Ex-facoppianas lançam livro-reportagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

09/12/2019 às 16:35
Daniel Alvarez

Obra é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) defendido em dezembro de 2017 (Foto: Cedida)

Resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o livro-reportagem “Altino: memórias de um repórter” foi lançado na última sexta-feira (06/12), no Armazém do Centro Cultural Matarazzo. Composto por 11 capítulos e 211 páginas, a obra escrita por Anne Honami Abe, Camilla Saldanha Souza, Nellise Costa Pinheiro e Stephanee Melo Becegato tem como foco a história de Altino Correia, importante figura do jornalismo regional.

Com a defesa feita em dezembro de 2017, o livro foi construído em um formato que possibilitasse a apresentação do trabalho na época. Para o lançamento agora, em 2019, Nellise conta que foram necessárias adaptações para torná-lo mais atrativo ao público consumidor. “Ficamos esse ano inteiro trabalhando no livro e na edição. Como agora estamos com a Editora Appris, nós precisamos fazer algumas adaptações, mas sem tirar o conteúdo”, explica a jornalista.

Além de tratar da história de Altino, o livro traz também relatos de como era exercida a profissão na região do Oeste Paulista entre as décadas de 1950 e 1980, assim como as contribuições do profissional no fazer jornalístico. Para a escrita e fundamentação do livro-reportagem, as ex-facoppianas se utilizaram de arquivos, matérias escritas pelo repórter e entrevistas.

Sobre a escolha de Altino como enfoque do livro, Nellise conta que se deve ao tempo de carreira do jornalista, assim como todas as experiências já vividas por ele em sua atuação jornalística na região. “Quando nós escolhemos o objeto de estudo para o nosso TCC precisávamos desenvolver algo que tivesse contribuição para a história da região. Nosso livro não conta apenas a história do Altino, ele conta a história do desenvolvimento e evolução do jornalismo e dos veículos de comunicação regionais”.

O LANÇAMENTO

O evento de lançamento do livro-reportagem foi público e contou com a presença de convidados especiais, tais como familiares, amigos, profissionais da imprensa que colaboraram na escrita do livro e, claro, Altino Correia. No local, além de vários discursos de agradecimento, foi realizada a venda de unidades da obra, assim como uma sessão de autógrafos das autoras e de Altino.

Além da venda dos exemplares no local, o livro também está sendo disponível para compra online. Caso tenha interesse em conhecer a trajetória de Altino Correia, assim como a história da evolução do jornalismo regional, é possível comprar a obra no site da editora.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.