Estágios: colaboração e aprendizado no mesmo cenário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

14/04/21 às 17h22
Beatriz Aiello e Fernando Santos, especial para Escola de Comunicação

Jady Alves é estagiária no site da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste (Foto: Cedida/Jady Alves)

Dentre as diversas peças fundamentais para o bom funcionamento de uma organização de ensino, há uma figura que desempenha uma atividade que mescla profissão e aprendizado e que, durante um período pré-determinado, executa um conjunto de tarefas com o objetivo de internalizar novas habilidades. Esta figura é o estagiário.

A Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, dentro de sua equipe operacional, também dispõe de diversos “profissionais” desse tipo. Uma colaboradora é a Jady Alves, estudante do 7º termo de Jornalismo. A estudante que iniciou em um estágio não remunerado dentro do site da faculdade por um semestre completo. Após ter essa primeira experiência, ela atuou também por dois anos em outro estágio remunerado, só que dessa vez externo à faculdade. Com o fim deste contrato e com uma carga maior de aprendizado, a estudante voltou a atuar dentro do portal, porém dessa vez de maneira remunerada.

“Eu me sinto sim uma peça fundamental dentro da universidade, porque a partir do meu estágio eu consigo levar a informação para um grupo maior de pessoas”, afirma Jady.

A jovem ainda ressalta que o estágio é fundamental para os estudantes independentemente do nível de formação, já que o aprendizado é a palavra de ordem, pois permite que o estagiário tenha experiências reais e até mesmo aprendizados com seus próprios erros.

Outro estudante que também agrega à faculdade com suas atividades é Vinícius Marini Coimbra, também estudante do 7° termo de Jornalismo. Para ele, esse tipo de experiência durante a graduação auxilia o desenvolvimento do estudante nas habilidades necessárias à rotina jornalística.

“Eu gosto muito de TV, então eu entrei na TV Facopp com esse intuito mesmo de me desenvolver, de perder minha timidez”, diz o estudante que teve a oportunidade de estagiar no laboratório de televisão por dois anos e que agora pertence à equipe da Rádio da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste.

Vinícius em sala durante uma roda de conversa entre alunos e professores (Foto: Cedida/Vinicius Coimbra)

De acordo com Carolina Zoccolaro Costa Mancuzo, coordenador do curso de Jornalismo, o estágio é muito importante para o aluno porque ele pode na ocasião vivenciar a prática. “Embora as coisas que você realiza no estágio você aprenda também na sala de aula, dentro da sala de aula você não tem a oportunidade de produzir com tanta frequência como no estágio”.

Para Carol, os estagiários, assim como todos os outros colaboradores, também são peças essenciais dentro da faculdade, uma vez que, a exemplo de Jady e Vinícius, eles ajudam a faculdade a crescer e se tornar uma organização cada vez mais reconhecida.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.