Curso do Estadão de Jornalismo Econômico abre as inscrições

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

22/03/2018 às 11:46 – Atualizado em: 22/03/2018 às 11:54 
Ana Caroline Soares e Karen Ozeldi

Estão abertas as inscrições para o 8º Curso Estado de Jornalismo Econômico. A ação é uma parceria do Grupo Estado com a Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O prazo para se inscrever na seleção vai até o dia 27 de março e devem ser realizado direto no site vagas.com. O programa é gratuito e acontecerá no período de três meses, em tempo integral, de 16 de abril a 13 de julho, na sede do Estadão. Podem participar da seleção estudantes de todo o Brasil que estejam no último semestre do curso de Jornalismo ou que se formaram há dois anos (2016 ou 2017).
 
A primeira etapa do processo será todo online. Os candidatos devem incluir o currículo e a justificativa de interesse no site. Também farão provas de conhecimentos econômicos, português e inglês avançado.
 
Até 75 candidatos passam para a segunda etapa da seleção, em São Paulo. Essa fase acontece dos dias 3 a 6 de abril. Os aprovados terão um dia de atividade no jornal.  Confira!
 
Segundo o Estadão,a turma será formada por 25 focas – apelido dado aos iniciantes na profissão – aprovados na seleção e outros cinco jornalistas que trabalham no Grupo Estado. O programa inclui aulas teóricas de economia com professores da FGV, além de palestras e entrevistas coletivas com importantes nomes da economia e da política nacionais. O último curso contou, por exemplo, com aula magna dada pelo economista-chefe do Itaú Unibanco, Mario Mesquita, e coletiva com o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho.
 
Portal Facopp entrou em contato com a Coordenadora de Desenvolvimento Editorial do Estadão, Carla Miranda. Para ela, a experiência vivida no curso serve como incentivo para o futuro, visto que o aluno vai ver como tudo funciona em tempo  real.
 
A coordenadora alega também que o curso preza pelas pessoas que serão entrevistadas.  “Os focas já entrevistaram pessoas importantes, como o juiz federal Sérgio Moro, o deputado federal Paulo Maluf, e Graça Foster, a ex-presidente da Petrobras, entre outros. E esses nomes contribuem muito na formação dos meninos”, declara Carla.
 
“Temos também uma puxada digital, a gente discute tudo o que você pode imaginar, desde a pauta até a habilidade no site. Estamos fazendo uns cursos diferentes para incluir e assim poder discutir esse aspecto. Os participantes têm um aprendizado muito rico”, defende Carla sobre o desenvolvimento do curso.
 
Carla ainda deixa uma dica para os interessados em se inscrever: “Tem que ser uma pessoa que goste de economia e política, porque as duas estão andando cada vez mais de mãos dadas. Então, é esse o perfil dos focas que queremos e deve acompanhar os noticiários, estar disposto a aprender e  ter  vontade de fazer notícia”, orienta.
 
Para Carolina Mancuzo, coordenadora do curso de Jornalismo da Facopp, é muito importante participar de um evento como esse. “Você tem uma oportunidade de fazer contato diretamente com a grande imprensa pelo Estadão. Ainda é uma possibilidade de tentar uma vaga no jornal”, destaca.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.