ExPP: segunda live traz apresentações de artigos científicos, monografia e estudos de casos

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23/06/2021 às 15h01
Jady Alves

Segundo dia de live traz assuntos de diversas áreas por meio de artigos científicos, monografia e estudos de casos (Foto: Reprodução do YouTube)

Durante a segunda noite de Exposição de Projetos Publicidade e Propaganda (ExPP), mais sete trabalhos foram apresentados e comentados. Sendo assim, a Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste formou mais 20 publicitários. 

Ao decorrer do texto, vocês poderão entender um pouco mais sobre os trabalhos expostos, acompanhar os comentários dos profissionais convidados e conhecer os pesquisadores que agora estão formados. 

A importância do marketing social e esportivo como construção de marca – um estudo de caso da NBA Cares 

O primeiro trabalho da noite foi realizado pelos alunos Andreísa Mendes, Caio César Pereira, Ednaldo Sabino e Maiara Dias da Silva, com orientação da professora mestra Priscila Guidini. 

O trabalho teve como objetivo a realização de uma análise aprofundada sobre a NBA Cares, por meio de pesquisa qualitativa, para que fosse possível o aprofundamento dos dados e fatos. O estudo de caso foi sobre a NBA Cares e suas ações. 

Durante a realização do estudo, os alunos chegaram ao seguinte questionamento: a NBA Cares se trata de um branding ou ação social de fato? A resposta é: branding. A aluna Andreísa responde o porquê: “Por mais significantes que seja o projeto NBA Cares, se trata de uma ação de branding. Concluímos isso por notarmos o engajamento que ele traz para a NBA, jogadores e franquias, e como contribui para a valorização da marca NBA”. 

“Eu achei que foi um assunto bem pertinente para o momento em que estamos vivendo. A gente vê poucos trabalhos trazendo o marketing esportivo à tona e eu acho que, cada vez mais, a gente tem ganhado força nesse sentido. Marcas se unindo a iniciativas sociais para a gente conseguir ter uma aproximação com a sociedade e outras coisas que fortaleçam a marca, não só o esporte”, comenta Lilian Fontes, gerente de marketing da FutFanatics de Presidente Prudente – SP. 

O jornalista João Paulo de Tilio também foi convidado para analisar o trabalho. “Eu acredito que o Trabalho de Conclusão de Curso tenha sido muito interessante na escolha da temática, pois modelos bem sucedidos precisam ser propagados. As pessoas precisam ter contato para que outras organizações possam também adotar esses modelos. A gente aprende com bons exemplos. A gente aprende com os erros e acertos dos outros”, finaliza. 

Análise das mídias sociais na construção do sucesso da marca Kylie Cosmetics 

Este trabalho foi desenvolvido e apresentado pela aluna Stephany Dias, sob orientação da professora mestra Fernanda Mello. 

A pesquisadora mostrou, por meio do trabalho, como a marca cresceu dentro das redes sociais. Como a exposição que a Kylie tem desde pequena, ajudou no sucesso da Kylie Cosmetics, como a marca tem ligação com os consumidores e quanto ela vale. 

“As plataformas digitais são a tendência. Criadores de conteúdo são a tendência. O TikTok está aí para provar isso. Inclusive, Kylie Cosmetics está dentro do TikTok. O segredo é se posicionar de forma assertiva”, conta Stephany. 

A publicitária Luana do Nascimento comenta sobre o quão inovador é o trabalho. “O seu trabalho traz muito sobre a relevância de ter um grande nome influente em frente de uma linha ou de uma marca. Por exemplo: a Avon com a Manu Gavassi, a Quem Disse Berenice com a Rafa Kalimann, a Bianca Boca Rosa”, aponta. 

Persuasão: o marketing por trás das câmeras do Big Brother Brasil 

A terceira apresentação da noite ficou por conta dos alunos Gabrielle Munhoz, Murilo Gomes, Paula Spavier e Thalyta Santos. A orientadora foi a professora mestra Priscila Guidini. 

O grupo aponta o reality show Big Brother Brasil como uma fonte de aprendizado quando o assunto é marketing. Por isso, o foco do artigo cientifico foi analisar as principais estratégias que se sobressaem na produção do programa. 

“O grande espetáculo se firmou como o principal produto da TV brasileira e seu fim hoje é algo impensável, uma vez que ele serve como respiro da televisão em termos de audiência na era digital. O marketing, a emissora, o público e a sociedade, de modo geral, se beneficiam desse fenômeno televisivo”, comenta Thalyta. 

Para comentar o artigo, foi convidado o jornalista e publicitário Marcelo Sanches, que disse: “Parabéns por vocês abordarem esse assunto. O marketing introduzido no Big Brother foi extraordinário. A junção de influenciadores, pessoas famosas na internet, para um programa de reality show, foi sem dúvida nenhuma uma ideia brilhante e o resultado vocês sabem. Foi record de público, record de audiência e aí, quem não conhecia, passou a conhecer muitos influenciadores desconhecidos. Vale lembrar que, quem também entra anônimo, sai com record de seguidores, record de audiência e record de patrocinadores. Nem sempre quem tem mais, lucra mais”. 

