Docentes apresentam pesquisa em homenagem ao centenário de Prudente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

04/09/2017 às 08:22 – Atualizado em: 04/09/2017 às 09:14 
Leandro Nogueira

Leandro Nogueira

A pesquisa é fruto do TCC desenvolvido pelos docente ainda alunos da Facopp

 
Os ex-alunos e agora professores da Facopp, Luiz Dale e Tchiago Inague, apresentaram semana passada (31/08), uma pesquisa em homenagem ao Centenário Prudentino. O trabalho fruto de um TCC, orientado pela professora Thaísa Bacco, rendeu um documentário vencedor, na categoria vídeo, do Mapa Cultural Paulista 2011. Também ganhou o Prêmio Benjamin Resende 2012, além de ser  capítulo de um livro sobre a cidade e ter a publicação de um artigo em revista científica.
 
A pesquisa exposta na 2ª Semana de História, intitulada “Presidente Prudente em 100 anos de História”, teve como objetivo resgatar a memória de mais de 80 anos sobre as salas dos cinemas da cidade. O estudo foi feito por meio de informações publicadas na época e entrevistas com os moradores e pessoas que vivenciaram aquela época. “Nós ficamos mais de vinte dias no museu coletando em todos os jornais da cidade tudo que tinha relacionado ao cinema”, explica o professor Luiz Dale.
 
A versão de trinta minutos do documentário “Era uma vez…” editada e divulgada para o Mapa Cultural, foi exibida durante a palestra. “Aprendi coisas que não conhecia sobre a cidade e que se essa pesquisa não fosse realizada teríamos perdido”, conta  historiadora Érica Gomes, que assistiu a palestra.
 
Para o pesquisador Luiz Dale, o que mais chamou atenção na coleta de dados foi que entre as décadas de 70 e 80, quatro salas de cinemas somavam mais de quatro mil poltronas em uma cidade de 90 mil habitantes. “Realmente foi um elemento definidor na formação cultural daqui da cidade. As pessoas iam muito ao cinema” destaca.
 
O professor Tchiago Inague, explica que os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) precisam contribuir e serem visíveis para a sociedade e não apenas ficar na esfera acadêmica. “É preciso entender que um trabalho bem divulgado tem uma maior possibilidade de ser contemplado, esse que executamos é um exemplo claro disso”, afirma o docente.
 
A professora Thaisa Sallum Bacco, orientadora da pesquisa, destaca que o documentário tem repercussão até hoje, por conta da qualidade técnica e estética do filme e seu teor de relevância cultural. “Foi algo importante recuperar este momento para a cidade, pois na época tudo acontecia em volta do cinema”, diz.
 
Além dos professores facoppianos Luiz e Tchiago, o TCC intitulado “Câmaras Escuras e Pensamentos Filmados: A Descoberta dos Cinemas Prudentinos” teve como integrantes, as jornalistas Lívia Tadioto, Mayne Santos e Renata Negrão.
 
“Como pesquisador e como integrante desse grupo de jornalistas, o maior prêmio que a gente pode receber é que esse trabalho seja visto e reconhecido pela sociedade”, finaliza Luiz Dale.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​