Estudante dá dicas sobre Social Media para estagiários da Facopp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

30/03/2017 às 08:30 – Atualizado em: 30/03/2017 às 12:19 
Bianca Pereira, Beatriz Duarte, Isabela Sanchez, Sandra Prata e Simone Ramos

As novidades para os estagiários da Facopp não param. O motivo foi a realização de um workshop ministrado pela aluna do 8° termo de Publicidade e Propaganda Barbara Benites, na última sexta-deira (24/03). Atualmente ela trabalha na área de Social Media da empresa Audi Comunicações e, na oficina, esclareceu dúvidas e deu dicas sobre a área. 

O worshop contou com a presença de alguns alunos do 3° de Publicidade do período matutino, estagiários e alguns professores responsáveis pelos laboratórios da Facopp. O objetivo principal do encontro foi familiarizar os estudantes com a rotina e as diversas maneiras de atuação para um profissional de Social Media.

Segundo Barbara, Social Media é o profissional que cuida da gestão das marcas nas redes sociais, desde gerenciamento até post de conteúdos e interação com clientes. “Vivemos em um mundo que todo mundo tem acesso a celular, internet, as pessoa começaram a ter voz, então é importante saber o que postar e como postar para não ofender alguém. Fazer isso é cuidar da própria marca”. 

A palestra

A troca de conhecimento teve início com a facoppiana explicando passo a passo o desenvolvimento do trabalho de um Social Media e como isso influencia no índice de popularidade da empresa. Primeiro de tudo é criado um planejamento editorial no qual será decido o arquétipo, ou seja, a maneira de se expressar, decidir o tom verbal que será utilizado, criar uma persona para dar vida à marca, tudo isso de uma maneira que condiga com a personalidade da empresa.

Após o planejamento editorial é preciso decidir a linha de conteúdo da página. É quando se pensa na forma de alcançar o público alvo da marca, a organização do que será postado e de que maneira isso irá chamar a atenção das pessoas.

Por último, mas não menos importante, Barbara mostrou ferramentas que devem ser usadas pelo profissional para ter controle sobre o trabalho que está fazendo. Uma delas é o Insights, um instrumento gratuito do Facebook que permite ter acesso a dados referentes ao número de acessos mensais, horários de maior visualização, entre outros recursos que ajudam a ter um feedback e encontrar soluções para melhorias na sua página.

Para os futuros comunicólogos que se interessam por essa vertente, Barbara recomendou uma lista de “refúgios”, que são sites, blogs e páginas para entender mais sobre o assunto, como: Entusiastas da Social Media, Fábio Prado Lima, B9, AdNews, Meio & Mensagem, Marketing de Conteúdo e Facebook Blueprint. Além disso, aconselha a ter paciência, proatividade, aproveitar as aulas e ter muita vontade de aprender. “Aproveitem o estágio, ganhem experiência, tudo que é ensinado na faculdade é base, o resto é só atualização, estar sempre pesquisando”.

Experiência

Para o professor do curso de Publicidade e Propaganda, Renato Pandur, é fundamental para o aprendizado ter esse complemento no conhecimento. “Tudo que ela falou foi um resumo de cursos que ela fez e ter esse acesso de forma gratuita é enriquecedor para os laboratórios, para os estagiários, professores e gestores”.

A caloura de Publicidade e estagiária da agência Facopp, Nádia Marra, acredita que Social Media é uma área em crescimento, que a oficina agregou muito no conhecimento por estar no 1º termo e começando a entender o universo publicitário. Nádia conta que não conhecia o Insights e que vai utilizar os refúgios para entender mais de Social Media. “Publicidade não é só criar, é acompanhar e ter contato com o cliente, saber um pouco mais disso foi novo para mim, vai me abrir os olhos para escolher o caminho que quero seguir dentro da faculdade”.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​