Facopp adota retorno gradual das aulas com práticas presenciais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

03/11/2020 às 17:35
Izabelly Fernandes

Alunos do 4º termo de fotografia realizam prática de fotografia gastronômica. (Foto: Cedida/Thomas Aguilera)

Aos poucos é possível ver a energia voltando pelos corredores da Facopp. Depois de quase oito meses sem aulas presenciais por conta da pandemia, agora uma pequena movimentação já pode ser notada em alguns laboratórios. Isso porque apenas algumas atividades práticas estão sendo realizadas com um número reduzido de alunos. Para isso, medidas de prevenção como o uso e máscara e álcool gel, estão sendo adotadas, sempre seguindo todas as normas do Plano de Retomada das Aulas Presenciais elaborado pela Unoeste. Mas mesmo com essa rotina meio diferente, o entusiasmo com o retorno gradual tem sido grande para alunos e professores.

Nas aulas de Fotografia de Produto, em que o professor Thomas Aguilera está promovendo práticas de fotografia gastronômica, o clima tem sido de animação. Os alunos do 4° termo da Fotografia puderam registrar o tema fast food e, de acordo com o professor, ficaram bastante envolvidos com a ação. “Os alunos adoram, pois trabalhar com fotografia de comida é algo muito acessível. Principalmente agora com a pandemia, as pessoas precisam divulgar seus produtos nas redes sociais. Tem sido muito bom fazer com que eles vivenciem isso”, comenta.

Thomas ainda conta que essas aulas têm sido realizadas com apenas cinco alunos da turma, já outros ainda não podem vir até a universidade por conta da falta de transporte. Para ele, esse pequeno número de alunos faz com que não haja risco de aglomeração e o ensino seja mais individualizado. “É bem interessante, pois a gente pode trabalhar com mais foco no desenvolvimento de cada um deles, analisando cada dificuldade”, acrescenta. Durante as aulas no estúdio de fotografia, os alunos também utilizam luvas cirúrgicas descartáveis no manuseio dos equipamentos, além das máscaras e o álcool gel.  

A aluna Isadora Crivelli tem participado dessas experiências e conta que, para a sala toda, esse retorno gradual das aulas presenciais foi o momento mais esperado. “Nosso curso é 90% prático então as expectativas eram grandes. E isso tudo ficou mais relevante ainda, pois é nosso último ano e queremos explorar o máximo que o curso pode oferecer”, declara.

Para ela, as aulas práticas são muito importantes, pois os professores proporcionam o contato com o mercado real, além de poder adquirir a experiência de saber lidar com o trabalho em equipe e gerir algumas situações adversas. A jovem ainda fala que em relação à pandemia, ela se sente tranquila, já que a universidade adotou diversas medidas de higiene, o que faz com que ela sinta segurança.

Oficina de cinegrafia

Com o 4° termo de Jornalismo, na disciplina de Linguagem Audiovisual, a professora Thaisa Sallum Bacco promoveu uma oficina de cinegrafia com os alunos. Ela conta que ao longo do bimestre foram trabalhadas todas as questões teóricas, com vários tutoriais para que os alunos aprendessem sobre os equipamentos e sobre o discurso audiovisual. No entanto, apenas neste segundo bimestre foi possível realizar a prática. “Nesse dia foi a primeira vez que eles colocaram a mão na massa. Foi bem interessante, os alunos ficaram muito entusiasmados, pois já estão começando a fazer a gravação de um curta-metragem com essas filmadoras”, explica.

Durante a oficina, Thaisa conta que os alunos foram divididos em equipes pequenas, para que não houvesse aglomerações e também foram utilizadas luvas cirúrgicas descartáveis no manuseio dos equipamentos.

“Para mim, a experiência com a oficina de cinegrafia foi ótima. Já havíamos recebido material teórico sobre a operação dos equipamentos, porém o tato e a oportunidade de ter ele em mãos e poder aplicar alguns conceitos do aprendizado audiovisual, é outra experiência”, revela o aluno Fernando Santos. Ele, que não via hora das aulas presenciais serem retomadas, sente pelos colegas que não conseguem participar dessas aulas por conta da locomoção. “Espero que cada vez mais possamos retornar a normalidade e que todos possam voltar juntos”, completa.

Ana Flávia participou da oficina de cinegrafia do 4º termo de Jornalismo. (Foto: Cedida/Ana Flávia Martin)

Já a aluna Ana Flávia Martin diz que, mesmo estando acostumada com os estudos à distância, também já estava ansiosa pela retomada.  “Eu gostei muito da oficina de cinegrafia, por exemplo, pois com essa aula prática eu consegui aprender como montar e desmontar um tripé e a maneira correta de manusear a câmera. Isso vai gerar um resultado muito positivo na hora de produzir um conteúdo audiovisual e com o remoto não sei se essa experiência seria igual”, diz Ana.

Uso dos softwares

Outras disciplinas que precisaram realizar as práticas com o auxilio do retorno gradual das práticas, são as de Design da Informação e Produção Gráfica, ambas comandadas pelo professor Marcelo Mota na graduação de Jornalismo. Ele explica que a maioria dos alunos não possuem os softwares necessários em casa, por isso é importante que agora eles possam utilizar na faculdade.

“Eu cheguei a passar para os alunos alguns softwares livres, ou seja, alguns que são aplicativos que poder ser baixados no celular e outros que podem ser instalados gratuitamente em notebooks. Mas, embora esses livres também venham sendo pedidos no mercado, acredito que não chegam perto do que é disponibilizado pela faculdade”, pontua Marcelo.

Com o retorno gradual, alguns alunos estão desenvolvendo os últimos trabalhos semestrais pelos softwares dos laboratórios da Facopp, sendo em média cinco ou seis alunos por sala. “Cada aluno abre uma sala no Google meet pra conversar com as pessoas do grupo e vão mostrando o que estão fazendo. Acredito que esse retorno está sendo bacana, estávamos precisando disso”, completa.

E você facoppiano, está tomando todos os cuidados para o retorno gradual das aulas? Confira alguns cliques das vivências do pessoal!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.