Entenda o funcionamento da Agência da Escola de Comunicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

21/05/21 às 16h10
Alessandra Aoqui, Leticia Ferdinando e Thamires Fernandes, especial para Escola de Comunicação

A Agência conta com o auxílio de estagiários que vivenciam o funcionamento do mercado publicitário na prática. Neste momento de pandemia, eles estão trabalhando em home office (Foto: Cedida)

Dentre as peças fundamentais para o funcionamento de uma organização de ensino, há figuras que são essenciais para o desempenho das atividades, como é o caso da Agência da Escola de Comunicação da Unoeste. Ela funciona como um laboratório prático de publicidade, onde alunos e professores realizam trabalhos para os departamentos da universidade, entre os demais cursos da instituição.

As atividades são realizadas de maneira que não prejudique o mercado das agências de Presidente Prudente. Entre as várias funções que desempenha, está o desenvolvimento materiais promocionais para eventos, logotipos e selos. 

Os jobs são feitos por alunos-estagiários que têm a chance de iniciar seu portfólio. O maior objetivo deste laboratório é aplicar as teorias desenvolvidas em sala de aula e preparar o aluno para o mercado de trabalho. 

Quem “manda” na Agência

A Agência conta com quatro professores que atuam no mercado, sendo eles o professor Haroldo Filippi, o Tato, que é da parte de criação; o professor Renato Pandur que trabalha com o audiovisual; Priscila Guidini, com marketing e planejamento; e a professora Mariângela Fazano que trabalha com a parte de redação.

Tato conta que o objetivo é trazer a prática e a vivência de uma agência do mercado para dentro da faculdade. “Fazer os alunos refletirem sobre o problema real e pensarem na melhor solução criativa, além de trabalhar e desenvolver as capacidades, habilidades e atitudes do aluno como um profissional.”

O papel dele sempre foi orientar a parte criativa da Agência em parceria com os outros professores, exclusivamente a direção criativa, como o desenvolvimento das artes e adequações aos formatos de mídia.

“Os professores que fazem parte da Agência hoje trazem a expertise de suas áreas e de outras também. A abordagem de um atendimento, o planejamento de campanhas, redes sociais, redação e criação são pontos chaves importantes que exigem muito dentro do laboratório”, destaca Tato. 

Por esse motivo, afirma que “esses professores foram selecionados a estarem à frente das orientações. Um trabalho colaborativo que desenvolve os nossos alunos”.

A professora de redação publicitária, Mariangela Fazano, conta que a Agência da Escola de Comunicação funciona com o tutorial de várias áreas da publicidade e da comunicação, com o objetivo de ser algo experimental educacional, pois ela coloca os estudantes em contato direto com jobs reais.

Mariangela relata que a Agência existe há muitos anos. “Eu ingressei na Unoeste em 2002, já existia a Agência, mas com outro nome, se chamava Núcleo de Comunicação. Toda faculdade de comunicação tem um laboratório com esta característica.’’ 

A professora conta que seu papel dentro da Agência é a tutoria nas áreas de redação publicitária e estratégias de copywriting, assim como auxiliar em brainstorms com a direção de arte.

Segundo a professora de Marketing, Priscila Guidini, a Agência funciona junto com alunos que desempenham o papel de estagiário e tem como objetivo trabalhar a comunicação prática e conseguir absorver algumas demandas da universidade. “Os eventos da Escola e a comunicação são todas desenvolvidas pela Agência.’’ Por fim, Priscila conta que por conta da pandemia os estagiários no momento estão trabalhando em home office e neste momento o foco está na produção de posts.

Estagiários da Agência

O estudante de Publicidade e Propaganda, Maurício Saraiva, é estagiário da Agência da Escola de Comunicação desde março de 2021. É responsável pelo social media da Escola de Comunicação, na qual cuida da parte de redação. 

https://lh6.googleusercontent.com/UESWcSOoA-9octH2eUg91UjDnyKXuO83OygnzD9VnQcTebwmejn9fM6IIzxktjyHRpqWdeLf4iXmttr5LSSGVUv3ZJ_4rVOYmkpc0hcQcKXlL05Ykznz_4K165JU0rMoNHNBGGur
“Meu trabalho é escrever a legenda de uma forma que comunique bem as ideias ao nosso público”, relata Maurício (Foto: Cedida/Maurício Saraiva)

Maurício conta que foi abordado pela professora de Marketing, Priscila Guidini. “Ela me perguntou se eu queria um estágio na Agência. Reconheço que essa experiência agrega muito na vida do estudante, por isso agarrei a oportunidade.”

Além disso, o estudante diz que gosta bastante de trabalhar lá e o que mais queria melhorar é a sua escrita. “Estagiar na Agência tem sido uma experiência muito interessante, meus colegas são muito bons no que fazem e estamos formando um belo time.”

“Tem sido proveitoso para eu melhorar minha forma de escrever e torná-la mais maleável, quando eu quero trazer uma linguagem mais informal ou sucinta, por exemplo”, afirma Maurício. 

Gabriel Oliveira é aluno do 7º termo de Publicidade e Propaganda e estagia há pouco tempo na Agência. Sua função é fazer o planejamento estratégico com base em pesquisas de assuntos relevantes para o meio, ele também cuida das redes sociais da Escola de Comunicação.

https://lh5.googleusercontent.com/dNj8Fw4LEFvaRm76W7c5-8502FaHo507f8MHYMVtoQcK2RYlWiA7CBhXpcp5O-DFRZQYUFB8LoeNa3n8ViDYTskcBM6WhL8Qf52t7cgMRHIKFa5yNipqJqS1exnr15g-fRSx_mfY
“Estagiar na Agência da Escola de Comunicação tem servido como construção da minha base prática”, afirma Gabriel (Foto: Cedida/Gabriel Oliveira)

O estudante conta que a Agência traz aos alunos a possibilidade de ter um contato mais próximo com a publicidade e também é uma maneira de ter um aprendizado a mais com todos os docentes da Escola. “Eu acredito ser uma grande oportunidade para criar portfólio e também amigos dentro da faculdade”, destaca.

Para Gabriel, fazer parte da equipe de estagiários tem feito com que ele desenvolva um olhar mais organizado tanto para as ideias quanto para planejamentos estratégicos de campanhas, além de poder desenvolver um trabalho em equipe maravilhoso, uma vez que a Agência da Escola de Comunicação tem funcionamento semelhante a uma de mercado. 

Serviço – A Agência da Escola de Comunicação fica localizada na Unoeste – Campus II – bloco B3 – 3° andar – sala 400A. Entre em contato pelo telefone: (18) 3229-3282 ou pelo e-mail: agenciafacopp@unoeste.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​