Dois trabalhos da Escola de Comunicação são finalistas no Expocom nacional 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Ana Laura Rena, Rayane Pedroso e Sara Sant`Anna Silva
06/06/2022 às 16h

Logo Intercom 2022 – Imagem: Portal Intercom

Após as apresentações de sete trabalhos feitos por alunos da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste na Intercom Sudeste 2022, de 26 a 28 de maio em Poços de Caldas/MG, dois trabalhos venceram a etapa regional e foram classificados na Expocom nacionais, onde irão competir com projetos de todas as regiões do país.

O 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será organizado pela Universidade Federal da Paraiba – UFPB de 5 a 9 de setembro de 2022, e terá como tema “Ciências da Comunicação contra a desinformação“. O maior congresso da área reúne em torno de 3,5 mil pessoas desde 1977, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da comunicação.

Veja os trabalhos finalistas: 

Nossa oferta

Classificado pela categoria Documentário jornalístico e grande reportagem em vídeo e televisão, o Nossa Oferta foi produzido durante o 7º termo de Jornalismo dos alunos Letícia Petile, Marco Ropelli, Victoria Domingos, Vinicius Coimbra, Matheus Santiago, Jõao Lucas Martins, Bianca Alves, Karoline Kol e Noemi do Prado, para a disciplina de Documentário lecionada pela professora Thaisa Bacco.

A abordagem do filme foca nas visões divergentes a respeito do benzimento e você pode conferir no canal do YouTube TV Escola Unoeste, clicando aqui.

Recém-formada, Letícia Petile esteve nas apresentações regionais e conta que a experiência valeu muito a pena. “Tivemos várias palestras, com profissionais renomados dentro da comunicação, como a jornalista Cristina Serra. Além disso, os alunos também podiam escolher as oficinas que desejavam frequentar, no meu caso, me inscrevi na de marketing pessoal”. E claro, que não só pela classificação, mas a viagem foi marcante e rendeu muitos cliques. “A oportunidade de conhecer um pouco de Poços de Caldas também foi inexplicável, é de longe a cidade mais bonita e fotogênica que já estive até hoje”.

As expectativas para o nacional estão altas, além de já estar se preparando para uma boa apresentação do Nossa Oferta, agora serão cinco dias e a Letícia espera ter mais tempo também para desfrutar dos momentos oferecidos, palestras e oficinas. “E claro, poder turistar um pouco por João Pessoa e conhecer a cultura paraibana, pois será minha primeira vez visitando o nordeste”.

WikiPet

O WikPet foi classificado na categoria site, já que se trata de um website desenvolvido em projeto interdisciplinar, de forma colaborativa, pelos alunos do 2º termo de Jornalismo e Publicidade de 2021. O site trata de diferentes aspectos do mundo pet e você pode conferir no link: http://sites.unoeste.br/wikipet/

Quem representou a turma na Intercom Sudeste, foi a aluna Giovana Cunha. “Minhas expectativas foram superadas. O Intercom é gigante, um congresso que só vem agregar na minha vida como aluna. É uma experiência de imersão de 72 horas que é válida para o resto da vida”, conta. 

Giovana destaca que o network foi um dos maiores ganhos da viagem, onde puderam conhecer outras pessoas e trocar experiências. “Isso me fez voltar cheia de ânimo para levar o nome da Escola de Comunicação Unoeste ainda mais longe, pois lá vi o quanto temos professores e uma estrutura incrível”.

“Eu já zerei a vida indo para o nacional, mas a expectativa é que o Wikipet seja o campeão na categoria website”, brinca a estudante. O que prevalece no coração da Giovana é um misto de expectativa e ansiedade, vendo a programação com grandes nomes do jornalismo e oficinas muito interessantes da área de comunicação.

A professora Thaisa irá acompanhar a viagem e, além de orientadora dos dois trabalhos finalistas, também é pesquisadora  e associada da Intercom.

“Avalio trabalhos de outras regiões do país. Sei que a concorrência é grande e são muitos bons trabalhos nesse imenso Brasil. Só de serem finalistas na categoria, ficarem entre os cinco melhores, já é uma conquista. Ser o primeiro significa que estamos no caminho certo. Ganhamos mais que um prêmio, mas a segurança de continuar nesse caminho: consistência teórica e prática, experimentalismo e excelência técnica”, reflete Thaisa.

Ela destaca que os alunos ganham não só o certificado da Intercom, que representa muito, mas também a oportunidade de ter o trabalho circulando o cenário de toda América Latina e ser reconhecido pelos pares. “O apoio da universidade é fundamental, e não só o financeiro, mas a confiança e o reconhecimento do trabalho”, conclui.

Saiba o que as vencedoras falam sobre o incentivo dos professores da Escola de Comunicação e da Unoeste:

“Eu me sinto acolhida pela Unoeste desde do primeiro termo de jornalismo. O professor Tchiago Inague na coordenação do curso vem fazendo a chama da comunicação reacender em cada um de nós. A professora Thaisa me apoiou em todo processo como orientadora e ela e Tchi acreditavam mais em mim que eu mesma. Também contei com apoio e carinho de todos os professores. Com a classificação, já estamos a todo vapor, para próxima etapa em João Pessoa, e os professores já se colocaram à disposição para ajudar”

Giovana Cunha

“A professora Thaisa Bacco, do qual foi minha supervisora em ambos os trabalhos em que fui finalista, bem como o “Nossa Oferta”, documentário premiado no congresso, sempre foi persistente desde a etapa de inscrição, envio de artigos, aprovação para a apresentação e até mesmo na organização da viagem. O coordenador Tchiago Inague também foi uma peça-chave para que essa viagem acontecesse. É muito bom, como aluna, saber que podemos contar com profissionais dentro da faculdade que incentivem a levar nossos trabalhos para outras regiões do país”.

Letícia Petile
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​