Documentário “Estrela da Manhã” será exibido pela TV Evangelizar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso e Vinícius Antunes
19/05/2022 ÀS 13h30

O filme é fruto de um trabalho de conclusão de curso (TCC) – Foto cedida: Equipe Estrela da Manhã

O documentário “Estrela da Manhã”, fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo, será exibido pela TV Evangelizar durante quatro sábados a partir do dia 21 de maio. O trabalho foi produzido pelos egressos da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste: Marco Vinicius Ropelli, João Lucas Martins, Vinícius Coimbra, Letícia Petile e Victória Domingos, sob a orientação da professora doutora Thaisa Bacco.

A produção foi lançada no dia 8 de novembro de 2021, no teatro César Cava em Presidente Prudente, e está hospedado no canal no YouTube da TV Escola Unoeste, onde conta atualmente com 4,6 mil visualizações. 

Estrela da Manhã”

Com quase duas horas de duração, o filme retrata a história e legado do Monsenhor Domingos Chohachi Nakamura, que dedicou sua vida à religião católica, tornando-se sacerdote e, posteriormente, missionário. O nome “Estrela da Manhã” é inspirado na padroeira do Japão, Nossa Senhora Estrela da Manhã, por quem Monsenhor Nakamura tinha grande devoção.

Foram mais de 600 gigabytes de conteúdo (22 horas de gravação bruta) e 21 entrevistas. O trabalho contou com muita dedicação, tempo e responsabilidade.

Um dos documentaristas, Vinícius Coimbra, que atuou como repórter, conta que, assim como todo o grupo, está muito feliz com a conquista e com a proporção que o trabalho tomou em seis meses de lançamento. Ele relembra que, durante todo o processo, foi necessário a dedicação máxima de cada envolvido para que desse certo, afinal, desde as imagens à trilha sonora, toda produção é autoral.

Para o Vinícius, não houve momento fácil. “Parece clichê, mas é verdade. Desde a parte teórica, antes de partirmos para a prática, demandou muito esforço”. Porém, a sensação de alívio e orgulho ao ver tudo pronto e levar o nome da universidade supera qualquer dificuldade que tiveram durante o processo.

Já para a professora Thaisa Bacco, o maior desafio foi o período de pós-produção. “Como a pesquisa foi muito bem realizada, coletamos muitas informações, arquivos e excelentes entrevistas. Organizar tudo isso e cuidar da estética da pós-produção num tempo curto foi bem difícil”, conta a orientadora.

De acordo com Vinicius, além do bom desempenho do grupo em suas funções e ajudando um ao outro, a orientação de Thaisa foi uma peça-chave para que tudo acontecesse. Para a docente, essa oportunidade é o reconhecimento de um trabalho realizado com muita dedicação e empenho.

“Ver os orientandos saírem da faculdade de Jornalismo com um filme pronto para exibir numa emissora tão conceituada é um orgulho para mim, como orientadora”, declara Thaisa.

Metas e conquistas

O roteirista, diretor e editor do documentário, Marco Ropelli, refere-se à experiência como algo engrandecedor. O “Estrela da Manhã” é o 13º filme em que participa, contando com longas e curtas de ficção e documentais.

“É impossível você passar por um ano e meio de pré-produção, produção e pós-produção sem que você reveja seus paradigmas e aprenda muita coisa com outras pessoas e, às vezes, consigo mesmo”, garante Marco.

O jornalista relata que não se faz um trabalho desse tipo pensando em acabar ali no lançamento, a dúvida sempre paira: “o quanto ele é bom para manter-se na posição de relevância que queremos?”, já que as metas são sempre altas. Até o momento, os egressos não haviam procurado alguma emissora para a possível transmissão do documentário. “É muito mais interessante quando acontece uma surpresa, todo mundo gosta de surpresas”, comenta Marco brincando.

Além da transmissão, o “Estrela da Manhã” está inscrito em vários concursos e é finalista do XXVIII Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação), organizado pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) da região Sudeste.

O grupo tem metas também de legendar o filme em outras línguas para ser exibido em outros países e, de acordo com Thaisa, já foi sugerido a tradução para o japonês e italiano.

Vinícius Coimbra, Victória Domingos, João Lucas Martins, Thaisa Bacco, Marco Ropelli e Letícia Petile no lançamento do videodocumentário em novembro de 2021 – Foto cedida: Equipe Estrela da Manhã

TV Evangelizar

A rede de televisão brasileira de cunho religioso TV Evangelizar pertence à Associação Evangelizar é Preciso, mantida pelo Padre Reginaldo Manzotti, com cede em Curitiba, capital do Paraná.

Está presente em 19 capitais de estados e em mais de 1.300 municípios em canal aberto e/ou a cabo pela TV. Com mais de 16 milhões de visualizações na TV e Rádio, conta também com 1.600.000 downloads do aplicativo pelo mundo, além de mais de 5 milhões de pessoas que acompanham pelas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.

A coordenadora de Jornalismo da TV Evangelizar, Cida Bacaycôa, conta que conheceu o documentário através de uma publicação da Diocese de Presidente Prudente falando sobre o trabalho.

“Nossa TV é uma TV com princípios cristão, educacional e cultural, sempre estamos pesquisando materiais que levem uma mensagem de exemplo relevante, de uma pessoa, de um coletivo que traga uma mensagem construtiva para sociedade. O documentário ‘Estrela da Manhã’ conta a história de um homem que mudou a vida das pessoas por onde caminhou, levando a mensagem de Jesus Cristo”, explica.

De acordo com Cida, a meta da TV é levar uma mensagem de altruísmo, de igualdade e caridade. Contar a história do Monsenhor Nakamura traz elementos de persistência, fé, de união. “Sabemos que há uma identificação com nosso público”, afirma.

O documentário será transmitido em quatro episódios nos dias 21 e 28 de maio e 04 e 11 de junho (sábados), às 20h30.

“Agradecemos demais a Unoeste, ao cineasta diretor do documentário Marco Vinicius Ropelli e toda a equipe do documentário pelo trabalho primoroso, feito com cuidado e respeito”, conclui a jornalista.

Ainda não viu o videodocumentário “Estrela da Manhã” e não pode esperar até sábado? Então, não perca mais tempo e acompanhe a história do Monsenhor Nakamura no vídeo abaixo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​