Curta-metragem produzido por facoppiano estreia neste sábado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

18/09/2020 às 09:00
Daniel Alvarez

Curta-metragem conta a história de um jornalista que passa pela pandemia em home office (Arte: Marco Vinicius Ropelli/ Reprodução)

Mesmo com estranhamento inicial, as mudanças trazidas pelo período de quarentena devido ao coronavírus também geraram inspirações artísticas. Marco Vinicius Ropelli, aluno do 6º termo de Jornalismo e entusiasta do cinema, aproveitou o momento para produzir o curta-metragem “Home office ou o homem da cabeça de repolho”, que estreia neste sábado (19/09) às 16h15, no canal do Youtube do estudante.

Com 20 minutos de duração, a obra conta a história de um jornalista que passa pela pandemia em home office e como ele lida com questões do ambiente doméstico. “No curta vão ser representados alguns dos momentos que vivi na quarentena, mas não de forma fidedigna. É inspirado no que eu passei e dramatizado a partir disso”, explica Marco.

Por ter produzido o filme inteiro dentro de casa, o estudante diz que foi necessária uma atenção especial no roteiro para trabalhar melhor a limitação espacial. Segundo ele, o curta é pensado justamente para causar uma sensação claustrofóbica aos espectadores, já que o personagem passa o tempo todo em sua residência.

Graduando interpreta o personagem principal no curta-metragem (Foto: Cedida)

A produção em ambiente domiciliar proporcionou ainda participações especiais no curta-metragem: o pai, a mãe e a avó do graduando. “Nós fomos a produção, os atores, cinegrafistas e todo o resto da equipe. Foi assim que comecei a articular os roteiros e rapidamente fizemos o primeiro curta ‘A Holandesa’. Agora temos o ‘Home office ou o homem da cabeça de repolho’, ambos dirigidos por mim.”

Aos que se interessaram pela temática abordada no filme e ficaram curiosos para assistir, Marco deixa o convite para que compareçam a estreia e assistam o curta. “O filme estreia neste sábado, às 16h15, no Youtube. Depois da estreia ele ficará disponível para sempre no meu canal, juntamente com outros títulos, como A Holandesa, Fotorreportagem Circo Dione, Duas Águas e Briga de Reis.”

Além do canal no Youtube, o estudante também divulga seus trabalhos por meio do Instagram e do Facebook.

PAIXÃO DE LONGA DATA

Apesar da recente produção do curta-metragem, a paixão de Marco por dirigir materiais audiovisuais já vem de longa data. Ainda no ensino fundamental, incentivado por sua professora de Educação Artística, Rose Frasca, o graduando atuava em peças teatrais da escola. “Um dia eu e meus colegas pensamos em fazer algo para eternizar essas atuações, pois quando fazíamos o teatro depois de finalizado ele se perdia, só restavam trechos aleatórios que eram gravados por alguém na plateia.”

Com base na ideia, o grupo de amigos produziu o primeiro filme “O Poliglota”, que segundo Marco lembra mais um teatro gravado devido ao pouco conhecimento técnico que tinham na época. “Foi a partir daí me interessei mais pelo cinema, especialmente quando conheci o trabalho do diretor Quentin Tarantino. Então decidi fazer o meu segundo filme ‘Briga de reis’, que soa quase como uma homenagem ao Tarantino, pois pego tudo que ele usa em aspectos cinematográficos e utilizo”, conta.

Depois de se aprofundar ainda mais nas técnicas da sétima arte, o discente conta ter produzido sua terceira obra “Duas Águas”. Segundo ele, os estudos de cinema são autodidatas e feitos com base em videoaulas e análises disponíveis no Youtube, ou até mesmo no próprio ato de assistir filmes com olhar mais crítico.

Por fim, nos últimos dois curtas-metragens produzidos recentemente “A Holandesa” e “Home office ou o homem da cabeça de repolho”, o estudante conta trabalhar melhor a liberdade criativa. “Acho que os curtas são os que melhor trazem a minha essência, o meu pensamento e o meu jeito de fazer as coisas. Eu gosto muito de ambos e espero que todos gostem também”, finaliza.

Veja abaixo o trailer do curta-metragem que estreia neste sábado:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.