Evento finaliza com premiação de melhores projetos teóricos e mercadológicos

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02/12/2020 às 19:32
Izabelly Fernandes

Corpo docente premiou os melhores projetos da modalidade acadêmica e mercadológica. (Foto: Agência Facopp)

O segundo e último dia do 5º ExPP foi marcado por bons resultados do esforço de alunos e professores durante a graduação de Publicidade e Propaganda. Assim como no primeiro dia, o evento foi ministrado pelo supervisor de TCC do curso, Matheus Monteiro de Lima. Apresentados no modelo remoto, as apresentações puderam reunir experiências práticas desenvolvidas a partir de toda a teoria aplicada no decorrer do curso. E como desfecho, ao fim do evento, o corpo docente premiou os melhores projetos na modalidade acadêmica e mercadológicas.

Big Brother Brasil sob a ótica da metodologia Sexy Canvas  

Idealizado pelos alunos Vinicius Pereira Rodrigues Alves e Thaís Roberta do Prado, o projeto que eles apresentaram se objetiva em uma análise do Big Brother Brasil a partir de uma metodologia que surgiu em 2019, chamada Sexy Canvas. Partindo de teorias comunicacionais como a hipodérmica e empírico-experimental, os estudantes explicaram como elas podem atuar para a fundamentação dessa metodologia. O trabalho foi orientado pelo professor mestre Matheus Monteiro de Lima e pelo professor especialista Fábio Rabelo Cardoso Teixeira. “Comecei a ver muitos anúncios baseados no Sexy Canvas e isso me chamou muita atenção, por isso eu quis que as pessoas também conhecessem isso”, conta Vinicius.

De acordo com Thaís, alinhando os sete pecados capitais e sete itens da criança interior que existem nas pessoas, o Sexy Canvas pode promover o sucesso de uma campanha se “gabaritar” todos esses itens, pois atua persuadindo e causando diversas sensações em consumidores. “O Big Brother Brasil gabarita todas as sensações humanas do Sexy Canvas, principalmente nessa última edição em que eles colocaram pessoas famosas. A ganância, vaidade, preguiça, gula, luxúria, inveja e ira são frequentemente causados dentro e fora do programa”, explica Vinicius. Por isso, o aluno acredita que a pesquisa mostra que, a partir do Sexy Canvas, as marcas e campanhas podem melhorar e chamar a atenção do consumidor facilmente.

A segunda noite do ExPP também contou com convidados e, no caso do grupo em questão, quem deu as opiniões e contribuições sobre o trabalho apresentado foi o professor doutor Marcos Bedendo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). “É sempre legal participar desses momentos de final de curso. Eu acho que a dupla foi muito feliz na escola do tema como um objeto de análise, pois dificilmente os alunos pegam algo atual que impacta a cultura popular como é o caso do Big Brother. É muito importante que um comunicador social pegue um programa e consiga dissecá-lo, já que é obrigação desses profissionais poder olhar o produto e entender de fato o porquê ele é bem visto ou não, tendo sempre a perspectiva de melhorar o produto”, aponta Marcos.

No entanto, o professor faz uma crítica construtiva aos expositores ao dizer que o trabalho em si poderia ver ambos os lados do Sexy Canva. “Acredito que tenha faltado um pouco de visão crítica sobre esse modelo, a fim de trazer à tona o que poderia ser melhorado, o que estaria em excesso e o que é bom ou ruim”, orienta.

Portfólio

Soluções gráficas e criação de campanhas publicitárias para o Centro de Estudo de Línguas para escola estadual Monsenhor Sarrion. Este foi o projeto apresentado pelos alunos Carlos Sérgio Gomes Urias, Leonardo Cardoso de Souza e Vitor Gardenal Teles, orientado pelo professores especialistaa Haroldo Oliveira Felippi e Fábio Rabelo Cardoso Teixeira. O serviço a ser trabalhado, o CEL, conta com 650 alunos matriculados nos cursos de inglês, espanhol, japonês, francês, italiano e alemão, com um público alvo composto por adolescentes de 12 a 17 ou alunos matriculados no EJA (Educação para Jovens e Adultos).

“O nosso foco principal foi a campanha de matríicula, pois a gente está atendeu ao pedido do cliente que era preencher as vagas das turmas, que é o que ele precisava. Por isso a campanha é toda voltava para divulgação em vários meios, para que a gente consiga engajar os alunos que possam se interessar no CEL Sarrion”, explica Leonardo.

