Facopp e Fepp promovem parceria no projeto Troquei

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

23/10/2017 às 10:00 – Atualizado em: 23/10/2017 às 10:46 
Leandro Nogueira e Junior França

Bruna Nogueira

Segundo Mariangela, além de contribuir para o consumo consciente, o movimento faz com que as pessoas se unam

 
Com a finalidade de incentivar o consumo consciente e colaborativo através da prática da reutilização, acadêmicos e docentes da Facopp colaboram com o “Troquei”, evento realizado em parceria com a Atlética Fepp (Faculdade de Engenharia de Presidente Prudente), promovendo a troca sustentável de roupas, calçados e acessórios.
 
A docente Mariangela Fazano conta que a ideia central nasceu na Agência Facopp no começo de 2017, junto com os alunos Bruno Solis e Murilo Rocha, integrantes da equipe na época. “O Troquei é um movimento de disseminação da filosofia de escambo ou consumo colaborativo, anteriormente já foi aplicada aqui na universidade duas vezes de forma pequena. A primeira vez numa jornada como evento fechado, apenas para os alunos do curso de Design, e na segunda durante a Jornada de Engenharia Ambiental”, declara.
 
O evento está sendo organizado para integrar os cursos de Design Gráfico e de Interiores, Engenharia Ambiental, Arquitetura, Fotografia, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Nessa primeira edição, o Troquei será exclusivo para a Unoeste. “Vamos abrir o evento, mas com a consciência de preparar e educar aqui dentro. Depois veremos a possibilidade de abrir ao público externo”, ressalta Mariangela.
 
A professora acrescenta que essa tendência é positiva, pois vivendo na era do consumismo desenfreado, esse modelo de consumo além de trazer a economia monetária, aproxima as pessoas e gera uma reflexão sobre o meio ambiente relacionada à brevidade e utilização de produtos. “Hoje temos aplicativos que propiciam esse tipo de coisa, como a troca de vestidos de festa. O diferencial do Troquei é que o evento une as pessoas”, explica ela.
 
Os alunos e colaboradores da ideia Bruno Solis e Murilo Rocha, do oitavo termo de Publicidade e Propaganda, cuidaram do conceito visual e criaram a bonequinha de papel para combinar com a ideia da troca de roupas, tendo o auxílio dos professores Marcelo Mota e Haroldo Felipe. Murilo conta: “foi um susto quando a professora apresentou a ideia, porque desconhecíamos esse tipo de movimento, mas mesmo assim aceitamos o desafio”.
 
Bruno comenta que ainda existe preconceito por parte do público em relação às trocas. “Esse pensamento persiste por conta da cultura de que o usado não é bom, mas é nisso que estamos trabalhando para que a troca seja a mais justa possível, aumentando assim a vida útil dos produtos”, acrescenta o aluno.
 
Como funciona?
 
Podem participar alunos, professores e funcionários da Unoeste com peças de roupas, sapatos, acessórios sendo no mínimo 5 e no máximo 10 itens. Após a prévia, os produtos separados deverão passar por uma triagem, sendo considerada a qualidade dos produtos representados por cores: Azul (maior classificação) , Verde, Pink e Laranja (menor).
 
A triagem acontece entre os dias 16 e 25 de outubro na Sala da atlética da Fepp no 2 ° piso, Bloco 3 do Campus 2, Unoeste, de segunda a sexta. Os participantes receberão as tags de classificação representando o dinheiro para retornarem no dia do evento, 27 de outubro, e escolherem suas novas peças no salão Torre de Cristal.
 
Desapegue, adquira sua TAG e venha renovar seu guarda-roupa de forma consciente no Troquei!
 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.