Entenda expressões do mundo gamer de forma ‘izi’ para usar no dia a dia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Karina Ferreira, Livia Alves e Milena Santos, especial para a Escola de Comunicação
08/09/2022 às 16h

Depois de clássicos como Alencar, Lispector e João Cabral, popularizaram-se termos dos games (Foto: Milena Santos)

Se você não é do mundo gamer, provavelmente se perguntou o que significa o ‘izi’ no título desta matéria. ‘Izi’ é uma versão “abrasileirada” de ‘easy’, que, no inglês, é ‘fácil’. Portanto, estamos aqui para te ajudar a decifrar linguagens utilizadas nos jogos e que hoje tornaram-se regulares também no cotidiano. Ao final, garantimos que terá sido GG!

Vale lembrar que a grande maioria das palavras utilizadas estão no inglês, pois é a língua predominante nos jogos e ainda existe outra questão: muitas delas são abreviadas. Para quem não joga, isso pode ser um empecilho, mas com calma, todo mundo entende!

Conheça algumas expressões gamers utilizadas no dia a dia 🎮

BUGUEI – pode ser um esquecimento, confusão ou falha;

DALE – pode significar quantidade, um tapa, oi, ou quando alguém faz algo bom; 

F – utilizada para expressar condolências, é o for respect;

GG – abreviação de “good game”, que na tradução literal significa ‘bom jogo’. É uma saudação positiva utilizada ao final das partidas e, fora dos games, significa algo legal;

IK – é a abreviação de Instant Kill, e significa a morte de forma muito inesperada ou morte instantânea durante o jogo;

IR DE BASE – utilizado no sentido de abandonar ou deixar algo;

JOGAR MUITA BOLA –  jogou bem, parabéns;

NÃO TANKO – não acreditar ou não suportar;

QUITAR – significa desistir ou deixar;

SAFE – significa estar seguro, sem preocupação;

TILTAR – utilizado para demonstrar estresse e raiva.

Quando utilizar as expressões?

As palavras do mundo gamer podem ser utilizadas em diversos contextos e quanto mais você estiver inserido no universo mais pode aprender. O estudante de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, Netto Rodrigues, 19 anos, costuma utilizá-las com os amigos e em momentos mais descontraídos. “Às vezes quando estou conversando com a minha mãe, acabo soltando alguma e ela fica sem entender. Aí explico para ela o que significa e ela adora”, acrescenta.

Já o estudante de Jornalismo, Gabriel Marques, 19 anos, não só utiliza com os amigos, como também possui gírias próprias dos companheiros de partida. “Dá de fazer isso bem facinho”, é uma expressão utilizada por ele quando precisa que um dos outros jogadores faça algo, como um favor dentro do jogo.

Embora seja mais comum ver jovens utilizando falas dos jogos eletrônicos, Gabriel percebe que outros também conseguem compreender. “As pessoas reagem com estranheza, mas até compreendem algumas. O pessoal mais velho do meu ciclo social entende mais como uma gíria, nem se importam, às vezes acabam entendendo por osmose”, explica.

E você, conhece algum termo dos games que não citamos aqui? Que tal compartilhar com a galera? Compartilhe a expressão gamer que você utiliza no seu cotidiano e não se esqueça de descrever o significado! Marque a gente para que possamos compartilhar @comunicacaounoeste.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​