Facopp prepara recepção para calouros de Comunicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

29/01/2020 às 17:41
Daniel Alvarez

Semana de Calouros da Facopp proporciona aos novatos o primeiro contato com os professores, veteranos, laboratórios e espaços da faculdade (Foto: Arquivo/ Pedro Silva)

Escolher um curso de graduação não é uma missão fácil. Mesmo depois da escolha, são dedicados dias, meses e anos de preparação para as provas e vestibulares. Como forma de compensar todo esse esforço feito pelos mais novos calouros de Comunicação e animá-los para o que ainda vem, a Facopp irá realizar uma semana de recepção especial.

Durante a II Semana de Calouros da Facopp, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de fevereiro, os “bixos” vão ter a oportunidade de conhecer os professores, laboratórios e salas da Facopp. Mas não é só isso, com a ajuda dos veteranos, eles vão produzir materiais audiovisuais com o intuito de apresentar aos colegas os espaços e ambientes da faculdade.

A inspiração em recepcionar os novatos dessa nova maneira surgiu durante uma das edições do Enepe (Encontro Nacional de Pesquisa Ensino e Extensão), que abordou como tema “Cultura Maker”. A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Fotografia, Carolina Mancuzo, explica que a nova geração de discentes demonstra maior interesse ao participar ativamente das práticas. “Nós pensamos em uma forma de fazer com que eles conhecessem a universidade, mas apresentada por eles mesmos”.

Greysson Suzuki, estudante do 7º termo de Publicidade e Propaganda, vai participar pela segunda vez da recepção e conta que viu a novidade de forma muito positiva. Para ele, o formato proporciona aos novatos a possibilidade de experimentar atividades da comunicação na prática, o que pode auxiliar quem ainda tem dúvidas sobre a área. O graduando conta ainda que, apesar de estar na posição de instrutor, pôde também adquirir conhecimentos com os “bixos”.

Com relação a participação dos calouros na primeira edição do evento, Greysson diz ter notado certa timidez em uma das etapas. “Alguns não gostavam da parte de vídeo, assim como eu não gosto de outras áreas também, mas foi de boa, foram bem prestativos e proativos”, afirma.

Para o acolhimento desse ano, Suzuki conta que espera que os novatos caiam em grupos das áreas em que eles se identificam, para que assim tenham um maior aproveitamento na semana e um bom início de curso.

Quem também irá receber os calouros da Facopp é Nicoli Liberansk, discente do 3º termo de Jornalismo. Na primeira edição da recepção, ela era uma das calouras e conta que agora se sente na responsabilidade de acolher os novatos tão bem quanto foi acolhida quando chegou. “É incrível como o tempo passou e o quanto eu mudei e amadureci com tudo que vivi aqui, a ponto de agora estar prestes a dividir um pouco disso com quem está chegando”.

Sobre o formato da Semana de Calouros, Nicoli revela que de primeiro momento foi um susto, pois logo de cara já recebeu a missão de aprender sobre um espaço da Facopp, para posteriormente apresentar aos demais colegas. Apesar disso, ela enxergou tudo como um aprendizado muito positivo.

“Foi uma experiência incrivelmente enriquecedora. Tivemos contato direto tanto com os demais alunos, quanto com nossos veteranos e com o corpo docente e dependências da Facopp, e depois de passar por toda a experiência eu não vejo como poderíamos ser mais bem introduzidos e apresentados”, conclui.

CALENDÁRIO FACOPP

Além da II Semana de Calouros Facopp, o que também acontece a partir do dia 3 de fevereiro é a volta às aulas. Os eventos já programados para o 1º semestre de 2020 já estão cadastrados no calendário do Portal Facopp, que pode ser encontrado em nossa página inicial.

O Portal Facopp deseja aos calouros boas-vindas e aos veteranos mais um semestre repleto de conquistas e boas notas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.