Karina Ferreira (redatora), Lívia Alves (pauteira) e Milena Talita Santos (editora), especial para a Escola de Comunicação
03/05/2022 às 11h45
Para um amante da leitura, o que há de melhor a se fazer no tempo livre se não ler aquele livro do seu gênero favorito? Você sabia que diferentes estilos contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico?
Uma forma de adquirir novos conhecimentos é por meio da leitura. A especialista em leitura e produção de textos Leda Litholdo, 65 anos, explica como ler pode ser essencial para enxergar o mundo de novas formas. “Ela [a leitura] é libertadora, traz novos horizontes, permite outras perspectivas, então quando você lê amplia seus horizontes e sua leitura de mundo fica melhor”, afirma.
Na área de Comunicação a leitura é imprescindível para formar profissionais com referência, conhecimento do mundo e base profissional. Leda afirma que principalmente nessa área é preciso dedicar-se à leitura. “Toda essa gama de profissionais que está ligada à área de Comunicação precisa ler, é fundamental para nossa profissão”, alerta.
Confira a importância e benefícios da leitura
- MEMÓRIAS E FORMAÇÃO
O hábito da leitura vai muito além do que frequentemente conhecer novas realidades. Ele proporciona aos poucos a formação da nossa própria história, desde a infância criando memórias afetivas com os clássicos contos de fadas e gibis até a formação e vida profissional, criando visões de mundo.
Esse é o caso de Júlia Guimarães, 18 anos, que inspirada e incentivada à leitura desde pequena pela mãe, começou com o seu gibi da Turma da Mônica e seu livro de conto de fadas. Com o tempo, a estudante do 3º termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste desenvolveu o hábito da leitura, que hoje forma suas ideias e foi fundamental para a escolha de qual profissão seguir. “Muitos dos pensamentos que eu tenho sobre a visão de mundo vieram da leitura. Eu comecei a analisar melhor as pessoas à minha volta, como elas se comportavam, o que eu podia ajudar, as minhas notas e até como conversar e escrever textos”, explica a estudante.
- CRIATIVIDADE E IMAGINÁRIO
A criatividade é uma qualidade a ser adquirida e trabalhada intensivamente por comunicadores. Os livros foram uma forma que a estudante do 1º termo de Publicidade e Propaganda, Maria Eduarda Fernandes, 18 anos, encontrou para aproveitar o tempo e se acalmar durante o período que ficou em casa na pandemia da COVID-19. Para ela, a introdução a leitura do livro Percy Jackson permitiu que ela estivesse em vários “mundos” sem nem mesmo precisar sair do seu quarto.
Outra estudante de Publicidade e Propaganda, Mariana Tavarez, de 17 anos, também gosta de livros de fantasia e, para ela, a leitura ajuda diretamente na faculdade. “A gente quando pega para ler livro gera toda uma criatividade e isso está ajudando bastante nos trabalhos.Vai melhorando e aperfeiçoando a nossa fala e a nossa escrita também”. Ela ainda lembra que pode aplicar ideias dos livros nas atividades acadêmicas.
O hábito de ler pode auxiliar uma pessoa de várias maneiras diferentes, tanto na hora de aperfeiçoar suas técnicas acadêmicas, quanto para acalmar e se sentir bem, independente da idade que ela começa a ter o costume da leitura.
“Como desde pequena eu lia, eles meio que me auxiliaram tanto na parte psicológica, como uma terapia para me acalmar, quanto na parte do português. Em redações eu me sentia mais preparada, em alguns assuntos já sinto um preparo melhor”, conta Emily Prates, 17 anos, caloura de Publicidade na Escola de Comunicação.
- AMBIENTE PROPÍCIO E INCENTIVO
Para Jakeline Ortega, 57 anos, que é bibliotecária da Unoeste, a leitura promove a transformação e a visita à biblioteca universitária pode mudar até mesmo a visão de quem não gosta de ler. “Eles precisam vir à biblioteca, estar aqui dentro”. Ela dá uma dica para quem quer adquirir o hábito: “Empreste um livro, leve para casa e leia três, quatro páginas por dia. Faça esse exercício.”
Como incentivo à leitura, a biblioteca da Unoeste disponibilizou uma estante na entrada do local, onde os estudantes podem ter acesso às obras de literatura sem precisar localizá-las no acervo. Jakeline acredita que essa proposta tem surtido efeitos positivos, pois há uma movimentação de alunos que usam os livros da estante, emprestam ou pelo menos têm o contato e a leitura da sinopse ali no momento.
BIBLIOTECA UNOESTE Unidade Informação 3 – Campus II – Mais de 100 mil volumes; – Aproximadamente 49 mil títulos. Bibliotecas Virtuais: – Minha Biblioteca – Biblioteca Pearson |
Júlia, que foi incentivada desde cedo pela mãe, hoje incentiva outras pessoas. Ela possui aproximadamente 400 livros e sempre faz doações, acreditando que o próximo pode fazer o uso melhor que ela do livro em determinado momento. Além disso, ela tem uma conta no Instagram onde compartilha resenhas com os seus seguidores. Para a estudante, é uma experiência boa as pessoas pedirem indicações e comprarem algum livro depois.
VAMOS BRINCAR?
Separamos algumas indicações de livros da área da comunicação, é só dar um clique e ver qual será a sua próxima leitura. Que tal?
Não se esqueça de tirar um print e marcar @comunicacaounoestenas redes sociais!