A campanha também tem o objetivo de criar uma proposta de posicionamento para a imagem da marca, criar uma identidade visual e planejar uma campanha de comunicação institucional para 2021. Diante disso, o grupo criou um ícone de aventureiro e explorador para representar os alunos que podem possuir o interesse de ingressar em um dos cursos e explorar novos idiomas. “Hoje em dia quem está na vanguarda da exploração é o astronauta e por isso ele foi escolhido. O mote instiga o aluno a descobrir um novo idioma e diz que ele pode fazer isso no CEL”, explica Carlos.  Convidado para comentar o trabalho, o Bruno Lopes, do atendimento da agência Audi Propaganda, opinou: “Achei uma campanha muito interessantes, toda a identidade visual e tudo das redes sociais eu achei muito legal, principalmente por se encaixar muito bem dentro do público”.

Mídia alternativa

Feito pela pesquisadora Cassiane de Oliveira Silva e orientado professor mestre Matheus Monteiro de Lima e o professor especialista Dhiego da Silva Saraiva, o projeto consiste em um artigo científico intitulado como Proposta de uma campanha de mídia alternativa para o enfrentamento à violência contra a mulher. Nele, a jovem promove uma discussão sobre como a publicidade pode ajudar a dar visibilidade a questões sociais importantes. “Eu acho que a comunicação tem a missão de informar, conscientizar e abrir caminhos para situações que precisam de visibilidade, como é o caso das campanhas com cunho social. Fala-se muito sobre a violência contra a mulher, mas não há tanto conteúdo envolvendo comunicação e o enfrentamento desse problema”, afirma

Para isso, Cassiane propõe um modelo de mídia alternativa que consistisse em uma campanha que gera interatividade. E assim surgiu a campanha “E se fosse com você?”, composta por cartazes que seriam colocados nos banheiros femininos da Facopp. Este teria a ilusão de um vidro quebrado, com a frase “Não foi acidente. E se fosse com você?” o número do disque denúncia, além de marcas de sangue cenográfico. “A mulher já tem uma relação com o espelho desde sempre e a ideia era colocar esses cartazes no espelho para que quando a mulher olhasse, ela se colocasse no meio dessa situação. E é isso que a campanha pretende, gerar empatia e colocar essas mulheres que vivem ou sabem de alguém que passa por isso e denunciar”, explica Cassiane.

Produção audiovisual para a Style Skate Shop

Nesse projeto, os alunos Greysson Suzuki, Gustavo Rocha Trevisan, Maria Vitória Vieira Salles e Otílio Neto, orientados pelo professor mestre Renato Pandur, desenvolveram um conteúdo audiovisual em quatro vídeos para a empresa Style Skate Shop. Com o objetivo de criar matrizes de conteúdo de produção audiovisual para a web para servir como base para outras aplicações, eles produziram uma mídia que também poderá ser explorada em outras campanhas publicitárias da loja.

Para isso, os estudantes dividiram o processo em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. A primeira etapa consistiu no planejamento e concepção do projeto, desde o desenvolvimento da ideia inicial, até a definição das estratégias base. Já na segunda etapa foi a hora de realizar as filmagens, seguindo pela terceira etapa que, basicamente, foi o processo de seleção do material gravado e edição com vários efeitos escolhidos. “Cada detalhe da produção foi pré-definido e, mesmo que um item ou outro tenha sido improvisado, a maior parte do trabalho foi pensado. Por isso a execução aconteceu de forma rápida e simples. Isso fez toda a diferença”, afirma Maria Vitória.  

Ela ainda diz que a produção do material foi muito construtiva e fruto de muita pesquisa, por isso ela espera bons resultados. “A gente tem a expectativa que esse material vá gerar muito engajamento para a loja na web e a gente sabe que, se ele for explorado corretamente, pode servir como uma excelente campanha, principalmente pensando que a identidade visual já está toda montada”.

PREMIAÇÃO

E é por isso o ExPP existe! Para fortalecer os elos do setor, dar visibilidade ao que está sendo produzido pela Facopp e servindo como vitrine para o mercado publicitário regional. Conheça quais foram os ganhadores do 5º ExPP:

Categoria: Trabalho acadêmico

1º Lugar: A influência da marca: Um estudo de caso da Amazon – Rafael Leite Alves e Yasmin Tainá Garcia

2º lugar: Proposta de uma campanha de mídia alternativa para o enfrentamento a violência contra a mulher – Cassiane de Oliveira Silva

3° lugar: Marielle, o fenômeno midiático – Matheus Ribeiro Damazio

Categoria: Trabalho mercadológico

1° lugar: Elos: Um layout de aplicativo para o ensino de libras para crianças ouvintes e surdas

2º lugar: Produção audiovisual para Style Skate Shop

3º lugar: Umaps: Aplicativo de acessibilidade com geolocalização para locomoção interna na Universidade do Oeste Paulista Campus II

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