Disciplina de Mídia Regional realiza mostra de projetos de inovação e empreendedorismo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso
07/06/2022 às 15h

As apresentações foram um encerramento da disciplina

Já se despedindo da disciplina de Mídia Regional, os alunos do 5º termo de Jornalismo apresentaram projetos de inovação e empreendedorismo na mostra que aconteceu terça-feira (31/05), no Auditório Jacarandá da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste. A matéria, os projetos e a apresentação foram supervisionados e orientados pela professora Giselle Tomé

Tratam-se de trabalhos que contribuam com a mídia da região e que possam de certa forma continuar depois do final do semestre. Giselle explica que o objetivo da mostra é tornar público e tentar convidar pessoas que possam se interessar pelas ideias. “Fazer com que o aluno pense que ele também pode desenvolver um projeto e não ser só um empregado ou contribuir inovando e pensando em alternativas dentro dos novos cenários que vão se desenhando.”

Durante a disciplina, a turma pode entender mais sobre a mídia regional, suas características específicas, mudanças, diferencial, e durante o segundo bimestre desenvolver projetos para agregar ao mercado. A professora realizou atendimentos individuais com os grupos, que apresentaram os resultados na mostra aberta ao público. No total foram oito projetos

Nathália Prado, Rayane Pedroso, Isabella Gomes e Vinícius Antunes – Foto: Abner de Souza

Moons

A aluna Nathália Prado, junto com seu grupo Isabela Gomes, Rayane Pedroso e Vinícius Antunes, pensaram em uma agência de produção de conteúdo para as redes sociais, a Moons. “A nossa proposta é produzir conteúdo para empresas da região e aumentar o engajamento delas para assim promover uma relação de confiança com o público e tornar a empresa conhecida por identificação pessoal e não só produto”, explica. 

Nath conta que apesar da ideia já estar na mente do quarteto antes mesmo da proposta da disciplina, existiam alguns pontos que precisavam resolver, como  logo, nome e o perfil da página, além de entregar resultados dentro do prazo. “Foi algo importante, porque nos fez analisar o contexto regional e levantar pontos que ainda podem ser trabalhados.” Muito legal não é? E o grupo pretende apostar na ideia e continuar.

Vida Plena

Milena Santos, Karina Moreira, Fabiana Vernize e Ágata Vieira – Foto: Abner de Souza

O Vida Plena é uma newsletter com o objetivo de informar sobre assuntos ligados à saúde, mais voltados para mulheres, a fim de que alcance plenitude nas três composições: corpo, mente e alma. Foi produzida pelas alunas Karina Moreira, Ágata Vieira, Milena Santos e Fabiana Vernize.

Fabi conta que a disciplina a ajudou quebrar padrões e até preconceitos com a mídia regional, e conseguir enxergar mais possibilidades. “Eu nunca tive muita esperança, porque tem esse desestímulo de ficar aqui. Com a disciplina eu pude ver que não só existe possibilidade, mas também prosperidade”.

A ideia surgiu de um trabalho do 3º termo feito pela Fabi e a Ágata, quando criaram o design de uma revista, uniram essa ideia com a proposta e apostaram na newsletter por ser algo mais prático para entrega nesse primeiro momento. “A gente pretende sim levar para um projeto maior, talvez um TCC”. Galera criativa, hein?!

RolêCast

Abner de Souza e Sabrina Vansella, o Rodrigo não pode estar presente – Foto: Vinícius Antunes

O Abner de Souza, a Sabrina Vansella e o Rodrigo Gonçalves apostaram em um videocast para conhecer, analisar e divulgar empresas locais de consumo e dar visibilidade aos negócios da região. A principal busca é apresentar locais de lazer e gastronômicos.

“Me surpreendi com a matéria de Mídia Regional, pois esperava algo totalmente teórico, mas com o passar dos dias notei que seria algo mais prático e que temos muitas oportunidades de inovar na região”, comenta Sabrina.  Ela acrescenta também, que todo processo foi importante para mostrar que mesmo sendo estudantes, todos têm capacidade de se tornarem empreendedores. “Isso também evidencia que nem sempre o jornalista precisa buscar um lugar em específico para o mercado de trabalho, mas ele mesmo pode criar o seu próprio espaço no mercado”.

Infelizmente os três moram em cidades diferentes e o projeto ficará em stand-by por enquanto, afinal, a correria do dia a dia está puxada. “Mas nos animamos com a ideia e não pensamos em abandoná-lo daqui para frente”, conclui Sabrina.

Outros projetos apresentados foram:

Programa: Cultura Libras > com o objetivo de produzir conteúdos que possam incluir pessoas surdas no consumo de notícias regionais no setor da Cultura. 

Podcast: Quem faz Prudente > com o intuito de contar histórias de pessoas que atuam de forma expressiva em vários âmbitos como transporte, limpeza da cidade, educação e segurança.

Videocast: PodFalar > voltado para análises das notícias mais importantes da semana, na região do Oeste Paulista.

Produção de conteúdo: Vida de Estudante > apresentação de histórias no Instagram sobre a vida dos estudantes universitários da região. Informar sobre os desafios, dicas de estudo, rotina, trabalho e família. 

Podcast: Comunicast > com o objetivo de trocar experiências entre profissionais da comunicação. Trazer figuras do ramo jornalístico que tenham se graduado na Escola de Comunicação e que atualmente já estejam exercendo profissionalmente. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​