Enepe oferece palestra sobre divulgação científica no Youtube

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

17/10/2019 às 18h15
Daniela Silva

O palestrante tem seu próprio canal no Youtube (Arte: Agência Facopp)

A edição 2019 do Enepe começa no próximo dia 21 e vai até o dia 24 deste mês. Dentro da programação, ocorrerá no dia 23 de outubro uma palestra com o Professor Doutor André Azevedo da Fonseca que abordará a seguinte temática: “Divulgação científica no Youtube: a criatividade contra a pseudociência”. A palestra será realizada das 19h às 22h no auditório Buriti, no Campus II da Unoeste, e conta com um apelo maior, já que o palestrante tem seu próprio canal no Youtube.

Segundo André, o objetivo da palestra é discutir os desafios e as oportunidades da divulgação científica na plataforma do Youtube a partir de uma reflexão que leva em conta o atual contexto das redes sociais na sociedade e as contradições de se atuar nesse ambiente virtual caracterizado pela disseminação de fake news e teorias da conspiração. “O principal objetivo é provocar a reflexão crítica sobre essas contradições e também encorajar projetos criativos de comunicação nas plataformas digitais”, conta.

A conferência se fundamenta na pesquisa e experiência da História Cultural e da Comunicação, mas o professor explica que sua relevância se aplica a diversas áreas. Azevedo enfatiza que os conteúdos são importantes para todas as áreas do conhecimento. Estudantes e pesquisadores de todas as áreas precisam não só compreender as dinâmicas do imaginário das redes sociais, mas, sobretudo, desenvolver suas habilidades de comunicação científica nesses ambientes.

O principal assunto a ser tratado dentro do tema será a divulgação científica na plataforma do Youtube. “Começo com a discussão sobre o imaginário tecnológico do século 21, exploro as contradições das redes sociais, falo sobre os discursos de ódio que inviabilizam o pensamento crítico e apresento minha experiência no YouTube. Por fim, explico as dinâmicas que possibilitam projetos criativos de comunicação digital no campo da divulgação científica”.

Como forma de conduzir a palestra, serão utilizados recursos audiovisuais que promovem a interação e funcionam como um estímulo à criatividade, respondendo aos questionamentos dos conteúdos. Até porque, o docente espera que possa inspirar práticas inovadoras e criativas na área da comunicação digital.

Sobre o surgimento do tema, é possível dizer que é resultado de uma série de estudos no Grupo de Pesquisa, Comunicação e Imaginação Social (Imagicom), que se vincula ao Mestrado em Comunicação na Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de uma experiência concreta do professor como divulgador científico.

SOBRE O PALESTRANTE

André Azevedo da Fonseca, 44 anos, é graduando em Jornalismo pela Universidade de Uberaba (Uniube) e Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é professor e pesquisador no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), na Universidade de Londrina (UEL). Desenvolveu a conferência durante sua temporada como professor visitante na Universidad Complutense, em Madrid.

Também já ministrou a palestra a convite de diversos lugares como Portugal, na Universidade Autónoma de Lisboa; na conferência internacional Comunicating Science in a Changing World, que aconteceu na Universidade Beira do Interior; e em seminários de didática e tecnologia na Universidade de Aveiro.

No Brasil, tem sido convidado a apresentar a palestra nos eventos da Cogecom (Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais); na Academia Brasileira de Ciências; no Congresso de Educadores de Uberaba; e no Triângulo Mineiro, o Pint of Science, dentre outras iniciativas acadêmicas. O estilo da conferência foi estabelecido em sua comunicação científica que foi premiada no Euraxess Science Slam, uma iniciativa da Comissão Europeia para estimular a criatividade nas apresentações científicas, e no vídeo vencedor do concurso Inovar para Ensinar, da Unesco, no qual o professor discute o papel do seu canal no Youtube na educação.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.