Exposição Ontem e Hoje ganha espaço fora da Facopp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

12/09/2017 às 12:24 – Atualizado em: 12/09/2017 às 15:04 
Beatriz Duarte e Yuri Aquinno Cruz

Pedro Prado

A exposição permanece no Parque Shopping até domingo (17/09)


 A Exposição Ontem e Hoje, realizada por alunos e professores em setembro de 2016, ganhou espaço fora dos corredores da Facopp. As fotos que fazem parte de uma releitura do trabalho de Massuo Aoki, fotógrafo amador que ficou conhecido na região por registrar cenas do cotidiano prudentino na década de 90, agora poderão ser revistas em outros locais da cidade.
 
Segundo a supervisora do Laboratório de Fotografia e participante do projeto, Fabiana Alves, as fotos estarão expostas no Parque Shopping até o dia 17/09 e depois seguem para o EuroMarket onde permanecem por duas semanas. A intenção é ainda disponibilizar a exposição para outros pontos de Prudente.
 
“O projeto foi pensado a partir de uma pesquisa que estudou o trabalho do Massuo Aoki, então o objetivo foi aproveitar as fotos do fotógrafo que registrou Prudente nos anos 1990 e mostrar como estão esses locais hoje, o desenvolvimento da cidade, as mudanças das últimas duas décadas”.
 
 De acordo com a docente a ideia de expandir o trabalho além do âmbito acadêmico veio em prol do centenário comemorado pela cidade nessa semana. “Ela merecia ganhar as ruas, sair do Campus II porque é uma exposição sobre Prudente, sobre a mudança paisagista urbana da cidade, então não tinha porque ela ficar só aqui. Remontamos a exposição para que as pessoas que não frequentam a Unoeste também tenham a oportunidade de ver o trabalho e perceber essas mudanças”.
 
O trabalho contou com a participação de oito estudantes Weverson Nascimento, Carlos Júnior Volpi, Thaine Correia, Fábio Prado, Danúbia Leite, Guilherme Suzuqui, Marlene Reverte e Nathiele Takahara, com o apoio dos professores Fabiana Alves, Giselle Tomé, Roberto Mancuzo e Paulo Miguel. 
 
Emoções
 
Para o ex-aluno de Publicidade, Guilherme Suzuqui, que tem três fotos inclusas na exposição, as fotos de Massuo Aoki chamam a atenção por serem diferentes e legais para um fotógrafo amador. “Ele tinha muita história e tinha acabado de falecer no ano que fomos atrás das coisas. Seu filho, André Aoki, disponibilizou todo o material do pai para olharmos e basearmos o nosso projeto”.
 
Estagiário do Laboratório de Fotografia nos tempos de faculdade, Guilherme comenta que de princípio a ideia foi mais restrita aos estagiários da foto, convidados pela docente Maria Luiza Hoffman, mas que em seguida todos os professores da área também foram chamados para participar.
 
Sobre a escolha do acervo, o publicitário afirma que optaram por dar importância para a questão de fotos em lugares públicos conhecido pela população, onde havia mudado muita coisa. Depois do processo de seleção, os estagiários foram divididos em grupos que supervisionados por um docente, tinham a responsabilidade de produzir três fotos cada um.
 
“Tínhamos que recriar a foto de Massuo, seguindo o mesmo princípio, ângulo, iluminação e lente e isto foi bem difícil, mas é muito legal recriar um projeto de alguém que contribuiu muito para a história de Prudente. Foi bom para aguçar nosso olhar”, comenta.
 
Já para Marlene Reverte, ex-aluna do curso de Jornalismo e também participante do projeto, a ideia surgiu em 2014 com o aluno Fábio Prado e  com a necessidade do desenvolvido de um projeto científico pelos estagiários da foto. Fábio conhecia o neto do Massuo Aoki, que é dono do acervo hoje.
 
“Para recriar tivemos que pensar em tudo e por isso mesmo teve que gente precisou refazer algumas fotos várias vezes. Entre algumas que produzi, uma foi feita dentro de um prédio, precisei conversar com o síndico, para ele pedir para o dono do apartamento a autorização para realizarmos a foto”.
 
Gostou? Não deixa de visitar a exposição. Falando em fotografia, já se inscreveu no 1º Prêmio Facopp de Fotografia? As inscrições vão até o dia 19/09 e você concorre a uma câmera profissional. Não fique de fora!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.