Drielly Pinotti relata atuação fora do eixo Rio-São Paulo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

07/10/2020 às 12:30
Heloísa Lupatini, especial para o Portal Facopp

Além de explicar como funciona a comunicação no Mato Grosso, Drielly contou aos ouvintes como passou a gostar da área política (Foto: Captura de Tela)

A missão de encerrar o segundo dia de palestras da Digitalk- Semana de Comunicação 25 anos Facopp foi da jornalista Drielly Pinotti. A apresentação trouxe o tema Comunicação fora do eixo Rio-São Paulo” e ocorreu nesta terça-feira (06/10). Assim como todo o evento, a conversa aconteceu por meio de uma live, com transmissão no canal da TV Facopp Online, no YouTube.

Drielly trabalha desde 2014 na cidade de Primavera do Leste, município a cerca de 250 km da capital Cuiabá, no Mato Grosso. Durante o bate-papo, ela contou que após concluir a graduação surgiu a oportunidade de ir para a cidade e trabalhar com o jornalismo impresso, em um veículo diário local. Ao se mudar, a jornalista lembra que enfrentou alguns desafios,  um deles foi a falta de experiência na área impressa. Nesse período, outras dificuldades surgiram, como a de construir uma rede de fontes e trabalhar na editoria policial.

Aos espectadores, Pinotti relatou que o mercado da comunicação no Mato Grosso é muito exigente e que existe a procura por profissionais capacitados. “É um estado que está em franco desenvolvimento, um local que tem muitas oportunidades, pois nem todos os comunicólogos vêm desbravar. A região ainda tem muitas coisas para serem descobertas.”

A ex-facoppiana ainda pontuou que a maior diferença sentida por ela teve relação com desempenhar várias funções dentro da redação, porém isso a possibilitou um aprendizado que talvez, segundo ela, não teria conseguido caso tivesse ficado em São Paulo.

Hoje, Drielly trabalha como assessora de imprensa do município, além disso, participa na elaboração de campanhas políticas. A aproximação com a política local aconteceu, pois, para conhecer melhor a cidade, a jornalista costumava frequentar reuniões da câmara de vereadores.

PARTICIPAÇÃO INTERESTADUAL

Ao longo da palestra, por meio do espaço de chat do YouTube, outros ex-alunos que também trabalham no estado interagiram e conversaram com os professores e alunos.  A ex-facoppiana Jaqueline Hatamoto, que trabalha desde 2009 no Mato Grosso e hoje é chefe de redação no jornal O Diário em Primavera do Leste, aprovou o formato digital do evento e participou ativamente do bate-papo. Segundo a jornalista, poder participar depois de 12 anos, reencontrar os professores e interagir com os alunos foi uma experiência muito legal.

“Além dessa pegada mais leve e digital, os temas deste ano estão muito atrativos, com certeza vão fazer a diferença na vida de quem participar. A Facopp está de parabéns por mais uma vez inovar e aproximar as gerações de comunicadores”, conclui Jaqueline.

A estudante do 8º termo de Jornalismo, Bruna Bonfim, definiu a palestra de Drielly como uma injeção de ânimo. Para ela, que está no final da graduação, ver que existem oportunidades fora do mercado regional e que uma ex-aluna conquistou seus objetivos foi inspirador. “Pode parecer clichê, mas vi uma luz no fim do túnel, sabe? É interessante ver que podemos derrubar as barreiras dos estados e encontrar oportunidades fora da nossa zona de conforto.”

A Digitalk- Semana de Comunicação 25 anos Facopp continua, são duas palestras todas as noites até sexta-feira! Não perca!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​