Estudante de Publicidade realiza intervenção artística em Festival Literário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

12/08/2019 às 10:31 – Atualizado em: 12/08/2019 às 11:59 
Daniel Alvarez

Daniel Alvarez

Marcos tem um instagram onde publica periodicamente suas frases

Entre os dias 10 e 18 de agosto de 2019, no Centro Cultural Matarazzo, está sendo realizada a décima edição do Festival Literário de Presidente Prudente (FLITPP). As atrações são oficinas culturais, exposições, contação de histórias, música ao vivo e lançamentos de livros. E, claro, a Facopp não poderia ficar de fora!

O espaço conta com a intervenção artística Vivência, promovida pelo estudante do 4º termo de Publicidade e Propaganda da Facopp, Marcos Almeida. A exposição é realizada no formato varal de frases, no qual são pendurados pensamentos escritos por ele em diversas etapas de sua vida. Ao final de cada frase se encontram QR Codes, que quando scaneados direcionam para um Instagram, onde é postado todo o trabalho realizado por ele.

Como forma de se identificar e apresentar a exposição ao público, Marcos inseriu uma breve introdução: “Muitas vezes, a escrita é uma lágrima não caída e um sentimento não dito, mas que fica rodeando pra sair, na caneta e papel e foi assim que tudo começou, afirmo que essas frases poemas são uma parte de mim e do que já senti e é de imensa gratidão que as compartilho, a fim de abrir uma boa dialética…”

O estudante conta que busca expressar seus sentimentos por meio das frases e que sempre foi incentivado por seus pais e amigos. “Tudo começou com um desabafo que quis fazer, eu estava com um sentimento muito forte dentro de mim e só consegui expressar por meio da escrita”, lembra. Ele explica ainda que com as palavras exprime mais do que apenas seus sentimentos e busca remeter também a realidade social vivida.

O PÚBLICO

A intervenção chamou a atenção de pessoas de diversas idades, desde os mais novos, até os com idade mais avançada. William Ito, 21 anos, estudante, conta que é a primeira vez que participa do festival e que, logo de cara, dentre as diversas atrações, o varal literário despertou seu interesse e justifica a frase que mais lhe chamou a atenção. “Eu havia acabado de comprar um livro do Rousseau ‘O contrato social’ e gosto muito de discutir sobre as máscaras sociais, pois na sociedade, muitas vezes, somos obrigados a fingir ser algo que não somos, para sermos aceitos em um grupo.”

Nivaldo Bezerra Costa Filho, 45 anos, funcionário público estadual, optou por uma frase que, segundo ele, reflete a sociedade em que vivemos atualmente. Junto com ele estavam suas duas filhas, ele explica que ao levar as pequenas ao evento tem como intuito incentivar a leitura e as desconectar um pouco da internet e redes sociais.

Segundo Murilo Tomiazi, 37 anos, bibliotecário e coordenador do Festival Literário, a intervenção artística de Marcos traz uma pegada mais moderna e passa ao público um olhar diferente do cotidiano. “Quando ele nos apresentou o trabalho tive a oportunidade de ler, já de primeira leitura simpatizei com o texto e acreditei que iria encaixar muito bem com nosso festival”.

O FESTIVAL

Presente na cidade desde 2010, o Festival Literário, antes conhecido como Salão do Livro, engloba atividades artísticas e culturais que envolvam a literatura. Segundo um dos coordenadores do evento, Murilo Tomiazi, alguns dos pontos do evento são disseminar a leitura e a escrita, valorizar os escritores e toda a produção cultural, artística e literária regional e nacional.

Lembrando que o FLITPP ocorre entre os dias 10 e 18 de agosto, de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 22h, e no domingo, das 14h às 22h. Para conferir a programação completa e obter mais informações basta acessar o site do festival.

Para quem se interessou e quer conferir de perto a exposição “Vivência”, do estudante Marcos Almeida, basta comparecer ao festival nos dias 12, 14, 16 ou 18 de agosto, na área externa do Centro Cultural Matarazzo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​