“Eu pensava em fazer outras coisas e o jornalismo aconteceu”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

04/05/2017 às 10:00 – Atualizado em: 28/04/2017 às 15:42 
Bianca Pereira

Agência Facopp

Imagem Notícia

Correspondente do The Wall Street Journal, Paulo Trevisani encerra a parte de jornalismo na 22° Semana de Comunicação da Facopp com o tema “O futuro do jornalismo na era digital”. Ele, que é nascido em Presidente Prudente, já trabalhou neste mesmo veiculo jornalístico em Nova Iorque e atuou, em São Paulo, no Jornal Mercantil.Atualmente exerce a função de correspondente em Brasília, desde 2013, para o periódico estadunidense.
 
“O jornalismo foi algo que aconteceu em minha vida, eu pensava em fazer outras coisas”, conta Trevisani, que é formado pela Unesp de Bauru. Ele atuou no Jornalismo pela primeira vez no 3°ano do Ensino Médio, quando estava em busca de emprego e se deparou com uma vaga na rádio Piratininga. Desde então, tomou gosto pela profissão e já exerceu diferentes funções da área, como repórter, editor, redator e tradutor.
 
Em Brasília, trabalha para o jornal norte-americano como repórter e correspondente das vertentes de política e economia. “Escrever para um público que esta distante e que não participa do mesmo cotidiano que eu, me faz explicar melhor a realidade. Eu acho fantástico ser correspondente”, destaca.
 
Paulo gosta de ser repórter e, para ele, é importante observar o que todos estão falando e conseguir encontrar um foco que ninguém tenha notado no assunto. Ele relata que o que menos atrai sua atenção é trabalhar em lugares que possam prendê-lo em um escritório, como assessor e editor.
 
Sobre a palestra
 
Segundo Trevisani, a escolha de abordar esse tema surgiu porque a área digital é algo que se renova constantemente, algo aprendido hoje pode ser mudado rapidamente. Sobre a influência disso em seu trabalho, Paulo ressalta que o meio digital trouxe imediatismo. “Tenho utilizado o Facebook, oTwitter e o Instagram para divulgar o meu trabalho e também para publicar informações quando ainda não tenho a matéria completa”, conta.
 
O objetivo dele ao participar da Semana de Comunicação é contribuir com o conhecimento dos estudantes que irão iniciar neste ramo e auxiliar na compreensão para que possam entender a forma como a profissão é realizada.
 
Não perca! A palestra acontecerá na sexta-feira (12/05), no Auditório Buriti, às 19h.
 
As inscrições para a 22ª Semana de Comunicação da Facopp continuam. Basta fazer a inscrição pelo link. O valor para assistir todas as palestras é de R$60 e a participação em cada workshop R$15. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.