Disciplina do 1º termo faz alunos colocarem mão na massa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

24/04/2019 às 19:11 
Ana Deak, Bianca Móra, Jennifer Figueiredo, Pamêla Bugatti e Sibeli Santos

Arquivo Portal Facopp

Calouros de Jornalismo e Publicidade realizaram a primeira mesa-redonda do ano, abordando o tema “Felicidade”.

  
Para quem deseja ingressar nos cursos de Jornalismo ou de Publicidade e Propaganda, precisa saber que, neste ano, as matrizes curriculares dos cursos sofreram alterações. Uma delas é a nova disciplina “Comunicação em Prática”, que é comum para os dois cursos e vem chamando a atenção, não só dos recém-chegados, mas também dos veteranos.
 
No último dia 17 ocorreu a quarta, de cinco mesas-redondas que foram programadas para esse semestre. Os alunos do 1º termo de Jornalismo e Publicidade estão envolvidos no projeto e desempenham diversas funções nessa mesa-redonda, como na organização do evento, cobertura e criação das perguntas para o debate.
 
Como uma forma de complementar a mesa-redonda, nas duas últimas aulas são desenvolvidas atividades em sala com o tema que foi discutido. As professoras Giselle Tomé e Marilani Vanalli, criam atividades voltadas para a área. Com isso, há mais interação e participação por parte deles.
 
Segundo o docente Homéro Ferreira, os temas para cada mesa-redonda são pensados em conjunto pelos professores do NDE (Núcleo Docente Estruturante), no qual ele participa juntamente com a coordenadora Carolina Mancuzo e os professores Roberto Mancuzo, Giselle Tomé, Maria Luisa Hoffmann, Thaisa Bacco e Fabiana Alves.
 
Essa temática não é nova na Facopp, o formato de mesa-redonda já era usado com os alunos do 7° e 8° termos para preparação para o Enade, mas por conta da mudança na matriz o projeto foi implementado para os alunos do 1º termo, neste ano como uma disciplina.
 
Organização
 
A matéria é lecionada por quatro docentes: Homéro Ferreira, Giselle Tomé, Everton Tomiazzi e Marilani Vanalli. O intuito é produzir mesas-redondas a cada 15 dias. Logo após o debate, os alunos criam uma redação referente ao tema discutido, a fim de garantir um aprofundamento maior.
 
Na primeira mesa-redonda o assunto tratado foi “Felicidade” e contou com a presença de Roberto Mancuzo, Thaisa Bacco e Paulina Paulino.
 
O Sentimento de Pertencimento” foi o assunto do segundo evento, que teve a participação dos integrantes: Débora Avellaneda e Camila Rodrigues Costa.
 
Enquanto o terceiro tema escolhido foi “Feminicídio e Violência Doméstica”, com as seguintes convidadas: Adriana Ribeiro Franco e Mariane Pracânica.
 
Já o penúltimo tema abordado, “Liberdade de Expressão e Imprensa”, contou com participações especiais de: Sérgio Ronchi, coordenador do curso de Direito na Unoeste e o jornalista Murilo Zara.
 
Para compor todo o processo, a sala é dividida em grupos, sendo um para organização, outro para a divulgação e por último, um para fotografar. Desta forma, todos contribuem para realização do projeto.
 
O interessante é que todos os alunos do 1º termo devem estudar sobre o tema que será abordado e produzir questões aos convidados. Apenas no dia em que ocorre a mesa-redonda, seis alunos são sorteados para direcionar as perguntas aos especialistas. Caso dê tempo, a discussão é aberta ao público.
 
Preparação 
 
A Organização tem o cuidado de preparar e capacitar os alunos para realizarem as atividades. “Antes de cada mesa-redonda, eles recebem textos no Aprender e os perfis dos convidados.”, conta o professor Homéro. São os estudantes que ficam responsáveis por entrar em contato com as fontes e reservar o local”.
 
“Os alunos são divididos em grupos para correr atrás das coisas do debate. Os professores apenas dão os nomes dos convidados e o dia que será realizado”, explica Larissa Gonçalves, de 18 anos, aluna do 1º termo de Publicidade. Para ela, a matéria ajuda e aproxima os alunos das funções da comunicação, além de terem um contato maior na parte prática, não ficando apenas em teorias.
 
“O maior aprendizado que a matéria proporciona é o desafio de pesquisar sobre o assunto, pois temos que formular perguntas que gerem discussões”, conta a jovem.
 
O contato com a realidade é o que mais tem agradado os calouros. Assim como Larissa, Maurício Saraiva, de 18 anos, conta que logo no início do curso de Jornalismo, eles adquirem a capacidade de fazerem perguntas, relatórios, falar em público, entre outros. “O mais importante são as vivências, entender e sentir essa experiência”, comenta.
 
“É como se fossemos jornalistas de verdade”, menciona Graziela Moitinho, de 18 anos. A jovem parece admirada com o curso, afinal, quando ingressou ela esperava que fosse ver apenas conteúdos teóricos. “Achei muito legal essa iniciativa da Facopp”.
 
O estudante de Publicidade, Igor Carvalho, de 20 anos, fala sobre o propósito da mudança, com a introdução da nova disciplina: “Aparentemente a intenção é fazer com que a gente comece a desenvolver novas habilidades de comunicação”.
 
Agenda 
 
Se você ficou interessado e quer participar da próxima mesa-redonda, atenção! Ela deve ocorrer no dia 08/05, às 19h, no Auditório Buriti e é livre para todos os públicos. O tema em discussão será “Meio ambiente e Responsabilidade”, com a participação da engenheira ambiental, Leila Sotocorno, e da professora Eliana D’arce Ropelli Rotta.
 
Caso tenha perdido os eventos anteriores, fique tranquilo. Você pode acessar o material no canal do YouTube da Rádio Facopp, e no dia da mesa-redonda, acompanhar ao vivo de onde estiver. Não fique de fora e participe!
 
Sobre a nova matriz
 
A partir de 2019, os alunos de Jornalismo e Publicidade têm uma nova matriz curricular. Nela, eles fazem os dois primeiros semestres juntos com disciplinas práticas que abordam temas da Comunicação. A partir do 3º termo começam a fazer apenas disciplinas do seu curso.
 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​