uma colheita do meu trabalho que estou plantando”, destaca. No fim, ele espera que essa conversa com os estudantes tenha inspirado e gerado novas sementes na comunicação.
Apito final
O segundo dia contou com a presença de seis craques da comunicação, com oficinas dos mais variados temas ocorrendo simultaneamente. Os estudantes tiveram a oportunidade de conversar cara a cara com profissionais especialistas em suas áreas, além de ter um contato mais próximo com figuras já conhecidas por seu trabalho. Os jogos da noite foram:
- Bárbara Benites X Gerenciamento de Crise;
- Bruno Salgueiro X Defesa Criativa;
- Carla Moreno X Apresentação em TV;
- Giovana Cabral X Redação Criativa;
- Leonardo Lepre X Futurologia e Coolhunting;
- Rodrigo Castelhano X Food Stylling.
Rodrigo Castelhano, fotógrafo especializado em gastronomia, mostrou as técnicas de fotografia gastronômica, um mercado que, segundo ele, vem crescendo a cada dia. Para Castelhano, fotos de alimentos são o futuro na área, pois todos os negócios precisam de boas imagens feitas por profissionais e, no meio alimentício, as possibilidades são grandes. “A parte visual é muito importante para qualquer negócio”, afirma.
Já a jornalista e apresentadora da TV Fronteira, Carla Moreno, mostrou técnicas e experiências que adquiriu ao longo dos anos, tanto à frente das câmeras, quanto nos bastidores como editora-chefe do jornal. Ela acredita que com o aumento do uso da internet e a migração de emissoras para o meio, o telespectador recebe notícias com maior checagem, apuração e com linguagem adequada a cada meio. “Quem recebe a informação só tem a se beneficiar”, finaliza.
Toda a divulgação dos dois dias da 10ª Jornada de Comunicação foi realizada pelos alunos do 6º termo de Publicidade e Propaganda, como Projeto Integrador das disciplinas estudadas. Esses alunos arrasam, não é mesmo?