“O artigo toca em pontos que eu achei magníficos. Eu gostei muito com a associação com a “Sociedade do Espetáculo”, a questão do gestalt, a questão toda de como as marcas influenciam dentro e fora do jogo, como eles aproveitam isso. Então, o artigo está muito bom, muito bem escrito, muito bem elaborado. Eu gostei bastante e vocês estão de parabéns”, finaliza o diretor de arte da Audi, Jhony Valentin. 

Mulheres na liderança e a equidade de gênero no mercado de trabalho 

O artigo cientifico foi escrito pela estudante Rebeca Azevedo e contou com a orientação da professora mestra Priscila Guidini. 

A pesquisadora aponta que as mulheres deixaram de ser coadjuvantes ou suportes para tomar a frente, ocupando cargos de respeito. Então, por meio do Trabalho de Conclusão de Curso, ela mostra um pouco sobre os processos evolutivos do marketing e a solidificação do papel feminino no mercado de trabalho. 

“Mesmo percorrendo um duro e árduo caminho, vemos que a figura feminina vem conquistando o seu espaço no ambiente familiar e profissional lentamente, mas é um trabalho muito forte e solido que vai ser repassado de geração para geração. Está agregando cada vez mais valores e mostrando infinitas facetas da mulher, principalmente no mercado de trabalho, para que as organizações passem, a parir de agora, dar mais importância para essas figuras”, acrescenta Rebeca. 

A profissional Janaina Peroto, do Departamento de Marketing da Foregon, elogia a escolha do tema: “É um tema super relevante e que a gente, mais do que olhar para o passado, precisa entender o momento presente e o futuro das organizações, o futuro dessa alocação das mulheres no mercado de trabalho”. 

A sustentabilidade como diferencial para as empresas alavancar os seus negócios 

A monografia foi realizada pelas alunas Gabriela Nunes, Janaine Nezzi, Maria Gabriela Catanante e Tatiane Menezes. Já a orientação, ficou por conta do professor especialista Fabio Rabello. 

O objetivo da monografia foi analisar as empresas que têm a sustentabilidade como pilar de diferenciação em benefícios dos seus negócios. Sendo assim, buscou entender o consumidor na prática de consumo verde, compreender como as empresas que adotam o modelo de negócio sustentável se destacam e demonstrar como o tema abordado traz resultado positivos para os seus negócios. 

O comentário ficou por conta da profissional Gabriela Freitas, da empresa Gestão, que apontou “Achei muito interessante vocês trazerem o tópico de que não é só publicidade e desse discurso aliado à prática. Gostei do dado de que metade das empresas usam da publicidade na questão da sustentabilidade, só que apenas 25% adotam de fato esse comportamento”. 

Marketing educacional na pandemia da Covid-19: desafios e oportunidades para a marca “Centro de Estudos Odontológicos Trevisi” 

A sexta apresentação da noite foi realizada pelos alunos Álvaro Longato, Leonardo Almeida Rodrigues, Luis Henrique Xavier e Thales Reis, orientados pelo professor mestre Matheus Monteiro. 

O trabalho teve como objetivo fazer um estudo de caso da instituição de ensino Centro de Estudos Odontológico Trevisi frente a pandemia da Covid-19, já que precisaram se adaptar diante das dificuldades apresentadas pela pandemia para continuar vigente. 

“Essa pesquisa possui grande relevância parra a comunicação. Uma ve que é um assunto novo e levanta questões do marketing a ser exploradas e utilizadas como modelo por outras agencias e instituições de ensino”, finaliza a jornalista Alessandra Cipullo. 

Laboratório Índigo: podcast como ferramenta de comunicação da marca 

O último trabalho da segunda noite de live foi dos alunos Helio Henrique de Jesus e Jeniffer Borges, com orientação da professora mestra Mariangela Amendola. 

O trabalho proposito do trabalho foi a criação de um programa em formato de podcast, com intuito de utilizá-lo como ferramenta de comunicação para a marca Laboratório Índigo. O podcast visa a realização de conversas que provoquem o ouvinte a pensar em temas e dá a possibilidade dele participar do debate por meio de um canal exclusivo. 

“A gente verificou que diversas marcas e criadores de conteúdo estão investindo nesse modelo do marketing de conteúdo que a gente propõe trazer aqui em diferentes formatos e plataformas, para cativar e nutrir, cada vez mais, os seguidores e a audiência, a fim de criar esse engajamento legal, essa comunidade que a gente vem trazendo”, acrescenta Jeniffer. 

O comentário sobre o trabalho ficou por conta da sobre a jornalista e redatora publicitária sênior Névelyn Silva. “O podcast é uma ferramenta poderosa, porque ela coloca, naturalmente, as pessoas na posição de ouvinte. Não só isso, no podcast foi é capaz de trazer convidados que não necessariamente precisar ter um estúdio para falar com você, basta o acesso à internet, basta um celular, que você já consegue mostrar a sua voz. Porque quando a gente fala de dar voz às minorias, a gente não pode falar por elas, a gente empresta o microfone e deixa que elas mesmas contem sobre os seus contextos sociais, suas dificuldades estruturais e tudo isso dentro da arte que ela promove”. 

A segunda noite foi demais, não é?! Hoje (23) ainda teremos mais um live e você não pode perder. Esperamos vocês às 19h, no canal do YouTube da TV Facopp Online

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