Dorinho Bastos promove debate sobre as origens da criatividade

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11/05/2017 às 22:00 – Atualizado em: 11/05/2017 às 22:44 
Sandra Prata e Simone Ramos

Wesley Murici

Imagem Notícia
Palestrante analisa cartuns e propagandas para mostrar inspiração por trás de cada peça

Com análises e reflexões sobre a importância dos cartuns para a comunicação, Dorinho Bastos iniciou a quinta-noite de palestra (11/05) da 22ª Semana de Comunicação. Com o tema “Cartuns na publicidade” e um bate-papo descontraído, ele contou sobre suas experiências na carreira publicitária e acadêmica. Além de cartuns, apresentou também toda a história e referências utilizadas na produção e no desenvolvimento de algumas peças de seu portfólio.
 
Dorinho discorreu sobre a importância da mente criativa para o exercício da profissão e trouxe uma breve contextualização da origem da criação, que já era citada desde a época de Platão. Sobre a sua própria fonte de criação, o palestrante conta que um de seus principais temas de inspiração são sátiras relacionadas à propaganda e a política do cenário atual brasileiro. A criatividade nas marcas e propagandas também foi um dos temas citados pelo cartunista durante a palestra.
 
Sobre o mercado de trabalho para esta área, Dorinho frisa que é necessária dedicação e esforço para conseguir se realizar na profissão. “Cartum é tão importante quanto fotografia, é imagem, e para a comunicação isso é essencial”. Ele ressalta também que as evoluções tecnológicas são de grande auxílio para a divulgação e o aperfeiçoamento de cartuns. Entretanto, não costuma utilizar de ferramentas digitais para a realização de seus trabalhos. “Sou cartunista antigo, uso papel e caneta, mas, para os jovens, é interessante que tenham conhecimento desse tipo de método, conciliar a criatividade com a tecnologia é perfeito”.
 
 “A criatividade ensina-se?”
 
Na visão do cartunista, não se ensina e nem se nasce criativo, é tudo questão de desenvolver habilidades e repertórios. “Criatividade é exercício, o que você pode fazer é estimular e incentivá-la, buscar referências”.
                                                 
Com uma bagagem de 42 anos, Dorinho, que possui em seu currículo ESPM, Rede Globo, entre outros, garante que existem dois tipos de criatividade. “Têm aquelas pessoas que possuem boas ideias, mas não têm habilidades com desenho e aquelas que têm habilidade com desenho, mas não conseguem ideias tão criativas. É importante encontrar uma mescla disso, por esse motivo é comum, principalmente fora do Brasil, cartunistas que assinem seus trabalhos em dupla”.
 
Ele garante que uma das principais características para um bom profissional é estar sempre atento ao cotidiano em que vive. “Isso ajuda a criar um conceito e a partir disso uma linha de comunicação que faz com que você trabalhe em cima do dia a dia”, afirma.
 
Concepções
 
Segundo a professora Mariângela Fazano, Dorinho apresentou a comunicação de uma forma mais prática invés de apenas com teoria. “Para os alunos, acredito que acrescenta muito conteúdo, ouvir alguém falar sobre um tema que faz parte do seu cotidiano, algo diferente do que é feito no conteúdo, recicla a mente e traz informação”.
 
Ana Carolina Mariano, do 2° termo de Publicidade e Propaganda, conta que o que mais chamou atenção foi a experiência, a bagagem e a paixão do palestrante pelo que faz despertou a atenção. “Ele tem uma criatividade nata e me interessou o fato dele tratar com humor as coisas”.
 
Já para a estudante do 7° termo de Publicidade e Propaganda, Bárbara Teixeira, o que mais chamou atenção foi dinâmica do palestrante e o fato de trazer vários exemplos e explicou cada um deles. Segundo ela, isso fez com que a palestra se tornasse leve e diferente. “Vi que criatividade não tem um manual, cada um tem sua forma de criar”.
 
“Vou levar para a vida a riqueza cultural e a preocupação com o processo de criação. É algo que a tanto tempo é pensado no sentido de como funciona e até hoje não temos essa resposta”, conta o futuro jornalista Adriano Batista do 3° termo de Jornalismo. Ele admite que o interesse pela palestra da área publicidade surgiu quando percebeu o fascínio de Dorinho pelo desenho. Para ele, a relação dos cartuns com o jornalismo surge devido à base crítica de acontecimentos diários.
 
A Semana de Comunicação está chegando ao fim, mas calma que ainda tem mais. Amanhã (12/05), às 19h, acontecem as palestras do jornalista Paulo Trevisani, no Auditório Buriti, e do publicitário Cirilo Dias, no Auditório Azaleia. Para encerrar, tem o workshop de fotografia 360°, ministrado pelo professor Rubens Cardia, no Laboratório de Fotografia, também às 19h. Não percam!
  

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