Entenda a influência do mundo geek nas propagandas

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Karina Ferreira, Livia Alves (repórter), Milena Santos (edição), especial para o Portal Escola de Comunicação 
20/09/2022 às 16h

Comercial produzido pela Coca-Cola, onde Hulk e Homem-Formiga lutam por uma latinha (Reprodução/YouTube)

O mundo geek têm influenciado em muitos aspectos em nossa vida. Algumas referências já estão tão enraizadas que tornaram-se naturais. Nos últimos anos, os geeks tomaram lugares que antes eram inimagináveis, como, por exemplo, as propagandas.

Você conhece alguma propaganda com referências ao mundo geek? 👀

Se a sua resposta foi não, provavelmente você nunca prestou muita atenção, mas nós estamos aqui para te provar como esse mundinho tem balançado a área do marketing. 😉

Qual é o intuito? 

Hoje em dia, os filmes de super-heróis viraram tendências. A oportunidade de ver a ação dos personagens que muita gente viu nascer nos quadrinhos, gera um sentimento de identificação ou relação emocional, gerando sensibilização no público-alvo. É exatamente isso que lembra o profissional de marketing e professor da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, Fábio Rabello. “O conteúdo tem que ter uma referência com a proposta da marca e do produto, com a jovialidade, com ação e com energia, que são outras características desses filmes. No momento da comunicação, existe uma transferência de identidade dos filmes e dos personagens para a marca que está sendo trabalhada”, explica.

Antes da produção, um longo caminho… 🧗

O personagem utilizado no comercial não deixa de ser um produto de uma empresa, como os da Disney ou da Marvel, portanto, também possuem o direito de imagem deles.

Então, caso outra empresa queira utilizar as imagens em sua publicidade é preciso de toda uma conversa da marca com a produção do filme para a propaganda.

Uma coisa importante é a análise da aderência da marca interessada e do filme. “Existe uma transmissão de qualidade dos personagens para as marcas e produtos que estão sendo comunicados”, esclarece Rabello e complementa que a comercialização das identidades também é uma fonte de renda para as empresas. Ou seja, existe o pagamento de royalties, que não devem ser nada baratos, hein?! 

Crescente movimentação 📉

As propagandas com as referências pra lá de divertidas crescem cada vez mais no mercado. Isso acontece por conta da identidade do público geek, caracterizado por comportamentos muito específicos e bastante investimento (💸💸💸) em produtos, de forma posicionada e crescente.

Rabello diz que as empresas percebem esse comportamento, por isso investem cada vez mais nas produções do tipo. “Para todos os públicos além do geek, que ganham expressão, seja em volume ou poder de consumo. As empresas identificam grandes oportunidades de mercado, por isso acabam investindo nesse segmento.”

Mercado:

Uma análise feita pela Rakuten Digital Commerce mostrou que os amantes do universo nerd costumam gastar 40% a mais do que a média nacional.
Fonte: Edição do Brasil

Análise 🔍

Fábio Rabello analisou três propagandas com referências ao mundo geek, mas antes de saber a opinião do profissional, que tal assistir e dar a sua percepção também?

A produção conta com referência do Hulk (Reprodução/YouTube)

Sky utilizou do X-Men Apocalypse para produzir o comercial (Reprodução/YouTube)

Homem-Aranha Longe de Casa esteve presente no comercial da Ruffles (Reprodução/YouTube)

Comercial produzido pela Coca-Cola, onde Hulk e Homem-Formiga lutam por uma latinha (Reprodução/YouTube)

O que diz o especialista?

“São produzidos com grande qualidade, não só qualidade técnica, mas também o contexto dos filmes está alinhado com o contexto dos personagens, mesmo no caso do Homem-Aranha, que não existe necessariamente um alinhamento com o filme original, mas existe um alinhamento com a cultura brasileira. Nós vimos memes e brincadeiras em relação ao Homem-Aranha rolando na internet e outras mídias e a gente percebe que a Ruffles entrou nessa brincadeira e, com certeza, a Marvel autorizou a utilização desse contexto. Existe uma aderência muito grande na minha percepção, das marcas que estão divulgando os filmes em parceria com os personagens.” 

Fábio Rabello, profissional de marketing

Estudante influenciada com sucesso! 

A estudante do 8º termo de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, Natali Palácio, também viu os comerciais e, segundo o que estuda, afirma que as marcas conseguiram atingir seus objetivos. “Vale ressaltar que o público apaixonado por heróis é bem abrangente, desde crianças a adultos, então quando a marca usa, o alcance é gigantesco”, comenta.

Quer conhecer mais propagandinhas com referências geeks do seu herói preferido? 
Clique aqui e conheça algumas das melhores publicidades da cultura pop selecionadas pelo canal Nerd Club. 🧑‍💻

E aí leitor, o que achou das propagandas? Seu filme favorito está em alguma delas? Conta pra gente e também aproveita para falar sua preferida lá no Instagram: @comunicaounoeste.

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