Facopp confirma presença em Congresso Nacional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

11/09/2017 às 08:40 – Atualizado em: 11/09/2017 às 08:44 
Leandro Nogueira, Maria Eduarda Miriani e Sandra Prata

Cedidas

Intercom foi realizado em Curitiba até dia 09 de setembro

 
Os professores da Facopp, Thaisa Bacco e Roberto Mancuzo, participaram de um dos maiores eventos do país na área de Comunicação, o Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) que foi realizado entre os dias 04 a 09 de setembro, em Curitiba. Este ano, o congresso completou 40 anos com uma grande celebração, e trouxe como tema “Comunicação, memória e historicidades”.
 
A professora Thaisa Bacco que já participou de outras edições do evento, apresentou sua pesquisa na área de comunicação e educação, que tem como finalidade capacitar a formação de professores sobre o uso das mídias nas escolas. “Escolhi esse tema, pois faz parte de uma tese que defendi e também participei de uma formação com o tema que funcionou bem, portanto, quero compartilhar minha experiência”, diz ela.
 
O trabalho intitulado “A pesquisa colaborativa na formação docente para o uso da mídia na escola”, foi desenvolvido em parceria com a pesquisadora da Unesp, Claudia Maria de Lima. Sobre os reflexos do estudo, Thaisa frisa que por lecionar a nova disciplina do curso de Jornalismo, Comunicação e Educação, a oportunidade de ir para o Intercom e ter contato com as demais pesquisas da área irão contribuir para um melhor desempenho em sala de aula.
 
 Já na categoria Geografia da Comunicação, o professor Roberto Mancuzo expôs um trabalho sobre o uso da fotografia e do vídeo, como uma forma de comunicação alternativa no cenário da questão agrária brasileira. “Pesquisas como esta são sempre interessantes para democratizar as informações, porque elas acabam de alguma forma tornando-se uma ajuda para outros núcleos de pesquisa e também para a própria sociedade”, completa.
 
A pesquisa do professor nomeada como “O sistema ideológico do agronegócio: o poder do discurso e o discurso pelo poder”, aborda sobre a produção e ocupação dos espaços agrários no mundo contemporâneo, numa tentativa de explicar a comunicação no setor do agronegócio, a partir do que se tem publicado nos meios jornalísticos e da opinião pública.
 
Dentro do evento, o docente relata que foram expostos diversos tópicos, dentre eles os de jornalismo, publicidade, relações públicas e conteúdo para mídias sociais. De acordo com Mancuzo, foi uma experiência profissional e pessoal importante. “É bom para termos uma noção do que está sendo discutido de novo na área do jornalismo e da fotografia, principalmente para evoluirmos em nossas pesquisas e no conteúdo apresentado em sala de aula. É sempre um momento de reciclagem”, conclui. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.