16/07/2020 às 18:00
Daniel Alvarez
Na noite dessa quarta-feira (15/07), os jornalistas Brenda Mariana Rodrigues de Oliveira, Giovanna Henriques Baumann, Jean Ramos da Silva, Karolayne Cunha de Lima, Renãn Socostiuc Nogueira Neves e Valdemar Lessa dos Santos Júnior apresentaram o trabalho “Peteca!: Proposta de um piloto de jornal impresso para crianças”, desenvolvido sob a orientação da professora Giselle Tomé. Devido à pandemia do coronavírus, a defesa do TCC foi feita por meio das ferramentas de live, do Youtube, e de reunião, do Google Meet.
Com o objetivo de produzir um jornal impresso para crianças de sete a dez anos, os formandos se utilizaram de metodologias de pesquisa exploratória, método comparativo e análise documental. “Por meio dessas metodologias, a gente quis compreender como funcionava o mundo infantil, para assim oferecer para eles um conteúdo atrativo e adequado com a faixa etária”, explica Renãn.
Na etapa de análise documental, o grupo analisou produtos impressos voltados para o público infantil, como a Revista Tico-Tico, a Folhinha de S. Paulo, Revista Recreio, o Jornal Le-Pe-Ti, entre outros. “No segundo semestre de 2019, fomos até São Paulo para conversar com a editora chefe do Le-Pe-Ti, foi uma experiência marcante que trouxe muito conteúdo bom para o nosso jornal”, diz Jean.
PEÇA PRÁTICA
Como forma de colocar todas as pesquisas realizadas na etapa teórica em prática, os jornalistas desenvolveram o “Peteca!”. Os conteúdos produzidos para o jornal passaram desde notícias em variadas editorias, até charges e desafios que podem ser lidos e resolvidos pelos pequenos leitores.
“Todas as pautas que nós levantamos foram solicitadas pelas crianças, em uma reunião no Colégio Multiplus. As crianças pediram bastante as editorias de cultura, lazer e principalmente os desafios”, conta Giovanna.
Com o ‘Peteca!’ finalizado, Jean afirma que, a partir dos estudos e da prática, o grupo obteve como conclusão que é sim possível inserir as crianças na leitura do jornal impresso. “Apesar de vivermos numa sociedade totalmente digital, o impresso ainda tem sua relevância e a criança pode sim consumir se for apresentada a um jornal com conteúdo lúdico e adequado.”
BANCA AVALIADORA
Composta pelas professoras Fabiana Alves e Carolina Costa Mancuzo, a banca levantou questionamentos sobre a contribuição do jornal impresso para as crianças, assim como sobre as correções feitas nas matérias para se comunicarem melhor com o público-alvo.
Karolayne afirma que com o ‘Peteca!’, o objetivo dos jornalistas foi levar a experiência de ler um jornal até as crianças. “A gente quis mostrar que o impresso pode agregar algo diferente na vida do público-alvo.”
Sobre a adaptação da linguagem utilizada, Jean conta foi necessária uma reflexão para avaliarem a melhor forma de tratar a criança. “Não tratamos como bebês, mas também evitamos utilizar palavras difíceis não presentes no vocabulário delas. A gente tentou utilizar o tipo de linguagem que usamos com nossos sobrinhos, primos e outras crianças.”
A banca questionou também sobre o futuro do ‘Peteca!’, se vão existir novas edições além do piloto. O grupo revelou que existe a vontade de dar continuidade ao trabalho e produzir novas edições.
ENFIM, APROVADOS
Feitas as considerações e atribuídas as notas, a banca anunciou que o TCC foi aprovado. Ao receber a notícia da aprovação, Valdemar diz ter sentido uma sensação indescritível: “eu esperei tanto por esse momento que minha ficha ainda não caiu, estou muito feliz e com sentimento de dever cumprido”.
O Portal Facopp parabeniza os mais novos jornalistas formados pela Unoeste!