Documentário Estrela da Manhã ganha Prêmio Margarida de Prata da CNBB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso
24/11/2022 às 8h

Membros do grupo responsável pelo filme e a professora doutora Thaisa Bacco. João Lucas Martins, o quinto integrante, não pôde estar presente por questões de trabalho – Foto cedida: Equipe Estrela da Manhã

O Trabalho de Conclusão de Curso dos jornalistas Marco Vinicius Ropelli, João Lucas Martins, Vinícius Coimbra, Letícia Petile e Victória Domingos, o videodocumentário Estrela da Manhã, segue sendo reconhecido. De fruto de um TCC, o filme se tornou uma produção audiovidual reconhecida profissional e academicamente ao conquistar o Prêmio Margarida de Prata, na categoria cinema como longa-metragem. A premiação é concedida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A cerimônia foi realizada na TV Evangelizar em Curitiba (PR) e a transmissão do evento ocorreu por um pool de nove emissoras televisivas em rede nacional, que foi ao ar na noite de ontem (23/11).

“Recebemos o Margarida de Prata, nesta 54ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB, como um Oscar mesmo. Primeiro porque o documentário que produzimos, e que venceu como longa-metragem, foi desenvolvido no período da pandemia e, segundo, porque é uma premiação muito tradicional, com concorrência de produtores audiovisuais de todo o país”, destaca a professora Thaisa Bacco.

O filme retrata a história e legado do Monsenhor Domingos Chohachi Nakamura, que dedicou sua vida à religião católica, tornando-se sacerdote e, posteriormente, missionário.

Monsenhor Nakamura é o primeiro missionário católico japonês no Brasil. Morou em Álvares Machado de 1928 até sua morte em 1940. Pode se tornar o primeiro japonês não mártir canonizado pela Igreja Católica. A ele, são atribuídos diferentes milagres e graças recebidas por devotos.

O documentário Estrela da Manhã traz entrevistas com 21 fontes. Dentre eles, Dom Ettore Capra, postulador da causa de beatificação do monsenhor Nakamura no Vaticano, na Itália, e o padre João Batista Aoki, estudioso da história do missionário, que mora em Tóquio, no Japão. Ao todo, foram 19 horas gravadas, que resultou num filme de 2 horas de duração. O filme, que já tem mais de 6 mil visualizações, pode ser assistido na íntegra no canal do YouTube da TV Escola Unoeste.

Foi trabalho tinha sido classificado como finalista do Prêmio Margarida de Prata no dia 24 de julho.

Superação

Segundo Vinícius Coimbra, a intenção sempre foi entregar o melhor trabalho possível, mesmo que isso significasse passar noites sem dormir, mas a proporção que tomou e todo o espaço que o documentário conquistou o surpreende. “É um prêmio que significa muito, muito trabalho, muita dedicação. Uma sensação de vitória”.

Marco Ropelli, também membro da equipe, reconhece essa classificação como mérito de cumprir da melhor maneira os objetivos descritos no projeto e a ideia de contar através de um videodocumentário a jornada heroica de um missionário do interior do Brasil.

“O motivo de nós termos conseguido o prêmio é um conjunto do trabalho de pesquisa jornalística muito aprofundada e cuidadosa, e um trabalho cinematográfico e estético também louvável, que toda equipe colaborou para que acontecesse”, avalia Marco.

Ambos contam que a viagem para gravação do prêmio foi muito boa, uma oportunidade de conhecer a cidade e a sede da TV Evangelizar que abriu as portas para um reconhecimento maior do trabalho. Vinícius afirma que se sentiram muito bem acolhidos, tiveram um dia muito especial. “A cerimônia foi belíssima, guiada de uma maneira espetacular pela equipe da TV e não tenho dúvidas de que as pessoas gostaram”, completa Marco.

Thaisa aponta que, como orientadora, já sabia que o TCC resultaria em um trabalho diferenciado, porque é fruto de um processo e de muito comprometimento do grupo.

“Por isso, ver este filme ter esse reconhecimento é como um trampolim para se lançar em outras experiências inovadoras e responsáveis, em defesa do bom jornalismo”.

Prêmio Margarida de Prata

“É um prêmio muito relevante para a comunicação brasileira, muito relevante para a arte cinematográfica brasileira, especialmente para divulgação da comunicação pastoral religiosa”, avalia Marco.

Esta foi a 54ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB, que tem o objetivo de oferecer reconhecimento da Igreja Católica Apostólica Romana ao trabalho de profissionais da comunicação que apresentam trabalhamos a favor do próximo e do anúncio do Evangelho. A premiação contempla sete categorias e seus troféus próprios:

  • CINEMA com o prêmio Margarida de Prata;
  • TELEVISÃO com o troféu Clara de Assis;
  • IMPRENSA com Dom Hélder Câmara;
  • RÁDIO com Microfone de Prata;
  • TESES E DISSERTAÇÕES com Papa Francisco;
  • PASTORAL DA COMUNICAÇÃO com Kerigma; e
  • INTERNET.

Outros reconhecimentos

O Estrela da Manhã foi lançado publicamente no dia 08 de novembro de 2021, no Teatro César Cava, para finalizar o ciclo de formação dos alunos no curso de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste. O material está hospedado no canal do Youtube: TV Escola Unoeste.

Na sequência, o filme foi também transmitido pela TV Evangelizar, pertencente à Associação Evangelizar é Preciso, mantida pelo Padre Reginaldo Manzotti, com sede em Curitiba, em quatro episódios nos dias 21 e 28 de maio e 04 e 11 de junho de 2022.

Além disso, o videodocumentário também foi finalista do XXVIII Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação), organizado pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) da região Sudeste.

Transmissão da Prêmio

A cerimônia de premiação foi transmitida no dia 23/11, nos seguintes canais e horários:

  • TV Evangelizar – 20h
  • TV Imaculada – 20h
  • TV Pai Eterno – 21h
  • TV Rede Século 21 – 21h
  • TV Aparecida – 21h
  • TV Horizonte – 21h
  • TV Nazaré – 21h
  • TV Canção Nova – 23h

Caso não tenha acompanhado, você ainda pode assistir no dia 27/11, às 23h, pela TV Rede Vida.

Se ainda não conhece o Estrela da Manhã, confira o documentário completo:

Parabéns ao profissionais e a professora Thaisa pelo desempenho, pelo esforço e dedicação em levar o jornalismo e o nome da Escola de forma tão brilhante e cuidadosa.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​