Estudantes defendem webdocumentário como peça prática de TCC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

03/06/2019 às 23:00 – Atualizado em: 04/06/2019 às 17:19 
Camila Araujo, João Martins e Larissa Oliveira

Rebeca Okubo

Mais um semestre se encerrando e as bancas de defesa pública dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo começam a ser realizadas. Na noite desta segunda-feira (03/06), foi apresentado o trabalho “Telejornalismo regional analógico: a experiência da TV Fronteira”, desenvolvido pelos alunos Clara Dias, Ingrid Tomimitsu, Letícia Prieto, Matheus Honório, Pamela Wruck e Thaís Santos.
 
O objetivo é trabalhar o material da memória televisiva de Presidente Prudente a partir da experiência com o sistema analógico de uma emissora de Presidente Prudente, a TV Fronteira. A banca presente foi composta pelas professoras Fabiana Alves, Marilani Vanalli e Thaisa Bacco, a orientadora do grupo. De acordo com a docente Thaisa, o trabalho tem uma importância muito grande para a sociedade.
 
“Esse trabalho possui duas grandes contribuições, a primeira delas está relacionada a comprovar como a tecnologia contribui e influencia o processo de produção da notícia televisiva. A segunda grande contribuição é como esse trabalho nos faz pensar sobre jornalismo e a importância do bom preparo do jornalista para lidar com essas novas tecnologias e fazer sua prática profissional com responsabilidade social.”
 
A integrante do grupo Pamela Wruck conta que a ideia inicial surgiu a partir de dois integrantes do grupo, juntamente com a professora Thaisa, e como o trabalho era muito extenso, surgiu o convite para ela e outras discentes participarem, já que tinha afinidade com o tema.
 
“A gente percebeu que trabalhar com esse tema seria de grande relevância para a sociedade de Presidente Prudente. Percebemos também que, a partir de agora, vamos poder dar continuidade através de um mestrado, pesquisas ou grupos que queiram dar continuidade ao trabalho”, comenta Pamela.
 
Helton Teodoro, marido de Pamela, acompanhou todo o processo de desenvolvimento do trabalho e conta que, apesar de ter sido difícil, foi uma experiência boa tanto para ele quanto para ela. “Nós estamos muito felizes com o resultado e sinto que agora ela está preparada para um futuro brilhante”.
 
Participante da banca, a professora Marilani Vanalli conta que ao participar do trabalho fez uma leitura voltada à língua portuguesa. “Eu acredito que foi um trabalho lido pelo olhar de jornalistas tanto pelo lado da banca quanto por mim. Considero então que traz muita profundidade e vai ser muito contribuidor para o eixo temático que eles desenvolvem”, ressalta.
 

HISTÓRIA
 
Em relações às produções do grupo, o processo de todo trabalho foi dado a partir de muitas pesquisas com bases em autores, fichamentos, estudos em vídeos que pudessem dar suporte e apoio.
 
Pamela também conta que, para as produções de pauta, foi necessário organizar uma lista das possíveis fontes que poderiam compor o material. “Isso resultou em quase 50 pessoas, pesquisamos sobre cada uma delas e entramos em contato para uma pré-entrevista, com o intuito de mostrar a elas as nossas ideias, e o que iríamos fazer”, destaca a aluna.
 
Para a produção dos cinco episódios, foi importante que o grupo se subdividisse em determinadas funções para que fossem realizadas as entrevistas e, assim, decupar todo o material para entrar no corte teórico.
 
“Fizemos 17 roteiros e dividimos o webdocumentário em cinco categorias que foram: a história, a produção, a reportagem, a cinegrafia e a edição. Cada entrevistado contribuiu para que se formasse os episódios e pudesse dar continuidade a história”, conta Pamela.
 
Sobre a apresentação, a discente completa que o trabalho em grupo foi difícil, mas foi muito importante essa contribuição. “Não foi fácil trabalhar com esse tema, mas conseguimos. Eu vejo que foi ‘tarefa dada e foi tarefa comprida’. A nossa orientadora nos ajudou muito, principalmente nos momentos difíceis, mas conseguimos chegar até aqui”.   
 

LANÇAMENTO

Na terça-feira (04/06), às 20h, no Auditório Buriti, será lançado o webdocumentário Fitas de Histórias, também produzido pelos alunos. O evento contará com a presença das pessoas que participaram e contribuíram com o filme. Também será aberto para todo o público que tenha interesse em assistir.
    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​