15/12/2020 às 17:15
Izabelly Fernandes
Os “filhos do Projeto Integrador” entregaram mais resultados inovadores para a Facopp! Apelidado assim pela coordenadora de Publicidade e Propaganda, Larissa Crepaldi, devido ao fato de a turma realizar trabalhos interdisciplinares desde o início da faculdade, o 4º termo do curso desenvolveu nesse semestre produtos físicos e virtuais como prática de estratégias mercadológicas. A apresentação ocorreu na última quinta-feira (10/12), pelo canal do Youtube da TV Facopp Online.
Ao todo, foram expostos seis produtos e oito professores tiveram a responsabilidade de orientar todas as etapas, propondo o desafio aos estudantes. Integrando nove disciplinas, a prática teve como objetivo fazer com que os alunos adquirissem o conhecimento com a integração curricular dentro das expectativas do mercado, despertando nos graduandos um olhar investigativo para o mundo.
Para o professor Matheus Monteiro, a turma desenvolveu os projetos com muita “maestria, atitude e habilidade”, deixando de lado as adversidades da Covid-19 e gerando bons resultados. O docente Marcelo Mota também acredita que as produções impressionaram bastante, pois houve muita clareza e objetividade nas propostas, materializações excelentes, domínio da representação gráfica e, claro, sempre aplicando os conceitos de todas as disciplinas. “Muitas vezes, nós como professores pensávamos: ‘nossa que ousados’ ou ‘que ideia maluca’, mas eles provaram que é possível! Cada grupo com suas particularidades, muitos anseios interessantes para o mundo social e mercadológico, mas sempre inserindo algo novo na sociedade”, reflete.
Produtos
Voltado para o universo dos aplicativos, foram criados três modelos. O WhatFood consiste em um app com objetivo de ajudar na organização e planejamento alimentar e surgiu diante do momento de isolamento imposto pela pandemia, que fez com que as pessoas passassem mais tempo dentro de casa. Já o Freetelancer é uma junção de um serviço de entrega com um aplicativo. Inspirado em serviços como Uber e Blá Blá Car, o app possui a opção de oferecer ou procurar “caronas” para encomendas, que tem o objetivo de ser mais rápido e de baixo em relação às transportadoras. Dentro do nicho dos empregos, também foi apresentado o New Job, um app que auxilia na oferta e demanda por trabalho entre empregadores e candidatos. Nele, o usuário pode ofertar ou procurar um emprego, além de construir um network e divulgar um serviço.
Ainda ramo tecnológico, também foi desenvolvida a Smartbag, uma mochila inteligente, que pode ser conectada ao smartphone e possui uma série de opções que pode facilitar o dia a dia de quem sempre precisa levar muita coisa para onde vai. Esse foi uma remodelação de um projeto criado pelos alunos já no primeiro termo e que agora conta com mais facilidades e mudanças no público-alvo.
Ligando à tecnologia e à contribuição social, seis meninas criaram o Melipona, um dispositivo que auxilia na segurança das mulheres que costumam ou precisam sair sozinhas com frequência. Trata-se de uma pulseira que por meio de uma conexão via bluetooth com o smartphone, ao se sentir em perigo, a mulher poderá apertar um botão na pulseira, que vai emitir um alerta com geolocalização para um contato confiável cadastrado no aplicativo do celular. “Desenvolver um produto é muito mais do que pensar em soluções inovadoras. Antes, nós precisamos voltar o nosso olhar para as necessidades do mercado e ver quais ainda não estão sendo atendidas pelas marcas. Esse foi nosso objetivo”, explica Bruna Minoru, uma das integrantes do grupo.
E, para fechar, ainda foi apresentado o Recicla Shoes que, baseada no conceito de sustentabilidade, é uma empresa voltada à reutilização de calçados sociais, com um preço acessível e que auxilia na diminuição do consumismo. O grupo também pensou em lojas físicas e online, sempre mantendo um engajamento, principalmente por meio de anúncios feitos por influencers da região.
Gostou de algum projeto? Então confira os detalhes da noite!