Estudantes apresentam seus projetos para empresários no primeiro Shark Hunters

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

13/12/2021 às 23h23
Vinícius Antunes, especial para a Escola de Comunicação

Alunos gravam Shark Hunters e disponibilizam os episódios no YouTube (Foto: Carlos Migotto)

Shark Hunters”, inspirado no programa “Shark Tank” da Sony, é o mais novo projeto da Escola de Comunicação. Exibido em duas partes na última quinta (9/12) e sexta-feira (10/12), contou com a apresentação de alunos dos cursos de Publicidade e Marketing

No programa que serviu de inspiração, empresários mostram seus projetos para os “tubarões” (investidores), com o intuito de receber um valor em dinheiro por uma porcentagem de seu negócio. Na versão da Escola de Comunicação, os estudantes apresentaram seus projetos integradores para tubarões da região, sendo possível que esses empresários usem a ideia ou parte dela, além de comentarem sua viabilidade e sugerirem aprimoramentos. 

INOVAÇÃO

O desafio para os alunos do 4º termo de Publicidade foi “criar um produto inovador para uma marca já existente”. Foram dois projetos apresentados, o primeiro, um suco natural infantil, com o intuito de atrair as crianças para o novo produto da Life, apresentado por Caio Novaes e Isabela Matsura. O segundo, inovação para a marca Suinga, foi mostrado por Guilherme Oliveira e José Neto, com o objetivo de aproximar o cliente de sua empresa. 

Para Isabela, foi desafiador apresentar o trabalho para os investidores. “É um desafio ter que passar em 3 minutos o que foi feito durante 6 meses, tem que filtrar muito bem o que você acha que é mais importante falar, é um frio na barriga enorme ter que apresentar para empresários”, comenta. 

Os projetos foram avaliados pelo gerente dos Sucos Life em Prudente, Jean Gasques Benedito, e pelo Head de negócios da Oxigenweb, João Lucas de Aguiar, que fizeram perguntas e sugestões para as ideias. 

SUSTENTABILIDADE

O segundo tema da noite foi “criar um produto inovador unindo energia solar e mobilidade”, desafio proposto aos estudantes do 2º termo de Marketing. Os dois projetos uniram questões relacionadas ao dia a dia, com o uso da energia sustentável. No primeiro, uma caixa térmica que refrigera utilizando as placas solares, a “Summer Box”, foi a ideia do grupo representado por Henry Carvalho. Já o segundo, “Sol Bag”, é uma mochila que recarrega os aparelhos eletrônicos enquanto o usuário caminha ou anda durante o dia, apresentado por Luciano Guntendorfer. 

Nesta fase, os avaliadores foram o Head de marketing da Foregon, Israel de Castro, e o diretor da Inova Prudente, Diego Andreasi. Em suas falas, fizeram questionamentos acerca da utilização, material e aplicabilidade do produto. 

NOVO PÚBLICO

Por fim, foi a vez dos alunos do 6º termo de Publicidade exibirem suas ideias. “Fazer o reposicionamento da Fórmula 1 no Brasil” foi o tema indicado a eles, com o objetivo de atingir um público mais jovem para a modalidade. De início, Bruna Minoru propôs “desacelerar”, em sua campanha com base na defesa de minorias e ativismo socioambiental. Em seguida, a série em parceria com a Netflix, “Em frente: um sonho nunca fica para trás”, é a sugestão de Maurício Saraiva para alcançar essa nova audiência. 

Os comentários e sugestões ficaram por conta do diretor da Enter Produtora de Eventos, Digo Cavalcante, e pelo diretor executivo da ClickMoney, Marcelo Lebedenco. 

A professora da Escola de Comunicação e idealizadora do Shark Hunters, Priscila Guidini, acredita que o piloto do projeto foi um sucesso, pois os objetivos de mostrar aos alunos que seus projetos podem de fato tornar-se um negócio real e demonstrar ao mercado a potencialidade dos estudantes foram atingidos. 

Para a docente, foi gratificante ver o resultado. “Os tubarões convidados ficaram realmente impressionados com a qualidade dos trabalhos dos alunos. Foi lindo de ver os elogios que fizeram e o quanto entenderam que os trabalhos podem ser reais”, finaliza. 

Perdeu a transmissão e quer acompanhar as apresentações? As duas partes estão disponíveis no canal do YouTube da TV Facopp Online. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​