Estudos sobre mercados menores se destacam no primeiro dia de ExPP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

03/12/2019 às 16:23
Adriano Batista, especial para o Portal Facopp

Terceira edição do evento contou com a exposição de seis projetos sobre temas como comunicação inclusiva e Branded Content (Foto: Marlene Reverte)

Do nervosismo inicial até o tranquilizante som das palmas no fim de cada exibição, o primeiro dia da 3°edição da Expp Facopp (Exposição de Projetos de Publicidade e Propaganda) teve apresentações de alunos com seis projetos diversificados nos temas, em profundidade nas pesquisas e atentos aos nichos menos conhecidos e valorizados da área.

A noite desta segunda-feira (02/12) foi escolhida para as apresentações dos trabalhos da categoria acadêmica. Com o lema “evoluir é natural”, estudantes expuseram para professores, alunos, familiares e profissionais da área, estudos ligados às temáticas: futebol feminino e o mercado publicitário, marketing social, branded content, publicidade e semiótica na música e comunicação inclusiva.

De acordo com o supervisor do ExPP, Matheus Lima, a diversidade dos trabalhos evidencia o aspecto interdisciplinar que existe na comunicação social. Conforme Matheus, esta ciência consegue dialogar com vários setores da sociedade que demandam comunicação. Por sua vez, os alunos possuem a habilidade de identificar essas demandas e alcançar resultados expressivos.

“Os alunos conseguem observar essas diferentes demandas e, por se tratar de uma ciência interdisciplinar, promovem o diálogo de forma eficiente, eficaz e que rende esse resultado maravilhoso desse 1° dia de ExPP”, explica.

RELEVÂNCIA DO EVENTO

Em sua terceira edição, o ExPP é um evento implantado no primeiro semestre de 2018 e que substitui as bancas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Publicidade e Propaganda. A exposição trouxe como novidade a forma de apresentar os trabalhos finais, agora mostra estudos sob um viés acadêmico e mercadológico para convidados externos, como por exemplo profissionais da área, além do próprio público da faculdade.

Com foco em um seguimento pouco visado no ramo da Publicidade e Propaganda, os alunos Eduardo Zanfolin e Vivian Maldonado apresentaram o trabalho “Narrativa em Primeira Pessoa: Uma Possibilidade Inexplorada”. Um projeto preocupado com a acessibilidade dos deficientes visuais aos conteúdos midiáticos. Para Eduardo, apresentar essa pesquisa contribui para si não só academicamente, mas para uma bandeira que ele quer levantar.

“Além de trazer relevância para a minha formação, o trabalho contribui para o enriquecimento cultural das pessoas com deficiência visual. Estou ansioso para levantar a bandeira e dar mais um passo para tornar a comunicação inclusiva algo realmente efetivo, que cumpra com os seus objetivos”, projeta Eduardo Zanfolin.

Washington Ferreira Junior e Fernanda do Nascimento são autores do projeto “As Nuances do Branded Content e Sua Aplicação a Pequenos Negócios”. O estudo trata de uma ferramenta pouco explorada, principalmente no interior, e até mesmo desconhecida de profissionais da área. Para o jovem, apresentar trabalhos como esse serve não só para que a academia veja o que os universitários aprenderam, mas também é importante profissionalmente.

“Além de ter grande valor para a Facopp mostrar o que desenvolvemos aqui em quatro anos de faculdade, é uma oportunidade para que possamos ser vistos pelo mercado e que eles consigam enxergar e avaliar do que a gente é capaz de produzir”, afirma Washington Junior.

ALÉM DOS MUROS

Os trabalhos chamaram a atenção de professores, alunos e convidados não só para a academia, como também para além dos murros da universidade.  A ativista social Walleria Suri foi convidada para comentar o projeto dos alunos Eduardo e Vivian. Walleria é deficiente visual e fundadora do grupo OIA (Olhar de Inclusão e Acessibilidade).

A ativista ficou entusiasmada conforme percebeu o quanto a academia está encorajando aqueles que serão os profissionais do futuro a ter um olhar mais humanizado e inclusivo. “Me da esperança, me dá ânimo para acreditar que as coisas estão mudando. A forma de ensinar as profissões está mudando, e o resultado é esse, trabalhos excelentes para a inclusão social”, diz Walleria Suri.

De acordo com o aluno Washington Junior, falar sobre Branded Content é trazer o assunto à tona como uma nova ferramenta a ser explorada dentro do mercado de comunicação, principalmente olhando para o interior, fugindo dos grandes capitais.

“Além disso, é importante observar que ele pode gerar mais do que só uma discussão, mas um movimento importante pra comunicação no interior”, completa Washington Junior.

É por conta desse tipo de resultado que o supervisor da ExPP, Matheus Lima, relembra que o transcorrer dos alunos com os projetos ao longo de seis meses somada à apresentação no evento marcam a trajetória dos graduandos na universidade.

“É um rito de passagem na vida deles, estudaram bastante, se planejaram, desenvolveram e fizeram pesquisas bem interessantes. E a comunicação oral vem para coroar esses projetos com as apresentações”, declara Matheus Lima.

Veja a seguir a lista dos seis trabalhos que foram apresentados no 1° dia de Expp.

1º – O FUTEBOL FEMININO E O MERCADO PUBLICITÁRIO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES.

AUTORA: Nathiele Takahara da Silva

RESPONSÁVEL PELA INDICAÇÃO: Profª Mª Priscila Guidini de Oliveira

CONVIDADOS: Lucas Modaelli e Lilian Fontes

2º – O PAPEL DA PUBLICIDADE COMO AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE.

AUTORA: Laura Vitoria da Silva

RESPONSÁVEL PELA INDICAÇÃO: Profª Mª Mariangela Barbosa Fazano Amendola

CONVIDADOS: Odete Tonhon e Mônica Aparecida de Moraes Botelho

3° – A PUBLICIDADE E O CINEMA: UMA ANALISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR SOBRE O PRODUCT PLACEMENT

AUTORES: Leonardo de França e Marina Maria Moreira Cordeiro

RESPONSÁVEL PELA INDICAÇÃO: Profº Me. Renato Pandur

CONVIDADA: Nathalia Souza

4° – AS NUANCES DO BRANDED CONTENT E SUA APLICAÇÃO A PEQUENOS NEGÓCIOS

AUTORES: Fernanda Freitas do Nascimento e Washington Aparecido Ferreira Junior

RESPONSÁVEL PELA INDICAÇÃO: Prof. Esp. Dhiego da Silva Saraiva

CONVIDADA: Luana Fernanda do Nascimento Silva

5° – PUBLICIDADE E SEMIÓTICA NA MÚSICA: ELECTRA HEART E A HISTÓRIA NARRADA POR MARINA DIAMANDIS EM SEU SEGUNDO ÁLBUM DE ESTÚDIO

AUTORES: Eduardo José Espindola de Lima e Jean Carlo da Silva Nascimento

RESPONSÁVEL PELA INDICAÇÃO: Profª Mª Mariangela Barbosa Fazano Amendola

CONVIDADO: Prof. Dr. Tchiago Inague

6° – NARRATIVA EM PRIMEIRA PESSOA: UMA POSSIBILIDADE INEXPLORADA

AUTORES: Eduardo Antonio Morais Zanfolin e Vivian Gabriele Maldonado Silva

RESPONSÁVEL PELA INDICAÇÃO: Profª Mª Fernanda Sutkus de Oliveira Mello

CONVIDADA: Walleria Suri

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​