Facopp promove oficinas para produção de curtas do Festival do Minuto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

01/11/2017 às 11:23 – Atualizado em: 01/11/2017 às 11:16 
Leandro Nogueira e Júnior França

Leandro Nogueira

As oficinas contribuíram para a criação de roteiros e edição de vídeos

O Festival do Minuto é um evento tradicional da Facopp. Nele os alunos desenvolvem um vídeo de um minuto de acordo com o tema previamente disponibilizado, que dessa vez é Distopia. No dia 28/10 foi realizada a oficina de Adobe After Effects pelo professor Guilherme Oliveira e, dia 21/10, a oficina de Elaboração de Roteiros, ministrada pelo professor Luiz Dale. Ambos os encontros tiveram o intuito de preparar os participantes para esta edição do evento.
 
Segundo o Luiz Dale, o processo de produção de uma história depende  de um tema central, que faz referência ao que se quer falar e na sequência existe a premissa, que é como retrataremos o assunto. “O roteiro é transcrever a imagem idealizada, porém só deve constar o que puder ser viabilizado. Depois devemos definir o gênero utilizado como drama, aventura, comédia, terror entre outros. Estas são as informações básicas pra darmos início à construção”, enfatiza.

Já Guilherme Oliveira, orientador da segunda oficina, destaca que a ideia é fazer com os que os alunos tenham uma melhor noção de usabilidade das ferramentas do Adobe After Effects.  “Não vão se tornar expert em edição nessa oficina, mas isso vai ajudar a abrir a mente deles sobre o que fazer e de que forma aplicar sua criatividade e editar isso depois”, afirma.
 
Ele ressalta ainda que o tema Distopia traz representações críticas, visões de um futuro sombrio, carregado de dor, autoritarismo e opressão.Também com um desfecho pessimista tendo o intuito de estimular a reflexão, sendo sempre perverso e perturbador. “Geralmente, o herói distópico surge do meio dessa sociedade como se fosse um de nós. Pertence aos oprimidos e entende na ‘própria pele’ o que acontece ao seu redor. Ao contrário do herói utópico que vem, por exemplo, de Krypton”, explica ele.
 
Para o aluno Bruno Souza, do 3º termo de Publicidade Propaganda, que participou das oficinas disse que a ideia de construir um roteiro é assustadora de início, mas ao mesmo tempo cativante. O projeto do seu grupo quer trazer a realidade da universidade e dos alunos para o festival dentro do tema distopia. “A oficina foi produtiva, levando em consideração a didática e o conteúdo apresentados pelo professor. Ele trouxe de maneira simples, prática e bem dinâmica possibilitando a interação do ouvinte o método correto de fazer esse roteiro”, finaliza.
 
E aí, já se inscreveu para o Festival do Minuto? Ainda dá tempo. As inscrições podem ser feitas até o dia 09/11 na Hemeroteca da Facopp. A exibição será no dia 20 de novembro, às 19h, no Auditório Buriti, onde haverá premiação com troféus para os três primeiros classificados.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​