“Eu sempre soube que seria a fotografia”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

02/05/2017 às 10:00 – Atualizado em: 28/04/2017 às 12:28 
Isabela Sanchez

Agência Facopp

Imagem Notícia

Ber Sardi estará na 22º Semana de Comunicação da Facopp! O fotógrafo abordará o tema “Fotografia de moda: as mudanças de estética e mercado”, naquinta-feira (11/05), no Auditório Buriti, às 19h. Ele irá discutir sobre as transformações ocorridas no mercado de fotografia de moda, tanto na parte estética quanto econômica, e o que mudou depois da era digital.

Formado em Design Gráfico pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), ele atua no mercado da fotografia de moda e publicidade há dez anos. Segundo Bernardo, o interesse pela fotografia sempre foi muito natural, pois, quando ainda era mais novo, usava a câmera profissional de seu pai para fotografar sua família.

Sardi conta que com 19 anos ainda não tinha decidido o que fazer de faculdade, então fez um curso técnico de fotografia. “O curso não foi muito legal, mas me deu um empurrão pelo menos. Em 2005, foi quando eu resolvi investir nisso mesmo, estudei por conta própria e entrei na fotografia de moda por influência de alguns amigos que já trabalhavam na área”, explica.

O fotógrafo, que já trabalhou com algumas editorias e campanhas de moda para revistas, comenta que se satisfaz muito mais quando seu trabalho diz algo e passa uma mensagem. “É mais fácil eu mostrar o que eu gosto e o que me realizo fazendo”, afirma.

Apesar de sua graduação em Design, Bernardo nunca trabalhou e nem teve vontade de atuar na área. Segundo o fotógrafo, só fez o curso porque era o único que tinha três anos de fotografia na grade curricular em Londrina e que discutia a imagem de forma mais aprofundada. “Aprendi muita coisa na área de design que agrega nas minhas fotos, mas eu sempre soube que ia ser fotografia mesmo”, conta. 

O segredo da boa fotografia

De acordo com o palestrante, o segredo de uma boa fotografia é saber como chegar em um resultado, utilizando o que possui em mãos. Para Sardi, a técnica é, na verdade, consequência do que você se propõe a fazer. “Como trabalho muito em estúdio, preciso ter o domínio total de luz artificial, flash e luz contínua. Tem uma gama muito grande de equipamentos, mas acho que o que você mais precisa saber é como chegar em um resultado com o que você tem”, ressalta.

Para os aspirantes a fotógrafos, Bernardo aconselha a não se preocupar muito com equipamentos e sim com contato pessoal, aproximar-se mais de pessoas que estão produzindo os ensaios. 

Expectativas

Sobre estar na Facopp, o convidado diz esperar mais um bate-papo com os alunos, absorver novas informações e poder passar um pouco de sua experiência profissional.

E aí, se interessou em assistir a palestra do Bernardo? Para participar, inscreva-se por meio do link e continue acompanhando as notícias sobre a 22ª Semana de Comunicação aqui no Portal Facopp!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​