Cultura Game e Comunicação serão debatidas na próxima live

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16/04 às 12h08
Jady Alves

Três convidados falarão sobre suas experiências e o mercado de trabalho do game na comunicação (Foto: Reprodução do Instagram da Escola de Comunicação)

A quarta live da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste vai falar sobre a Cultura Game e a Comunicação. Quer saber como essas áreas se interligam e têm influência uma na outra? Nós vamos te ajudar a entender! 

Para compartilhar experiências e debater, contaremos com a presença do jornalista Leonardo Bianchi, que é apaixonado por competição, youtuber e Pro Player. Também participará o radialista Robson Vicentino, atuante há mais de 13 anos no mercado de entretenimento. Por fim, o terceiro convidado é o internacionalista Célio Guida, que atua como entusiasta do novo marketing. 

Bianchi afirma que, em jogos on-line, a comunicação entre os jogadores é fundamental para a obtenção do sucesso na partida. Além disso, como os games e os esportes eletrônicos estão em mais evidencia, a comunicação serve para a divulgação.  

“A gente tem desde mídias sociais, canal no YouTube, até canal na Twitch. Fazemos uma transmissão com a mesma estrutura ou até mesmo superior a emissora de TV. É muito dinheiro investido para que a comunicação seja adequada e para que o maior número de pessoas seja atingido”, comenta Bianchi. 

“Games e comunicação se conectam pela necessidade de se contar boas histórias”, diz Robson (Foto: Cedida/ Robson Vicentino)

A comunicação sempre parte do princípio de uma história bem contada do interlocutor para o público que vai acompanhar. Os vídeos games não fogem disso. Eles trazem narrativas e histórias que marcam, tocam, que fazem sentido e que trazem algum sentimento positivo na vida das pessoas.  

“A comunicação e o marketing dentro do vídeo game são algo de suma importância. Você precisa fazer com que a tua informação e as tuas histórias cheguem ao grande público, que o teu jogo seja conhecido e que você consiga atingir o máximo de pessoas possíveis”, complementa Robson. 

Dentro de uma empresa de games, um departamento de comunicação e um de marketing são extremamente essenciais para lidar com a comunidade, público jogador, imprensa e com as reclamações no SAC. 

GAME E PROFISSÃO 

A 8ª edição da Pesquisa Game Brasil, que foi realizada em fevereiro de 2021, com 12.498 pessoas, constatou que 75,8% das pessoas entrevistas jogaram mais durante o isolamento social. O aluno do 8º termo de Publicidade e Propaganda, Vinícius Meneguetti, conta que a quarentena trouxe o seu espírito gamer de volta.  

“Quando eu era mais novo, jogava diversos jogos on-line, sabia tudo sobre o mundo dos games, só que acabei perdendo o interesse conforme cresci. Em 2020, pouco mais de um mês que entramos de quarentena, resolvi conhecer um jogo novo que meus amigos chegaram a comentar. Peguei gosto, aprendi, investi em novos equipamentos, fui conhecendo outros jogos. Agora estou super de volta ao mundo dos games”, relata o estudante. 

Leonardo comenta sobre quando decidiu tornar a paixão por games uma profissão. “Tudo o que eu fazia na faculdade era pensando em esportes. Em 2010 cheguei em São Paulo para trabalhar com futebol. Nos primeiros anos eu comecei a fazer alguns campeonatos de FIFA, feira de games e ter um contato maior. No fim de 2019, quando eu estava de saco cheio de futebol, porque me enjoou, porque era sempre igual, porque não tinha um entretenimento ligado ao futebol [no Brasil], eu já estava fazendo muitos campeonatos de esporte eletrônico”. 

“A comunicação está atrelada a qualquer atividade e na cultura game não é diferente”, afirma o jornalista (Foto: Cedida/ Leonardo Bianchi)

SOBRE O BATE-PAPO 

A comunicação vai muito além do que imaginamos. Não é só trabalhar em agências publicitárias ou canais jornalísticos. Tem tantas coisas que podem ser feitas e as pessoas nem imaginam.  

“O mundo dos games é só uma das diversas possibilidades, então acredito que esse debate servirá como divisor de águas na carreira de muitos alunos. Eu mesmo não imaginava um dia estar assistindo um campeonato de Valorant [jogo predileto] sendo narrado por jornalistas também apaixonados por games”, acrescenta Vinícius. 

Robson afirma estar ansioso para conversar com os participantes da live.“Estou com uma expectativa muito boa. Espero que eu possa ajudar algumas pessoas a virem para esse mercado e a inspirá-las de alguma forma com um pouco da minha história. Tem tudo para ser legal.” 

E aí? Vai perder a oportunidade de acompanhar um bate-papo desse? Esperamos você no dia 19 de abril, às 19h, no canal do YouTube da TV Facopp Online. Dessa vez temos novidade: a live também será transmitida pelo Instagram da Escola de Comunicação. 

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